quarta-feira, 5 de junho de 2013

Caicó mobilizou 57% da população no Dia do Desafio e venceu rival Tela

Alunos da Escola Sesc de Caicó participaram do Dia do Desafio.
Mais um desafio, mais um êxito. A 2ª edição do Dia do Desafio, que aconteceu em Caicó na última quarta-feira de maio (29/05), superou a marca do ano anterior: mais de 36 mil caicoenses se movimentaram com o projeto, que incentiva a prática de atividades físicas simultaneamente em vários países das Américas. No Estado, o evento foi promovido pelo Sesc, com apoio do Sistema Fecomércio/RN, da Prefeitura Municipal e de vários parceiros locais.

Além de incentivar a prática de exercícios como forma de se obter qualidade de vida, o Dia do Desafio promove competições saudáveis entre as cidades participantes. E, graças à garra dos caicoenses, o bicampeonato foi consquistado: vencemos a "rival" Tela, em Honduras, que mobilizou 0,27% da população ante 57% de Caicó. O resultado está disponível aqui. Ano passado, Caicó levou a melhor ante a concorrente Limón Centro, na Costa Rica. 
“No próximo ano, queremos levar o Dia do Desafio a outras cidades do Rio Grande do Norte, tendo à frente as prefeituras. Já estamos articulando com Mossoró e Timbaúba dos Batistas”, adiantou a diretora regional do Sesc RN, Jeane Amaral. 
O diretor executivo da Secretaria de Esportes de Mossoró, Birígido Alves, que assistiu de perto à movimentação, ficou animado em levar o projeto para a cidade. “Tenho quase certeza que a prefeita de Mossoró, Claudia Regina, vai acatar com todo o prazer esse evento. Sabemos que o esporte mexe com tudo: lazer, educação, saúde e, por isso, o Dia do Desafio é tão importante”, frisou.
Caicoenses em movimento
Caicó deu aula de disposição. Na Ilha de Sant’Ana, Sesc Seridó, escolas, estabelecimentos comercias, casas e ruas, as pessoas cumpriram à risca o slogan do Dia do Desafio: “Você se mexe e o mundo mexe junto”. 
No Sesc Seridó, teve jogos da amizade, hidroginástica, natação e caminhadas monitoradas a partir das 6h30.  Já na Ilha de Sant’Ana, a programação começou com a chegada do sol, às 5h, e terminou só à noite. Caminhadas monitoradas, aulões de dança e de jump, judô, plataforma de escalada, atividades circense e o encerramento com passeio ciclístico e caminhada foram as atividades promovidas. O diferencial este ano foi a “corrida 24 horas”, na qual seis atletas caicoenses se revezaram durante um dia completo numa corrida ininterrupta.

Além disso, 250 profissionais de educação física do Sesc RN e de instituições parceiras movimentaram 57,7% da população caicoense de forma itinerante, com carros de som e até trio elétrico.
Sobre o Dia do Desafio

Criado no Canadá nos anos 1980, o Dia do Desafio tem a proposta de despertar o interesse pela prática de esportes e de atividades físicas, por meio de uma competição amigável entre cidades.  É coordenado pelo Sesc SP e promovido mundialmente pela The Association for Internacional Sport for All (TAFISA). Envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos em mais de 20 países americanos.

Em 2013, o Dia do Desafio acontecerá em sua 19ª edição – e 2ª no RN. A partir deste ano, será uma das ações da campanha Move Brasil, que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no País até o ano de 2016, quando serão realizados os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro (RJ).

 
Fonte: Lorena Gurgel - Assecom RN
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário