sexta-feira, 17 de maio de 2013

Infraestrutura realiza licitação do Pró-transporte

Na manhã desta quarta-feira, a Comissão Permanente de Licitação da Secretaria de Estado da Infraestrutura realizou o recebimento de documentos e propostas das empresas interessadas em assumir as obras do Pró-transporte. Membros da comissão receberam os envelopes às 9h e registraram a presença de 4 empresas.

Após a publicação do Edital, esta é a primeira etapa do processo licitatório do Pró-transporte, onde cada empresa entregou dois envelopes selados à Comissão, o primeiro contendo a documentação jurídica da empresa, e outro contendo a proposta de preço  para a execução da obra. Para a primeira etapa, apenas o primeiro envelope de cada empresa foi aberto, verificando se a empresa está apta a ter contrato junto ao Estado.

Seguindo os princípios da Lei nº 8.666 de 1993, que institui as normas para licitações e contratos da administração pública, a Comissão Permanente de Licitação da SIN deve agora avaliar as documentações, e posteriormente publicar no Diário Oficial do Estado a relação das empresas habilitadas a terem o segundo envelope, com as propostas de orçamento, abertos.

A licitação do Pró-transporte ocorre na modalidade concorrência, logo, o critério para a escolha da empresa vencedora é o menor preço apresentado para a execução das obras. Após a publicação no DOE das empresas habilitadas, há um prazo recursal de 5 dias úteis para outras empresas recorrerem à decisão. A estimativa é que todo o processo licitatório seja finalizado, com um vencedor, em torno de 60 dias.

PRÓ-TRANSPORTE

A obra consiste na criação de dois grandes eixos em pista dupla, dotados de corredor exclusivo de ônibus, ciclovia e adequados às normas de acessibilidade. O primeiro, denominado Eixo Fronteiras, parte do Gancho de Igapó, na Av. Tomaz Landim, percorrendo a Av. das Fronteiras, a Av. Rio Doce e a Av. Tocantínea, até o entroncamento com a Av. Moema Tinoco. O segundo grande eixo, chamado de Eixo Moema Tinoco/Conselheiro Tristão, é a continuação do primeiro, ao longo da Av. Moema Tinoco e a Av. Conselheiro Tristão, até o encontro com a Av. João Medeiros Filho (estrada da Redinha), onde será construído o Viaduto da Redinha, que dá acesso à Ponte Newton Navarro.

Além disso, será implantado em pista simples o Prolongamento da Av. Moema Tinoco, desde o entroncamento com a Av. Tocantínea até a interseção com a BR-101, dando acesso ao litoral norte, bem como ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante.
O Pró-transporte é uma iniciativa do Governo Federal, que permite financiar obras que objetivem a implantação de melhorias no transporte público urbano e na mobilidade urbana de uma região, através de convênios com Governos Estaduais e Prefeituras Municipais. Em 2005, o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, firmou contrato no valor de R$ 57 milhões junto ao Governo do Estado do RN, e que na época assinou convênio com a Prefeitura do Natal para a realização de tal obra. Contudo, até Dezembro de 2011, o viaduto da Avenida das Fronteiras foi o único a ser concluído parcialmente, através da Prefeitura de Natal. 

Com o fim da vigência do convênio entre o Estado e o Município em 31 de dezembro de 2011, o Governo do Estado, em acordo com a Prefeitura de Natal, solicitou em março de 2012 à Caixa Econômica a alteração do Agente Promotor, para que as obras do Programa Pró-Transporte ficassem a cargo da gestão estadual.
A obra esta orçada em R$ 89 milhões, e a partir da ordem de serviço tem um prazo de 24 meses para ser concluída.


Secretaria de Estado da Infraestrutura do Rio Grande do Norte
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