domingo, 10 de abril de 2022

Mais de 620 mil candidatos disputam hoje vagas para trabalhar no Censo

 



Mais de 621 mil candidatos devem fazer hoje (10) as provas do concurso que selecionará os 206 mil profissionais que trabalharão no Censo 2022. O exame para recenseadores, ou seja, as pessoas que aplicarão os questionários em todos domicílios brasileiros, começa às 9h (horário de Brasília).

São 349.437 mil candidatos que concorrem às 183.021 vagas para o cargo de recenseador. A prova terá três horas de duração e 50 questões, sendo 10 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática, 5 sobre Ética no Serviço Público e 25 de Conhecimentos Técnicos.

Já as provas para as 18.420 vagas de agentes censitários municipais (ACM) e as 5.450 vagas de agentes censitários supervisores estão marcadas para as 14h30 (horário de Brasília) e terão 3h30 de duração. São 271.791 candidatos concorrendo a esses cargos, que serão responsáveis por supervisionar o trabalho dos recenseadores.

As provas para agentes censitários terão 60 questões, sendo 10 de Língua Portuguesa, 10 de Raciocínio Lógico Quantitativo, 5 de Ética no Serviço Público, 15 de Noções de Administração/Situações Gerenciais e 20 de Conhecimentos Técnicos.

As provas serão aplicadas em mais de 5 mil locais por todo o país. Será exigido dos candidatos o comprovante de inscrição, um documento de identidade original com foto e caneta esferográfica de cor preta ou azul, fabricada em material transparente, além de seguir os protocolos sanitários contra a covid-19 estabelecidos por cada município e informados no cartão de confirmação da inscrição

Os cargos são para trabalho temporário, enquanto durar o Censo, maior pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que deverá percorrer 70 milhões de domicílios nos 5.570 municípios brasileiros, com o objetivo de ter referência sobre as condições de vida da população do país.

A pesquisa revelará características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo.

Franceses vão às urnas para eleger novo presidente



As mesas de voto abriram hoje (10) na França para o primeiro turno das eleições presidenciais. O presidente Emmanuel Macron, e a candidata de extrema-direita Marine Le Pen, de acordo com pesquisas, estão muito próximos nas urnas.

Em todo o país, 48,8 milhões de cidadãos estão aptos a votar e podem escolher entre 12 candidatos.

Os eleitores podem votar entre as 8h e as 19h locais na maior parte do país e até as 20h (locais) nas grandes cidades.

As últimas pesquisas mostraram que Macron e Le Pen são os que concentram as maiores intenções de voto e poderão passar ao segundo turno, previsto para 24 de abril.

Nos últimos dias, Le Pen tem ameaçado a liderança de Macron, e as pesquisas divulgadas sexta-feira (8) dão ao presidente de dois a três pontos tanto no primeiro quanto no segundo turno.

Há cinco anos, os dois também foram ao segundo turno, em que Macron venceu com 66,10% dos votos, enquanto Le Pen terminou com 33,90%. 

Na prática, os primeiros eleitores franceses a irem às urnas, ainda no sábado, foram os de São Pedro e Miquelão, um arquipélago no Atlântico Norte ao largo da Terra Nova com 10 mil habitantes. Depois foi a vez dos eleitores das Índias Ocidentais, Guiana e Polinésia.

Os cidadãos franceses inscritos nos registros dos consulados estrangeiros (cerca de 1,8 milhão) podem votar ali ou nas embaixadas.

Uma das chaves do dia poderá ser o nível de abstenção, que durante a reta final da campanha estava previsto ser muito elevado, uma tendência que parece ser confirmada na Polinésia Francesa, onde após quatro horas de votação, a afluência às urnas foi de apenas 12,34%, em comparação com 22,24% no mesmo período, nas eleições de 2017.

Na França, a publicação de quaisquer resultados, parciais ou finais, é proibida até as últimas mesas de voto fecharem às 20h locais. Só então os meios de comunicação social divulgarão as primeiras estimativas baseadas nas sondagens finais.

De acordo com protocolo sanitário estabelecido para essas eleições, não é obrigatório usar máscara ou manter as distâncias que foram necessárias durante o auge da crise de covid-19, embora o governo o recomende para algumas pessoas em situações vulneráveis e, sobretudo, em caso de infecção.

Zelenskiy considera que agressão russa não se limita ao seu país



O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, considera que a Rússia está atacando toda a Europa com a agressão ao seu país. Ele disse que impedir a invasão da Ucrânia é essencial para a segurança de todas as democracias.

Em discurso aos ucranianos, na noite desse sábado (9), Volodymyr Zelenskiy afirmou que a agressão russa "não se destinava a ser limitada apenas à Ucrânia" e que "todo o projeto europeu é um alvo para a Rússia".

"É por isso que não é apenas dever moral de todas as democracias, de todas as forças europeias, apoiar o desejo de paz na Ucrânia", disse, acrescentando que "isso é, na realidade, a estratégia de defesa para todos os Estados civilizados".

O discurso do Presidente da Ucrânia foi divulgado enquanto, na zona leste do país, civis continuavam a fugir perante a iminência de um ataque russo, e os bombeiros procuravam sobreviventes numa cidade no Norte, de onde as forças russas saíram.

No pronunciamento, Zelenskiy agradeceu aos primeiros-ministros do Reino Unido e da Áustria suas visitas, nesse sábado, a Kiev as promessas de mais apoio.

A Rússia lançou, em 24 de fevereiro, ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.626 civis, incluindo 132 crianças, e feriu 2.267, entre eles 197 menores, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra já causou número indeterminado de baixas militares e a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, das quais 4,3 milhões para países vizinhos.

Esta é a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). As Nações Unidas calculam que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária.

A invasão russa foi condenada pela comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento à Ucrânia e o reforço de sanções econômicas e políticas a Moscou.

Mais de 13 mil candidatos fazem prova do Censo 2022 neste domingo no RN


As aplicações das provas do processo seletivo simplificado (PSS) do Censo Demográfico 2022 ocorrem neste domingo (10). Foram 13.850 inscritos no total para os dois cargos, sendo 7.969 para as vagas de recenseador e 5.881 para concorrer aos cargos de agente censitário. 

O IBGE vai selecionar 3.364 servidores temporários para o Censo no RN, sendo 2.931 para recenseador, e 151 para agente censitário municipal e 284 para agente censitário supervisor. As vagas estão distribuídas nos 167 municípios para recenseador, e em 127 municípios para agente censitário.

Os candidatos às vagas de recenseador fazem a prova no período da manhã. Já os candidatos a agente censitário municipal (ACM) e agente censitário supervisor (ACS) no período da tarde. O cartão de confirmação da inscrição com o local de prova foi disponibilizado para consulta no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), empresa organizadora da seleção.

Esse é um dos concursos mais aguardados visando o Censo Demográfico 2022, tanto para o público interessado, em razão da quantidade de vagas disponibilizadas e oportunidades em todo o país, quanto para as próprias atividades censitárias do IBGE, já que é mais um ato que marca a aproximação do início da operação.

Os recenseadores do IBGE atuam diretamente na coleta das informações, entrevistando os moradores dos domicílios. Já o ACM gerencia o trabalho do posto de coleta, enquanto o ACS, subordinado ao ACM, tem como principal função orientar os recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo.

As vagas de agente censitário tiveram inscrição única. Ao candidato com melhor classificação na prova, será oferecida a vaga de ACM. Os demais terão direito às vagas de ACS, de acordo com a ordem de classificação. Os candidatos puderam se inscrever nos dois processos seletivos, já que as provas para recenseador serão realizadas no turno da manhã e para agente censitário à tarde. No ato da inscrição, os candidatos também puderam escolher a área em que desejam trabalhar.

Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia seguinte à aplicação das provas, 11 de abril, no site da FGV. O resultado final está previsto para 20 de maio. 

Orientações gerais para a prova 
Para a prova, o candidato deve levar o comprovante de inscrição, um documento de identidade original com foto e caneta esferográfica de cor preta ou azul, fabricada em material transparente. O IBGE recomenda que o candidato conheça o local com antecedência e chegue, pelo menos, uma hora antes do início da prova.

O candidato deve seguir os protocolos sanitários contra a Covid-19 estabelecidos por cada município e informados no cartão de confirmação da inscrição. O candidato que descumprir as orientações previstas no edital será eliminado do processo seletivo.

A prova para recenseador será aplicada às 9h (horário de Brasília) e terá três horas de duração. Já os candidatos a ACM e ACS farão as provas no período da tarde. Elas serão aplicadas às 14h30 (horário de Brasília) e terão duração de três horas e trinta minutos. 

Ceará-Mirim
O IBGE divulgou uma mudança no local de prova no município de Ceará-Mirim. As provas do Processo Seletivo para o Censo 2022, no município de Ceará-mirim, serão na Escola Municipal Maria Antonieta Pereira Varela. A mudança de local foi informada pela organizadora do Processo Seletivo, a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Portanto, não haverá realização de provas na Escola Municipal Mário Pinheiro da Silva, local anteriormente divulgado. 


 

Termina hoje inscrição para programa de inovação em pequenas empresas



Terminam hoje (10) as inscrições para o programa que pretende ajudar gratuitamente projetos inovadores de pequenas empresas. Em parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) está escolhendo até 300 ideias para receberem capacitação empreendedora, mentorias e apoio tecnológico por dez semanas.

Empresas de todo o país podem se inscrever. A assistência aos negócios escolhidos será feita de forma gratuita pelas incubadoras e aceleradoras de empresas associadas ao Programa Ideiaz – Powered by InovAtiva. A rede, que opera em todos os estados, tem como objetivo democratizar o atendimento técnico a empresas inovadoras, ampliando o alcance nacional de negócios que recebem assessoria técnica.

Essa será a terceira edição do Programa Ideiaz. Nos ciclos anteriores, o programa avaliou mais de 620 projetos, dos quais 415 foram aprovados e receberam assistência. Neste ano, o programa conta com 35 incubadoras e aceleradoras credenciadas e tem 15 na lista de espera.

Procedimentos
Podem inscrever-se empreendedores com projetos nas fases de criação ou ideação, ou seja, cujo produto ainda não tenha sido comercializado ou cujo modelo de negócio ainda não esteja concretizado. Cerca de um terço das vagas serão destinadas às ideias das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Outros 20% irão para projetos com impacto socioambiental positivo.

As propostas serão avaliadas por um comitê de seleção composto por representantes do Sistema Sebrae, da Anprotec e da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia. Também participação da escolha parceiros como entidades de fomento, investidores, especialistas do setor produtivo e professores de universidades. Até o fim de 2022, o programa pretende atingir a meta de mil projetos atendidos.

Cada projeto selecionado será encaminhado para um atendimento de dez semanas, totalmente online, com uma das incubadoras ou aceleradoras credenciadas no Ideiaz. Os empreendimentos receberão pelo menos 18 horas de apoio ao seu desenvolvimento. Desse total, pelo menos 10 horas serão de atendimento individualizado, que abrangerá as seguintes atividades:

●   Mentoria;
●   Consultoria organizacional;
●   Suporte tecnológico;
●   Suporte para formalização do negócio;
●   Qualificação empreendedora.
Depois do processo de capacitação, os projetos serão acompanhados e deverão cumprir as seguintes metas: ter um modelo de negócios desenhado e validado, apresentar um protótipo do produto ou serviço desenvolvido e avaliado por clientes e constituir um pitch (discurso) de venda e de defesa do negócio pronto.

Cada projeto deverá ter pelo menos dois integrantes para participarem das dez semanas de atendimento. A capacitação irá além das 18 horas de atendimento. A Anprotec recomenda que os integrantes da equipe dediquem pelo menos meio expediente por dia para desempenharem as atividades necessárias para atingirem os resultados mínimos. O tempo necessário poderá aumentar, de acordo com o nível de conhecimento do time e da maturidade do projeto.

Mais informações podem ser obtidas no edital, disponível na página do Programa Ideiaz na internet. As dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail.

Cronograma
●   Período de inscrição: até 10 de abril
●   Avaliação das propostas: de 11 a 20 de abril
●   Divulgação dos resultados: 29 de abril
●   Formalização da relação entre ambientes e projetos: de 2 a 20 de maio
●   Período da capacitação: de 23 de maio a 29 de julho
●   Prazo final para a entrega dos resultados: 29 de julho

 

Apresentação da Paixão de Cristo em Pernambuco tem presena de Ministro



O ministro do Turismo, Carlos Brito, e o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, acompanharam neste sábado (09.04) a abertura da temporada 2022 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Pernambuco. 

Realizado desde 1968, o evento é um dos maiores indutores de movimentação turística no estado e deve receber cerca de 60 mil pessoas, gerando um impacto de mais de R$ 200 milhões somente neste ano. 

Ao todo, o espetáculo já foi visto por mais de 4 milhões de espectadores no distrito de Fazenda Nova, na cidade de Brejo da Madre de Deus, sede do maior teatro ao ar livre do mundo. O elenco é formado por 450 atores e figurantes pernambucanos, além de reunir renomados atores. As apresentações devem ocorrer no período de 9 a 16 de abril.

“Após dois anos parados devido à pandemia da Covid-19, retornamos com este evento que é a cara de Pernambuco e do Brasil. Além da representatividade religiosa, a Paixão de Cristo traz impactos significativos para o nosso setor, ofertando empregos e desenvolvimento para todas as cidades abordadas pelo evento. Contem com o Ministério do Turismo e o governo federal para que este evento seja mais uma vez um grande sucesso”, destacou o ministro Carlos Brito.

O espetáculo é encenado em uma cidade-teatro com 100 mil metros quadrados, o equivalente a um terço da área murada da Jerusalém original, ambiente que marcou a trajetória de Jesus na Terra. 

O local comporta até 10 mil pessoas e tem nove palcos, que reproduzem cenas como o Sermão da Montanha, a chegada ao Templo de Jerusalém, momentos no Cenáculo, o Horto das Oliveiras, o Palácio de Herodes, o Fórum Romano, a Via Sacra, o Calvário e o Sepulcro. Durante a apresentação, o público se desloca entre os cenários e acompanha ricos detalhes da produção.

A experiência também pode incluir hospedagem em uma pousada temática dentro da muralha, compartilhando os espaços comuns com os artistas do espetáculo. Na primeira noite, os hóspedes assistem à encenação na plateia, passando a figurantes no dia seguinte. 

O pacote interativo, oferecido durante o megaevento, inclui uma visita aos bastidores do teatro. Durante a visita, os turistas participam do ensaio e provam o figurino para as cenas que, logo mais, à noite, devidamente caracterizados, usarão como figurantes especiais.

BREJO DA MADRE DE DEUS - As matas nativas e o relevo acidentado fazem do município que abriga Nova Jerusalém um ambiente propício à prática do turismo ecológico. Por todos os lados, Brejo da Madre de Deus apresenta riquezas naturais aos turistas e moradores, como a Pedra do Cachorro, as serras da Prata, do Estrago e do Ponto, a Mata do Bituri e o Sítio Arqueológico do Estrago.

Outro atrativo local é o Parque das Esculturas Monumentais Nilo Coelho, com gigantescas figuras em granito esculpidas por artesãos  locais. O patrimônio arquitetônico reúne um casario e edificações centenárias bem conservadas, como a antiga Casa da Câmara e Cadeia, além do Museu Histórico e Arqueológico.

 

Inscrições do Prêmio Capes de Teses vão até 22 de abril



Quem quiser participar do prêmio CAPES de Tese deste ano tem até o dia 22 de abril para se inscrever. Os trabalhos devem estar registrados na Plataforma Sucupira da CAPES e terem sido defendidos no Brasil, em 2021, mesmo aqueles com dupla diplomação.

As inscrições podem ser feitas no site: pct.capes.gov.br. Os selecionados serão conhecidos em agosto e o resultado do grande prêmio será divulgado em dezembro.

Os autores das teses selecionadas receberão bolsa de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, certificado e medalha. O orientador ganhará um prêmio no valor de até R$3 mil, além de certificado.

O Grande Prêmio corresponde a uma bolsa para estágio pós-doutoral em instituição internacional, por até 12 meses. Cada orientador receberá premiação de R$9 mil, para participar de congresso internacional, e certificado de premiação.

A Fundação Carlos Chagas, parceira do prêmio, vai oferecer R$15 mil aos autores das teses vencedoras nas áreas de Educação e Ensino. Já a Dimensions Sciences, outra parceira da Capes, oferecerá 2 mil dólares a uma autora na área de Biotecnologia, no qual o trabalho tenha relação com inovação e empreendedorismo.

Banco Central alerta a população sobre golpe do empréstimo



O Banco Central alerta a população de que ofertas para obter um empréstimo de forma rápida, com facilidades e sem burocracia podem ser um golpe. 

Para que o cidadão se proteja de situações que causem prejuízos financeiros, o Banco Central tem em seu site uma ferramenta que permite descobrir se um banco ou financeira tem autorização para funcionar.

Para fazer a consulta, basta acessar o site bcb.gov.br preencher o campo que pede o nome ou o CNPJ da instituição que está oferecendo o empréstimo e em seguida, clicar em pesquisar. 

Caso a instituição não esteja autorizada pelo Banco Central para funcionar, aparecerá a mensagem “Nenhuma instituição encontrada”. 

Caso seja autorizada, aparecerá dados como o endereço do site e o número do telefone, para o cidadão poderá buscar outras informações diretamente com o banco ou a financeira.

Mas, o Banco Central faz um alerta que em alguns casos, o golpista usa o nome de uma instituição autorizada e pede um pagamento adiantado para depois dar acesso ao crédito. 

 O Banco Central orienta  que nenhum banco ou financeira pode pedir qualquer pagamento antecipado para liberar um crédito.

Fórmula 1: Leclerc vence GP da Austrália e segue líder do campeonato



O monegasco Charles Leclerc venceu, na madrugada deste domingo (10/4), o GP da Austrália de Fórmula 1. Foi a segunda vitória do piloto da Ferrari em 2022, após largar na pole position. Ele defendeu-se de Max Verstappen, atual campeão mundial, por 39 voltas, até que o holandês abandonou a prova por problemas na unidade de potência do carro da RBR.

Sergio Pérez, também da RBR, chegou em segundo lugar. Em seguida, cruzou a linha de chegada George Russell, que subiu ao primeiro pódio da carreira com a Mercedes.

O multicampeão Lewis Hamilton, da Mercedes, chegou na quarta posição.

Leclerc segue liderando o campeonato de Fórmula 1 deste ano, com 71 pontos e duas vitórias. Ele é seguido por George Russel, da Mercedes, que tem 37 pontos. Hamilton aparece na quinta colocação, com 28.

A quarta etapa da temporada 2022 da F1 será o GP da Emilia-Romagna, no Autódromo de Imola, na Itália, em 24 de abril.

Auxílio Brasil: benefícios de abril começam a ser pagos nesta semana; veja calendário



Os beneficiários do Auxílio Brasil vão começar a receber as parcelas de abril a partir desta quinta-feira (14), quando o grupo que possui 1 como final do Número de Inscrição Social (NIS) terá o benefício liberado.

O Auxílio Brasil manteve as datas de depósitos do Bolsa Família, que funcionam de acordo com o fim do NIS.

O programa é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social e garante uma renda mensal de pelo menos R$ 400. Auxílio Brasil: Qual o valor? Quem vai receber? Tire dúvidas sobre o programa social

Os pagamentos do Auxílio Brasil começaram a ser feitos em 17 de novembro, mesmo dia em que o governo liberou a última parcela do auxílio emergencial, instituído em razão da pandemia de Covid-19. Atualmente, 18,02 milhões de famílias são atendidas pelo programa.

Os benefícios são pagos por meio da conta poupança social ou por contas correntes regulares. Quem for inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) pode abrir, de forma automática, uma conta do tipo poupança social digital para receber o pagamento.

Quem pode receber?

O auxílio é pago a famílias em situação de extrema pobreza. Famílias em situação de pobreza também podem receber, desde que tenham, entre seus membros, gestantes ou pessoas com menos de 21 anos. As famílias em situação de extrema pobreza são aquelas que possuem renda familiar mensal per capita de até R$ 105; e as em situação de pobreza renda familiar mensal per capita entre R$ 105,01 e R$ 210.

Brasileiro: Botafogo e Corinthians se enfrentam em momentos opostos



O Botafogo recebe o Corinthians, a partir das 16h (horário de Brasília) deste domingo (10) no estádio Nilton Santos, pela primeira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. E o confronto, que terá transmissão da Rádio Nacional, será um encontro de equipes que vivem realidades opostas.

O Alvinegro retorna à Série A do Brasileiro em meio à euforia da torcida com os investimentos feitos pelo norte-americano John Textor. O empresário, que pode ser considerado uma espécie de mecenas da equipe carioca, tem agido de forma ativa para fortalecer o departamento de futebol do Botafogo.Alguns dos “presentes” de Textor ao torcedor Alvinegro já estarão em campo neste domingo, como o lateral Saravia, o zagueiro Philipe Sampaio, os meio-campistas Luís Oyama, Patrick de Paula e Lucas Piazon e o atacante Victor Sá.

Assim, uma possível escalação do Botafogo para o confronto é: Gatito Fernández; Saravia, Kanu, Philipe Sampaio e Hugo; Oyama, Patrick de Paula, Chay e Lucas Piazon; Victor Sá e Erison.

Quem a torcida terá que esperar um pouco mais para ver estreando de forma oficial é o técnico Luís Castro. O português não conseguiu tirar o visto de trabalho a tempo de ser registrado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Assim, a equipe será comandada pelo preparador físico Betinho.

Se o Botafogo vive um momento de lua de mel com a torcida, o Corinthians vive um momento de grande tensão. O elenco do Timão tem sido questionado pela torcida por causa do fraco desempenho, que culminou na eliminação nas semifinais do Campeonato Paulista e na estreia na Copa Libertadores com derrota.

É neste clima que o técnico Vítor Pereira comandará pela primeira vez o Corinthians em uma partida do Brasileirão. E o português chega ao confronto com desfalques importantes, como o lateral Fagner, que tem que cumprir suspensão de duas partidas, e o zagueiro Robson Bambu, com lesão na coxa direita.

Desta forma, uma possível escalação do Timão é: Cássio; João Victor, Gil e Raúl Gustavo; Du Queiroz, Paulinho, Cantillo, Renato Augusto; Willian, Adson e Róger Guedes.

Transmissão da Rádio Nacional
A Rádio Nacional transmite Botafogo e Corinthians com a narração de André Marques, comentários de Rodrigo Campos, reportagem de Mauricio Costa e plantão de Luiz Ferreira.

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 60 milhões; confira as dezenas



Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.470 da Mega-Sena, realizado na noite desse sábado (9) em São Paulo. O prêmio acumulou e para o próximo sorteio na quarta-feira (13), o prêmio previsto é de R$ 60 milhões.

Veja as dezenas sorteadas: 08 – 33 – 40 – 42 – 48 – 51

  • A Quina teve 81 apostas ganhadoras e cada uma ganhou R$ 57.198,65
  • A Quadra teve 6.197 apostas vencedoras e cada uma vai levar R$ 1.068,04

Para apostar na Mega-Sena

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal – acessível por celular, computador ou outros dispositivos. É necessário fazer um cadastro, ser maior de idade (18 anos ou mais) e preencher o número do cartão de crédito.

Ceará derrota Palmeiras para assumir liderança do Brasileiro


O Ceará começou muito bem o Brasileiro, derrotando o Palmeiras por 3 a 2, neste sábado (9) no Allianz Parque, e assumindo a liderança da competição com três pontos. Já o Verdão ficou na lanterna da competição, sem ponto algum, após o revés.

Com esta vitória o Vozão quebrou um tabu, pela primeira vez derrotou o Verdão na condição de visitante. Até então, em 16 jogos, o Palmeiras havia vencido 13 vezes e outros 3 confrontos terminaram em igualdade.

A partida começou em ritmo frenético, com as equipes apostando na pressão no campo do adversário e nas jogadas de velocidade. Assim, o placar não demorou a ser aberto. Logo aos 6 minutos o volante Rodrigo Lindoso recuperou a bola e lançou o colombiano Mendoza, que avançou em velocidade pela esquerda e cruzou para a área, onde Jorge tentou cortar de carrinho, mas acabou marcando contra.

E a estrela do camisa 10 do Vozão voltou a brilhar novamente
aos 13 minutos, quando Vina cobrou escanteio e Weverton afastou parcialmente. A bola então ficou com Mendoza, que chutou, mas Marcos Rocha salvou, e a bola, caprichosamente, voltou para o colombiano, que desta vez não perdoou.

Porém, o Verdão conseguiu descontar aos 21 minutos, quando bela trama entre Dudu e Raphael Veiga terminou com passe açucarado para Zé Rafael, que bateu forte da entrada da área para marcar um golaço.

Com a desvantagem dentro de casa, o técnico português Abel Ferreira colocou sua equipe para a frente e, consequentemente, ofereceu espaços para o Ceará contra-atacar. E foi em uma jogada como esta que o Vozão chegou ao terceiro, já aos 40 do segundo tempo. Vina encontrou Erick, que chutou para defesa parcial de Weverton, e Lucas Ribeiro aproveitou para ampliar a vantagem dos visitantes.

No final o Palmeiras ainda descontou com o zagueiro Gustavo Gómez, em cobrança de pênalti, mas a vitória final foi mesmo do Ceará.

As duas equipes voltam a entrar em campo na próxima terça-feira (12), o Verdão pela Copa Libertadores contra o Independiente Petrolero (Bolívia) e o Vozão na Sul-Americana diante do La Guaira (Venezuela). Pelo Brasileiro, o Palmeiras pega o Goiás no sábado (16) e o Ceará o Botafogo um dia depois.

sábado, 9 de abril de 2022

Boletim do Hospital Regional do Seridó não registra óbitos por Covid e taxa de ocupação de leitos de UTI é de 20% neste sábado

 


Boletim Covid-19 

Hospital Regional Telecila Freitas Fontes 

09/04/22

▪️

Esse boletim é referente a pacientes internados nas últimas 24 horas no Hospital Regional do Seridó.


TOTAL de leitos COVID-19 no HRS:

20 leitos (10 intensivos e 10 clínicos)

▪️

#vacinasalvavidas

#useamáscara

#nãoaglomere

#higienizeasmãos

▪️

@hrserido

Celebrações de Ramos abrem a Semana Santa neste domingo



A Igreja Católica inicia as celebrações da Semana Santa neste domingo, 10, com a festividade do Domingo de Ramos, que representa a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, antes de sua condenação, crucificação , morte e ressurreição. 

Neste dia são promovidas procissões com distribuição de ramos aos fiéis nas igrejas. Essas celebrações voltarão a acontecer após dois anos de restrições às atividades presenciais por causa da pandemia da Covid-19.

Veja a programação da paróquias de Caicó:

1) PARÓQUIA DE SANT'ANA (TODAS AS CELEBRAÇÕES ACONTECERÃO NO SANTUÁRIO DO ROSÁRIO)

6h30 – Santuário do Rosário

8h30 – Santuário do Rosário

19h – Santuário do Rosário

02.PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ – BAIRRO PARAÍBA

6h: Benção dos Ramos, procissão saindo da UERN até a Matriz de São José.

19h: Missa. (MATRIZ)

03.PARÓQUIA DE FÁTIMA

06:30 h – Matriz de Fátima – Vila do Príncipe – Missa com bênçãos dos Ramos

19:00 h – Matriz de Fátima – Vila do Príncipe – Missa com bênçãos dos Ramos

4 -PARÓQUIA DE SANTO ESTÊVÃO DIÁCONO – CASTELO BRANCO

6h 30min – Benção dos Ramos e Procissão, com cocentração no Pátio da Matriz em seguida Missa. Logo após haverá batizados.

19h – Missa na Matriz.

05.PARÓQUIA DE SÃO FRANCSICO DE ASSIS – BAIRRO PAULO VI

06h30 – procissão saindo do posto de saúde indo até a Matriz, encerrando com a Missa às 07:00h

06.PARÓQUIA DE SANTA CRUZ E NOSSA SENHORA DAS DORES

6hs – Bênçãos dos Ramos na Rua Godofredo Fernandes em frente a residência de Naldo e Heli da Sergipana, e em seguida caminhada para a Matriz e missa.

7- PARÓQUIA DE SANTA MARTA DE BETÂNIA

8h –  MISSA na Matriz

17h –  Missa na Vila Altiva.

19h  – Missa na Matriz

08 COMUNIDADE ERMIDA DA MISERICÓRDIA

QUARTA FEIRA  SANTA – 13 de abril

19h  – Santa Missa

Atlético-GO e Flamengo empatam em grande jogo na estreia no Brasileirão



Um jogo muito movimentado. O empate em 1 a 1 entre Atlético-GO e Flamengo no Antônio Accioly foi emocionante desde os primeiros minutos. Logo aos três da etapa incial, Wellington Rato abriu o placar, mas Shaylon estava impedido no início da jogada. No decorrer da etapa inicial, o Flamengo foi melhor, mas esbarrava na fechada defesa do Atlético. 

No segundo tempo, o jogo ficou mais aberto. Por mais que o Flamengo continuasse pressionando, o Atlético conseguia buscar o contra-ataque. 

Foi assim que os donos da casa abriram o placar. Andreas Pereira errou o passe, Edson interceptou e tocou para Jorginho, que acionou Dudu na ponta direita. Ele cruza para trás e Wellington Rato completa de primeira. Os cariocas empataram pouco depois com Bruno Henrique, de cabeça, no ângulo, após escanteio cobrado por Arrascaeta. Os dois lados ainda acertaram as traves e por pouco não marcaram mais um.

Paciência dos dois lados
Atlético-GO e Flamengo tiveram de ser bastante pacientes. Os visitantes rodavam bastante a bola em busca de espaço na defesa adversária. Os donos da casa, por sua vez, precisavam de tranquilidade para não marcar de forma errada e aproveitar os contra-ataques. A estratégia deu certo mais para o Dragão, que abriu o placar justamente aproveitando um erro de passe. Enquanto o Fla conseguiu empatar após cruzamento de um dos 10 escanteios que teve no jogo.

Números de Atlético-GO 1 x 1 Flamengo
Posse de bola - 45% x 55%

Finalizações - 12 x 14

Escanteios - 4 x 10

Faltas cometidas - 7 x 11

Desarmes - 13 x 21

Dribles - 6 x 2

Torcedores invadem o campo
Ainda antes do apito final, o time do Flamengo reclamou de torcedores que invadiram o gramado. O primeiro relato foi na hora do gol de empate dos visitantes, que afirmaram que uma pessoa teria invadido o campo para celebrar o gol de Bruno Henrique. Após o apito final foi a festa. Inúmeros torcedores entraram em campo na tentativa de tirar uma foto ou uma casquinha dos ídolos em campo.

Agenda
O Flamengo volta a campo nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), para enfrentar o Talleres, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. No Brasileiro, o time joga no domingo, às 16h, contra o São Paulo, no Maracanã, também pela segunda rodada.

O Atlético-GO tem jogo pela Sul-Americana na terça-feira, às 21h30, na Argentina, contra o Defensa y Justicia, pela segunda rodada da fase de grupos. No Brasileiro, a equipe atua domingo, 18h, fora de casa, contra o Bragantino, também na segunda rodada.

Fórmula 1: Leclerc coloca Ferrari na pole position do GP da Austrália



Charles Leclerc, da Ferrari, ficou neste sábado (9) com a pole position para o Grande Prêmio da Austrália, superando o campeão mundial Max Verstappen, da Red Bull, no circuito de Albert Park.

Leclerc deixou o seu melhor para o fim, com uma volta de 1min17s868, quase três décimos mais rápida que a de Verstappen, deixando o holandês em estado de choque pelo desempenho do seu carro RB18.

O companheiro de equipe de Verstappen, Sergio Pérez, foi o terceiro mais rápido, com Lando Norris, da McLaren, em quarto lugar no grid de largada.

A 11ª pole position de Leclerc, e a sua segunda na temporada, preparou mais um confronto com Verstappen no domingo. A rivalidade entre eles está dominando as primeiras corridas.

Leclerc disse que conseguiu “arrumar tudo” na terceira e última fase da sessão classificatória. “Estamos novamente muito próximos da Red Bull. Então será uma corrida acirrada”, afirmou.

O piloto da Ferrari foi convocado pelos fiscais de prova por “dirigir de maneira desnecessariamente lenta” em uma volta para valer, mas nenhuma medida foi tomada. Leclerc e sua equipe explicaram que a ideia era que fosse uma volta de resfriamento e não uma volta a todo vapor, antes de mudarem de ideia.

O bicampeão mundial Fernando Alonso bateu no começo da última sessão da classificação, levando seu carro da Alpine ao muro na curva 11.

“Eu perdi a hidráulica e não conseguia mudar a marcha”, lamentou, no rádio da equipe, antes de seu carro ser retirado do circuito por um guindaste.

Lance Stroll, da Aston Martin, colidiu com Nicholas Latifi, da Williams, na curva cinco da primeira etapa do treino, tirando os dois canadenses de ação.

Latifi, que agora bateu em três dos últimos quatro fins de semana de corrida, tentou ultrapassar Stroll, após tê-lo deixado passar, mas acabou batendo nele, enquanto Stroll virava à direita.

Stroll reclamou bastante pelo rádio, mas os fiscais de prova decidiram que ele foi o principal responsável pela batida e lhe deram uma punição de três posições no grid e dois pontos na classificação. Ele e seu companheiro de equipe Sebastian Vettel bateram no último treino livre no sábado.

O acidente de Stroll no classificatório deu à equipe mais tempo para consertar o carro de Vettel, e o tetracampeão finalmente foi à pista, a dois minutos do fim, para fazer a segunda volta mais lenta.

Vettel foi o 17º mais rápido e acabou eliminado na primeira fase junto com Stroll, Alex Albon e Latifi, da Williams, e Kevin Magunssen, da Haas.

Albon, que largaria em 16º lugar, foi desclassificado porque seu carro não tinha combustível suficiente para a extração de um litro de amostra após a sessão, mas os fiscais depois disseram que ele poderá largar na corrida de domingo.

O piloto tailandês, que já recebeu uma punição de três posições no grid de largada na corrida passada, em Jeddah, havia sido orientado a encostar na lateral da pista pelo engenheiro de prova ao fim da primeira sessão.


SEMANA SANTA: Governo do RN decreta ponto facultativo para próxima quinta-feira



O Governo do Rio Grande do Norte decretou ponto facultativo para a próxima quinta-feira (14), véspera do feriado da Sexta-Feira da Paixão. A confirmação ocorreu na edição do Diário Oficial do Estado deste sábado, com a republicação por incorreção de decreto da sexta-feira (8).

Pelo decreto, fica declarado ponto facultativo na Administração Pública Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual, na quinta-feira. A medida, contudo, não se estende às unidades e aos serviços considerados essenciais que não possam ser paralisados ou interrompidos.

Rússia aponta general que lutou na Síria para comandar guerra na Ucrânia, diz emissora



A Rússia nomeou o general Alexander Dvornikov, que tem experiência de combate na Síria, para comandar a invasão da Ucrânia, informou a emissora britânica BBC neste sábado (9).

Uma autoridade ocidental afirmou à BBC, em condição de anonimato, esperar que "o comando e o controle em geral melhorem" após uma série de reveses de Moscou na ação militar deflagrada contra o vizinho em 24 de fevereiro.

Segundo essa fonte, Dvornikov "tem muita experiência em operações russas na Síria", país em guerra civil onde Moscou apoia a campanha do ditador Bashar al-Assad contra grupos rebeldes desde 2015, com sucesso.

A autoridade disse que a ofensiva russa na Ucrânia tem esbarrado na resistência das tropas de Kiev, ainda que possua um contingente mais numeroso. "A menos que a Rússia consiga mudar as suas táticas, é muito difícil ver como podem ter sucesso mesmo nesses objetivos limitados que eles restabeleceram para si mesmos", afirmou.

Até aqui, nunca houve um comandante único designado para a guerra, ao menos em público. Segundo analistas militares russos, as decisões eram tomadas no âmbito do Estado-Maior das Forças Armadas, sob o comando do general Valeri Gerasimov, mas descentralizadas para generais no campo.

Isso pode explicar a diversidade de objetivos, às vezes conflitantes, que marcou a fase inicial da operação. Sem foco e concentração de forças, os russos se dispersaram em frentes separadas, levando ao sucesso no sul da Ucrânia e ao fracasso na tentativa de cercar Kiev –alvo abandonado em favor da ação no Donbass (o leste controlado por separatistas desde 2014).

A indicação de Dvornikov, se confirmada, mostra que Vladimir Putin está preocupado com uma solução mais coordenada para a nova etapa do conflito, que já foi anunciada como sendo a tomada das áreas totais das antigas províncias de Lugansk e Donetsk.

O general é conhecido como um comandante implacável, com fama de ações brutais na guerra civil da Síria.

Grêmio perde pênalti e não sai do 0 a 0 com a Ponte Preta em estreia na Série B



Em um jogo com a cara da Série B, o Grêmio não saiu de um empate sem gols com a Ponte Preta, na tarde deste sábado, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP), pela rodada de abertura da competição. O time gaúcho ainda viu o volante Lucas Silva perder um pênalti no primeiro tempo.

A torcida tricolor compareceu em bom número ao estádio, mas vai voltar para casa frustrada. Afinal, o Grêmio foi superior a Ponte Preta e só não conquistou a primeira vitória por causa da falta de pontaria dos seus jogadores e também do goleiro Caíque França, que fez pelo menos duas boas defesas para a Ponte.

Mesmo atuando fora de casa, o Grêmio foi quem tomou a iniciativa desde o início e poderia ter aberto o placar logo aos cinco minutos. Após falha da defesa, Lucas Silva recebeu dentro da área e bateu rasteiro. Caíque França desviou com as pontas dos dedos.

O Grêmio continuou em cima e Bruno Alves perdeu boa chance de cabeça após escanteio cobrado por Campaz. Mas a melhor oportunidade veio aos 22 minutos, quando Elias Manoel foi derrubado por Thiago Manoel dentro da área e o árbitro assinalou pênalti. Lucas Silva chutou rasteiro para fora.

A Ponte aos poucos conseguiu equilibrar as ações, mas sem assustar o goleiro Brenno. Já nos acréscimos, Amaral recuou fraco, Elias Manoel passou por Thiago Lopes e parou mais uma vez em Caíque França.

O panorama não mudou depois do intervalo e o Grêmio continuou perdendo chances. Aos 11 minutos, Ferreira fez fila na entrada da área e soltou a bomba para fora. Na sequência, Campaz finalizou de primeira e Caíque França espalmou. O rebote sobrou para Bitello mandar pela linha de fundo.

A Ponte Preta teve duas boas chances de chegar após trocas de passes na entrada da área, mas, em ambas, Matheus Anjos demorou para tomar a decisão e foi desarmado. Os minutos finais foram de pressão do Grêmio. No entanto, o time paulista se defendeu bem e segurou o empate.

A Ponte Preta volta a campo no próximo sábado, contra o Operário, às 11 horas, no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR). Na sexta-feira, o Grêmio recebe a Chapecoense, às 19 horas, na sua Arena, em Porto Alegre (RS). Os jogos são válidos pela 2ª rodada.



Santos segura Fluminense no Rio e garante empate na estreia no Brasileirão

 


Em um jogo arrastado e de poucas emoções, o Santos fez uma exibição protocolar, entrou para buscar um ponto fora de casa, no Rio de Janeiro, e conseguiu cumprir o objetivo. O 0 a 0 deste sábado diante do atual campeão carioca serviu para dar um alívio no ambiente do clube, agravado pela derrota para o Banfield na estreia na Copa Sul-Americana, no meio de semana. 

O técnico Fabián Bustos corre contra o tempo para tentar acertar um time que sofre com a falta de entrosamento e também vive sob a desconfiança da torcida em função dos resultados recentes ruins.

Em um calendário apertado, o próximo desafio acontece em casa. No próximo domingo, o compromisso é contra o Coritiba, na Vila Belmiro. Já o Fluminense deixa o Rio para enfrentar o Cuiabá fora de casa, no sábado.

No Maracanã, o Santos iniciou a partida disposto a se concentrar na defesa. Contando com o apoio de sua torcida, o Fluminense forçou o ritmo no início, até chegou a criar boas oportunidades, mas esbarrou na forte marcação dos paulistas e também na boa forma do goleiro João Paulo.

Na etapa inicial, o camisa 1 travou um duelo direto com o centroavante Germán Cano, principal arma ofensiva dos cariocas. Dos seis chutes que deu nos primeiros 45 minutos, pelo menos em três ocasiões o argentino levou perigo à meta santista.

Mas, a partir dos 25 minutos, o panorama começou a mudar. Se antes a transição em velocidade não acontecia, com o decorrer do jogo os espaços começaram a surgir para o Santos. E foi Vinícius Zanocelo quem mais se destacou.

Em duas escapadas pela direita, em uma ele rolou a bola para o interior da área com perigo (a zaga fez o corte) e em outra obrigou Fábio a difícil intervenção.

Mesmo com o domínio da partida e das ações ofensivas (deu 12 arremates contra três do rival paulista), o Fluminense acabou diminuindo o ritmo e teve de se contentar com o 0 a 0 ao fim do primeiro tempo.

Com Nonato no lugar de Yago Felipe, o Fluminense voltou mais ofensivo para a etapa final. Para aumentar o poder de ataque, o técnico Abel Braga colocou ainda o veloz Luiz Henrique no time.

Se o Santos já foi tímido nas tentativas de agredir o Fluminense na etapa inicial, no segundo tempo o time praticamente abdicou de buscar o gol adversário. Nem as entradas de Ângulo, Lucas Braga e Pirani tornaram a equipe de Fabián Bustos mais efetiva.

Com o jogo arrastado e sem criatividade ofensiva, as chances criadas passaram a ser de chutes de longe. Cano e Luiz Henrique assustaram o goleiro João Paulo em duas tentativas.

Uma velha solução caseira foi o último recurso de Abel Braga, que sacou Cano para a entrada de Fred. E a receita quase funcionou. Aos 40 minutos, em penetração pela direita, o veterano camisa nove acertou a trave de João Paulo.

Satisfeito com o empate fora de casa, o Santos se fechou e vez e teve que encarar a pressão desordenada dos mandantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário