sábado, 14 de maio de 2022

Boletim do Hospital Regional do Seridó não registra óbitos por Covid na sexta-feira



Boletim Covid-19
Hospital Regional Telecila Freitas Fontes  13/05/22
▪️
Esse boletim é referente a pacientes internados nas últimas 24 horas no Hospital Regional do Seridó.

TOTAL de leitos COVID-19 no HRS:
02 leitos clínicos.
▪️
#vacinasalvavidas
#higienizeasmãos
▪️
@hrserido

CURTA CAICÓ LANÇA CIRCUITO DE OFICINAS “DOCUMENTANDO” NAS ESCOLAS PÚBLICAS

 



Luiz Gonzaga tem razão quando fala na música “Último Pau de Arara”, que já foi regravada por vários artistas, incluindo Fagner. “A vida aqui só é ruim quando não chove no chão, mas se chover dá de tudo, fartura tem de montão tomara que chova logo tomara, meu Deus, tomara". E quando se trata da sétima arte não é diferente. Por mais que estejamos fora do eixo, onde o Sudeste ainda retém a maior fatia de produções cinematográficas brasileiras, nós estamos aqui, do lado de cá, no interior do Rio Grande do Norte, fazendo história e deixando nossa marca, e nos últimos anos o mercado audiovisual potiguar, em especial o Seridó, tem dado saltos consideráveis.

Nesta sexta-feira (13), no auditório Monsenhor Ausônio Tércio de Araújo localizado na 10° DIREC - Diretoria Regional da Educação da Cultura do Esporte e do Lazer em Caicó-RN, houve o lançamento das Oficinas de cinema que serão realizadas dentro da programação oficial do 5º Curta Caicó.

As oficinas “Documentando” serão realizadas em três escolas públicas na cidade de Caicó, na região do Seridó potiguar. As contempladas são a Escola Estadual Zuza Januário, a Escola Estadual Padre Edmund Kagerer e a Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim.

As escolas irão receber oficinas de audiovisual que resultarão na produção de um curta-metragem por escola. Além dos alunos, que serão 60 no total, professores também poderão participar das oficinas, como forma de se tornarem multiplicadores da linguagem audiovisual nas escolas, fazendo a convergência entre educação e cultura. Cinema é Educação!

Dando um ponta-a-pé inicial a abertura do evento de lançamento das oficinas do Curta Caicó, a professora e poetisa, Iaponira Costa, recitou um poema próprio em homenagem ao Curta Caicó, Referência e à presença de um dos grandes nomes da dramaturgia potiguar, Titina Medeiros, a qual se emocionou.

A mesa ainda foi composta pela atual diretora da 10° DIRED, Suenyra Nóbrega; Raildon Lucena, diretor e idealizador do Curta Caicó; Diego Vale, sócio-diretor da agência Referência Comunicação. Representando a Fundação José Augusto, o coordenador de audiovisual Arthur Henrique Medeiros; Fernando Mineiro, que fez toda a articulação entre o governo e o Curta Caicó. Representando os gestores escolares estavam presentes Gilmar Donizete Ferreira, diretor da Escola Estadual Padre Edmund Kagerer e representando os estudantes, a aluna do Zuza Januário, Jesiane da Silva.

A saída desses tempos sombrios foi o audiovisual e as oficinas “Documentando” vem como forma de articulação entre cultura e educação, fazendo com que novos artistas mostrem todo o Seu potencial, apostando em talentos norte-rio-grandense.

Com toda empolgação de alguém que teve a vida mudada pela arte, Titina Medeiros aconselha aos jovens que estavam presentes no lançamento: “Sejam vocês os protagonistas de suas vidas, O audiovisual conta histórias, é uma forma de ter voz no mundo”.

Fazer projetos como esta iniciativa das oficinas não é fácil como conta o idealizador do Curta Caicó, Raildon Lucena: “Tentamos realizar esse projeto através de editais como o da Cosern, mas ficamos na suplência e não conseguiríamos realizar se não fosse com a articulação de Fernando Mineiro, o apoio do Governo do Estado e a Fundação José Augusto. Fico grato ao meu sócio Diego Vale, sabemos que o começo foi duro, foi na raça, mas continuamos e estamos trazendo com as oficinas e com o Festival Curta Caicó esperança e oportunidade para os jovens e a população do interior do Seridó de conhecer a sétima arte”.

As oficinas “Documentando” serão ministradas pelo professor Marlon Meirelles, que é cineasta e possui larga experiência na didática do ensino audiovisual e que já ministrou oficinas em vários estados. A ideia é que ao final, os alunos de cada escola produzam três filmes, desde a ideia do roteiro até a pós-produção que serão exibidos em agosto no Curta Caicó, e que também entrarão em circuito nas Casas de Cultura do RN.

Apesar da seca, da falta de investimentos para as produções audiovisuais para os lados de cá da história, sabemos que a vida aqui só é ruim quando não chove no chão, mas se chove. E se não chover, a gente inventa e faz acontecer. E faço palavras do idealizador do evento, Raildon Lucena: “Cinema é energia, força, coragem de contar histórias. Caicó, Seridó vai se tornar a terra do cinema”.

Prefeitura de Caicó reúne rede de proteção e apresenta programação alusiva ao dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

 


O município de Caicó através da coordenação de proteção social especial da Secretaria Municipal de Trabalho, Habilitação e Assistência Social, estará desenvolvendo toda uma programação alusiva ao 18 de Maio, dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Nesta sexta-feira, 13 de maio, aconteceu no CREAS (Centro de referência especializado de Assistência Social) uma coletiva de imprensa, onde se detalhou as atividades que serão desenvolvidas no período de 16 a 20 de maio em Caicó.

A programação conta com mobilização em escolas da rede pública municipal, blitz educativa, entrevistas em emissoras de rádio, e Live com a participação de profissionais especializados da rede de proteção.

O ponto alto, será no dia 18 de Maio com a blitz educativa no cruzamento da Avenida Seridó com a Coronel Martiniano, bem no coração de Caicó, chamando a atenção da população para a temática.

"Temos a ciência que a pandemia subnotificou muitos casos de abuso e agora, mais do que nunca, temos que trabalhar junto a rede de proteção e mobilizar para que a sociedade entenda o seu papel de zelar por nossas crianças e adolescentes, o município de Caicó entende que isso é uma prioridade, e estamos nesta articulação com as demais instituições para combater e denunciar os abusos aos que, muitas vezes, falam, mas não são ouvidos ou compreendidos. Temos que estar atentos aos sinais que a criança ou adolescente apresenta, para protegê-los", ressaltou a Assistente Social, Rayanne Santos, coordenadora da Proteção social especial da Semthas.

Cinco times confirmam classificação para oitavas da Copa do Brasil

 


Neste quinta-feira, cinco times confirmaram favoritismo e se classificaram para as oitavas de final da Copa do Brasil. O Fortaleza venceu o Vitória em Salvador por 1 a 0 e carimbou o passaporte, assim como o Cruzeiro que venceu no tempo normal o Remo por 1 a 0 e, nos pênaltis, se classificou para próxima fase. 

O São Paulo não teve dificuldades para bater o Juventude por 2 a 0, o Botafogo voltou a vencer o Ceilândia por 3 a 0 e o Santos também se classificou vencendo o Coritiba por 3 a 0.

Neste fim de semana, a Rádio Nacional transmite jogos das séries A e B do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, às 16h30 o Flamengo tenta se recuperar na competição diante do Ceará jogando em Fortaleza. O técnico Paulo Souza espera contar com os gols de Gabriel Barbosa. O Vasco da Gama enfrenta o Bahia às 16h.

 

Eclipse total com "Lua de Sangue" será visto no Brasil no fim de semana

 


Os brasileiros poderão ter uma vista privilegiada do eclipse com direito à "Lua de Sangue" neste fim de semana. Na noite de domingo (15) para segunda-feira (16), ocorre o primeiro eclipse total da lua de 2022 –ela deve ficar com um tom avermelhado.

Os brasileiros só poderão observar grande parte de um eclipse lunar total novamente em 2025. Mas somente em 2029 será possível ver todos os estágios do fenômeno da mesma forma que acontecerá neste fim de semana.

O eclipse lunar total ocorre quando a lua entra na sombra do planeta Terra em um alinhamento entre sol, Terra e lua. Esta região de sombra é conhecida como umbra, e ela deixa de receber a luz direta do sol exatamente porque a Terra fica na frente da lua, bloqueando a passagem da luminosidade.

Como ver o eclipse lunar total?

O fenômeno começará às 23h27 do domingo (15), quando a lua entrará na região da penumbra, que recebe alguns pontos de luz do sol. À 00h29 começa a fase em que a lua começa a ganhar tons mais avermelhados, característica da “Lua de Sangue”. 

O ponto máximo do eclipse se dará à 1h11 da madrugada, com a lua ficando imersa na umbra até 1h54. Depois disso, ela começa a entrar na segunda região de penumbra, de onde deve sair às 3h50 da madrugada da segunda, dando fim ao eclipse.

Os brasileiros estarão em uma posição privilegiada para assistir ao fenômeno completo. No entanto, as condições meteorológicas de cada região do país podem dificultar a observação. 

Ao contrário do eclipse solar, o eclipse lunar pode ser visto a olho nu. Além do Brasil e demais países da América do Sul, o fenômeno será visível na América Central e partes da América do Norte, da Europa e da África.

"Esse eclipse da Lua é triplo-total para os brasileiros: é eclipse total, totalmente visível em todo o Brasil. É totalmente visível porque a Lua estará acima do horizonte (e alta no céu) durante todas as fases do eclipse: penumbral, parcial, total, parcial e  penumbral. O próximo eclipse total da Lua que poderá ser visto nessas circunstâncias aqui no Brasil será somente de 25 para 26 de junho de 2029", explica Josina Nascimento, tecnologista sênior do Observatório Nacional.

Eleição para governador-tampão em Alagoas acontece neste domingo (15)

 


A Assembleia Legislativa de Alagoas realiza, neste domingo (15), às 13h, eleição indireta para escolha do governador-tampão e do vice. Estão inscritas oito chapas para disputar o pleito, totalizando 16 candidatos aos dois cargos.

A chapa vencedora ficará no cargo até 31 de dezembro. No dia seguinte, 1º de janeiro, tomará posse o governador e o vice eleitos no pleito que será realizado em outubro.

A eleição indireta para o governo estadual é necessária porque, em abril, o então governador Renan Filho cumpriu o prazo de desincompatibilização e deixou o cargo para disputar as eleições para o Senado, conforme determina a legislação eleitoral.

Com a saída, o vice-governador, Luciano Barbosa, eleito na chapa de Renan, deveria assumir, mas não estava mais no cargo, porque venceu as eleições de 2020 e se tornou prefeito de Arapiraca.

O primeiro na linha sucessória seria o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Vitor (MDB). No entanto, ele preferiu não assumir o governo do estado, porque ficaria impedido de concorrer à reeleição, e convocou as eleições indiretas.

Com os impedimentos, coube ao presidente do Tribunal de Justiça (TJ-AL), desembargador Klever Loureiro, último na linha sucessória, assumir o posto interinamente.

O edital de convocação da eleição foi contestado pelo PP e o caso foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF). Após analisar um recurso do PP, o ministro Gilmar Mendes determinou que fossem formadas chapas únicas para a disputa e reabriu o prazo para o registro das candidaturas.

A liminar de Mendes começou a ser julgada nesta sexta-feira (13) pelo plenário virtual da Corte, mas um pedido de vista do ministro Nunes Marques interrompeu o julgamento. No entanto, o pedido de mais tempo para analisar o caso não interromperá a eleição, que está confirmada para domingo.


Venda de celulares sem carregadores poderá ser questionada no Procon

 


Os aparelhos celulares estão cada vez mais caros, com muitos modelos novos todos os anos. Mas, o preço aumenta e o que os fabricantes oferecem cada vez menos acessórios. É que agora, os aparelhos estão sendo vendidos sem o carregador de energia. Essa foi a decisão das duas maiores empresas do ramo e deixou muitos consumidores no prejuízo, já que o preço do produto não diminuiu e o valor do acessório aumentou. E aí? É possível recorrer aos órgãos de defesa do consumidor nessa situação?

A Senacom - Secretaria Nacional do Consumidor - iniciou as apurações desse caso em 2020 e instaurou processo administrativo no final do ano passado. E agora, decidiu orientar os mais de 900 Procons de todo o país a abrir processos administrativos contra as empresas Apple e Samsung por deixarem de incluir carregadores de energia nos telefones móveis que comercializam.

Laura Tirelli, coordenadora-geral de Consultoria Técnica e Sanções Administrativas, da Senacom, explicou que o que foi apurado até agora é que o lucro dessas empresas aumentou muito desde o início dessa prática, mas ainda não é possível afirmar que há ações abusivas nesse sentido.

A orientação da Senacom é que os consumidores que se sentirem lesados procurem o Procon do seu estado ou até mesmo a justiça, já que existem processos judiciais em que os usuários conseguiram ser ressarcidos. O Procon de São Paulo e de Fortaleza também já aplicaram multas altíssimas às empresas que têm praticado esse tipo de venda sem os carregadores. 

 

Campeonato Brasileiro tem fim de semana de jogos nas séries A, B e C

 


As três principais séries do futebol brasileiro terão jogos neste fim de semana. Nesta sexta-feira (13), a bola rola pela Série B, com dois jogos, abrindo a sétima rodada: Ponte Preta x Novorizontino, às 19h, e Chapecoense x Sport, a partir das 21h30.

Neste sábado (14), a Rádio Nacional transmite, direto de Fortaleza, Ceará e Flamengo, pela sexta rodada da Série A. O jogo começa às 16h30. Neste domingo (15), pela Série B, Vasco e Bahia, a partir das 15h30.

Os outros jogos do fim de semana são os seguintes: pela Série A, sábado, Palmeiras x Bragantino; Atlético-MG x Atlético-GO, Internacional x Corinthians; Fluminense x Athletico-PR; no domingo, São Paulo x Cuiabá, Coritiba x América-MG, Botafogo x Fortaleza, Avaí x Juventude, Goiás x Santos.

Pela Série B, no sábado tem Criciúma x CRB, Londrina x Brusque, Tombense x Guarani, Sampaio Corrêa x Vila Nova, CSA x Operário-PR; e no domingo, Náutico x Cruzeiro.

E pela sexta rodada da Série C, no sábado, tem Altos x Atlético-CE, Botafogo-SP x ABC, Floresta x Manaus. No domingo, Figueirense x Aparecidense, Remo x Mirassol, Volta Redonda x Brasil de Pelotas e São José-RS x Paysandu.

 

Teste público comprovou segurança de urna eletrônica, diz TSE

 


Terminou nesta sexta-feira a última etapa do Teste Público de Segurança das Urnas Eletrônicas.  

Em novembro do ano passado, cinco grupos de investigadores fizeram planos de ataques para tentar adulterar a urna e sugeriram aprimoramentos do sistema ao Tribunal Superior Eleitoral.  

Nesta semana, eles retornaram ao TSE para analisar as mudanças feitas. Ao encerrar o evento, a secretária geral da presidência do Tribunal, Christine Oliveira Peter, agradeceu a colaboração dos especialistas de fora.

Participaram dos testes especialistas de universidades brasileiras, como a USP, a Universidade de São Paulo, e de peritos da Polícia Federal, entre outros.

O coordenador de tecnologia eleitoral do TSE, Rafael Azevedo, comentou que o Teste Público de Segurança, o chamado TPS, provou que a urna é segura.  

Criado em 2009, esse teste ocorre sempre antes das eleições com o objetivo de testar e aprimorar os sistemas de segurança do equipamento de votação.

Edição: Bianca Felipe Paiva (Rádio Nacional) e Luiz Cláudio Ferreira (web)

 

Mendonça derruba política do ICMS dos estados sobre diesel

 


O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou uma decisão do Confaz, o Conselho Nacional de Política Fazendária, sobre a política de ICMS dos estados sobre o preço do diesel.

A decisão liminar do ministro obriga que a alíquota desse tributo seja cobrada de forma unificada em todas as 27 unidades da federação para o combustível.

O pedido para derrubar a decisão do Confaz havia sido feito na manhã desta sexta-feira pelo advogado-geral da União, Bruno Bianco. O ministro André Mendonça foi sorteado como relator da ação, e concedeu a liminar de forma monocrática.

Na decisão, o relator considerou que as cláusulas da Confaz que permitiam a cobrança diferenciada de ICMS sobre o diesel violavam o princípio da uniformidade, conforme havia sido apontado no requerimento da Advocacia-Geral da União.

Ao discursar em um evento em Campos do Jordão, São Paulo, na noite desta sexta, o presidente Jair Bolsonaro comemorou a decisão do ministro André Mendonça.

A decisão do relator de unificar o ICMS do diesel em todo o país tem vigência imediata, mas não é definitiva. Isso porque o caso ainda deverá ser julgado pelo plenário do Supremo.

 

Caso Henry Borel: Jairinho consegue adiamento de depoimento à Justiça

 


A Justiça do Rio adiou para o próximo dia 13 de junho o interrogatório do ex-vereador Jairo Souza Santos Junior, conhecido como Dr. Jairinho, réu pela morte do menino Henry Borel. O depoimento estava marcado para o dia 1º de junho. De acordo com o Tribunal de Justiça do Estado, a mudança da data foi um pedido da defesa.

No dia 10 de fevereiro, o ex-vereador prestou depoimento, mas falou por apenas 10 minutos e questionou as provas obtidas pela polícia e os laudos da necropsia. A defesa também conseguiu que fosse determinada a oitiva, antes do interrogatório de Jairinho, do perito responsável pelo laudo e um especialista contratado. A data da oitiva deles não foi informada pelo TJ.  

Já Monique Medeiros, mãe do menino e também ré no processo, foi dispensada pelo juízo de comparecer ao depoimento. A defesa argumentou que ela já prestou interrogatório com duração de 11 horas em fevereiro deste ano e que há uma preocupação com a integridade física dela após ameaças.

Monique e o então namorado, Jairinho, foram presos há um ano, acusados do assassinato de Henry, no dia 4 de março do ano passado. O menino morreu com sinais de espancamento no apartamento onde o casal morava, na Barra da Tijuca, zona oeste carioca. Eles foram denunciados pelo Ministério Público por homicídio qualificado, com recurso que dificultou a defesa da vítima, tortura, coação de testemunha, fraude processual e falsidade ideológica.
 
O ex-vereador está detido no Complexo de Gericinó, em Bangu, na capital. Já a professora passou a cumprir prisão domiciliar no mês passado, após a defesa alegar que ela estava sofrendo ameaças de morte.

Covid-19: Butantan pede que crianças acima de 3 anos sejam vacinadas

 


Técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Instituto Butantan se reuniram durante a tarde para tratar da vacinação de crianças contra a covid-19 com a CoronaVac.

O Butantan apresentou esta semana novos documentos no processo que pede a redução da idade mínima de vacinação para três anos.

O gerente geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes, afirmou que ainda faltam documentos.

Atualmente, podem ser vacinadas contra covid-19 as pessoas a partir de 5 anos de idade. Sendo que, de 5 a 17 anos, é possível se imunizar com a CoronaVac ou a Pfizer. A partir de 18 anos, também podem ser usadas as vacinas Janssen e AstraZeneca.

De acordo com o Vacinômetro do Ministério da Saúde, até agora 162 milhões de pessoas tomaram as duas doses da vacina ou a vacina de dose única. Desse total, 6 milhões e meio são crianças de 5 a 11 anos. E mais de 80 milhões de adultos já receberam pelo menos uma dose de reforço.

 

Missa de 7º dia em memória de Paulinho será celebrada em São Fernando neste domingo e na segunda em São Gonçalo

 


EXPECTATIVA: Campina Grande entra em contagem regressiva para abertura d’O Maior São João do Mundo

 


Após dois anos de espera, o clima junino volta a tomar conta da cidade e Campina Grande, finalmente, entra em contagem regressiva para a abertura d’O Maior São João do Mundo. A partir desta terça-feira, apenas 30 dias separam os campinenses da maratona de 31 dias de forró, que começa no dia 10 de junho e termina no dia 10 de julho. Nomes como Santana, Flávio José, Xand Avião, Gusttavo Lima, Waldonys, Wesley Safadão e Calcinha Preta, entre outros, estão confirmados na grade de atrações do evento.

No Parque do Povo, as equipes da Medow Entretenimento e Cultura trabalham em ritmo acelerado para deixar o Quartel General do Forró pronto para a festa. Para esta sexta-feira, 13, está prevista a entrega, pela Prefeitura de Campina Grande e pela Medow, das estruturas das barracas e restaurantes. Os comerciantes terão até a abertura da festa, no dia 10 de junho para realizar a ambientação dos espaços comerciais.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, que adiou a decisão sobre a realização d’O Maior São João do Mundo 2022, a montagem da estrutura do evento começou em março, diferente de anos anteriores, quando o trabalho começava logo após a retirada da estrutura do Encontro da Consciência Cristã. Empresa responsável pela execução do evento, a Medow Entretenimento e Cultura, porém, acelerou o processo de montagem da estrutura, de forma que tudo esteja devidamente pronto dentro do prazo.

De acordo com o diretor da Medow, empresário Jomário Souto, mais de 100 operários estão trabalhando, na fase atual da montagem. “Toda a parte de estrutura das barracas e restaurantes do Parque do Povo estará pronta, esta semana. Depois disso, trabalharemos apenas na finalização dos detalhes de camarotes e palcos”, explicou, acrescentando que algumas novidades estão sendo implantadas no lay out do Parque do Povo, a exemplo de um parque de diversões. Toda a estrutura d’O Maior São João do Mundo passará por uma vistoria, por parte dos órgãos de fiscalização, como acontece todos os anos, antes da abertura do evento.

 

"BAR DAS COLEGUINHAS 2": Simone e Simaria revelam projeto interrompido por morte de Marília Mendonça

 


Simone e Simaria são uma das grandes representantes do feminejo, segmento que Marília Mendonça, morta em um acidente de avião há seis meses, ajudou a consagrar. Durante coletiva de imprensa do lançamento do projeto “Bar das Coleguinhas 2”, as irmãs revelaram que havia um plano para unir as principais artistas desse gênero.

“Antes da pandemia, estávamos pra fazer um trabalho: Marília Mendonça, Maiara & Maraisa e Simone & Simaria. Os nossos empresários começaram a conversar e estavam alinhando muitas coisas e aí aconteceu o que aconteceu com a Marília, que deixa saudade. Uma das maiores cantoras do nosso segmento. Deixa um legado lindo, admiração pela história dela, mas a gente também tem o desejo de continuar construindo essa história”, elogiou Simone.

A mãe de Henry e Zaya aproveitou o discurso para celebrar a sororidade entre as artistas do feminejo. “Fiquei muito feliz porque, há poucos meses, a gente fez o primeiro show com Maiara e Maraisa. Isso nunca tinha acontecido. E que coisa boa é unir as meninas, as mulheres. Coisa boa é ver as mulheres do nosso país levando alegria, música e aguardem que, em breve, vocês vão ver muitas mulheres dividindo os palcos desse Brasil aí a fora”, prometeu.

 

Congresso prorroga MP que amplia margem do crédito consignado

 


O Congresso Nacional prorrogou a medida provisória que amplia a margem de crédito consignado para aposentados e pensionistas e autoriza pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Auxílio Brasil a fazerem o empréstimo.

Segundo ato do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, publicado hoje (13) no Diário Oficial da União, a prorrogação é de 60 dias.

O crédito consignado é aquele concedido com desconto automático em folha de pagamento. Por ter como garantia o desconto direto no salário ou benefício, esse tipo de operação de crédito pessoal é uma das que oferecem os menores juros do mercado.

A MP, publicada no Diário Oficial da União no dia 17 de março, ampliou o acesso ao crédito consignado aos beneficiários do BPC e do Auxílio Brasil, além de ampliar a margem consignável de 35% para 40% da renda, reinstituindo o percentual que vigorou ao longo de quase todo o ano passado.

 

Contas falsas e spam: entenda o problema que fez Elon Musk suspender compra do Twitter

 


Elon Musk anunciou nesta sexta-feira (13) que suspendeu a compra do Twitter de forma temporária para que a empresa apresente dados do número de bots e contas falsas em sua plataforma. De acordo com o bilionário, faltam detalhes dos cálculos revelados recentemente pela rede social.

Dados do Twitter indicam que os perfis fake e usados para postagens de mensagens de spam representam 5% da base de 229 milhões de usuários ativos da rede.

Horas depois de pedir mais informações sobre as contas falsas no serviço, Musk usou o Twitter para dizer que “segue comprometido” com a compra da rede social, acertada por US$ 44 bilhões.

O magnata já demonstrou publicamente sua preocupação com a possibilidade de a rede social “estar morrendo”. Além dos perfis falsos, Musk aponta que várias contas de celebridades têm muitos seguidores, mas não têm conteúdo publicado frequentemente na plataforma.

 

Programa Água Doce: Bolsonaro anuncia 100 dessalinizadores para a Paraíba

 


O presidente da República Jair Bolsonaro anunciou a implantação de 100 dessalinizadores na Paraíba. A informação foi postada em seu perfil no Twitter. Segundo o chefe do Executivo, a Paraíba será o estado que mais receberá unidades dos equipamentos entre os contemplados.

Ao todo, serão 426 dessalinizadores fornecidos através do Programa Água Doce que contemplarão todos os estados do Nordeste e Minas gerais. De acordo com o governo, a ação também busca reduzir necessidade de carro-pipa e ampliar o acesso à água no semiárido brasileiro.

Confira a quantidade destinada a cada estado:

• 20 em Alagoas,
• 60 na Bahia,
• 20 no Ceará,
• 20 em Sergipe,
• 60 no Rio Grande do Norte,
• 100 na Paraíba,
• 20 no Piauí,
• 69 em Minas Gerais,
• 27 no Maranhão,
• 30 em Pernambuco.

 

sexta-feira, 13 de maio de 2022

CNH Digital poderá ser usada para identificar candidatos do Enem

 


A edição 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conta com uma série de serviços digitais que facilitam a vida do estudante. Entre elas, a possibilidade de, pela primeira vez, os candidatos poderem usar a versão digital da carteira nacional de habilitação (CNH Digital) para se identificarem nos locais de prova e para fazerem suas inscrições.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os documentos digitais serão aceitos pelos fiscais de sala no Enem, “desde que os candidatos os apresentem nos aplicativos oficiais do governo”.

No caso da CNH Digital, o documento poderá ser exibido tanto no aplicativo do Gov.br quanto no da Carteira Digital de Trânsito. “Capturas de tela, fotos ou impressões dos documentos não serão válidos”, alerta o Inep.

Um outro novo recurso disponibilizado aos candidatos é a de poder pagar as inscrições por meio de Pix ou de cartão de crédito. As inscrições para o Enem 2022 vão até o dia 21 de maio.

Informações centralizadas
A fim de centralizar informações e serviços implementados via plataforma gov.br ao público estudantil, foi criado também o site Perfil do Cidadão Brasileiro Estudante, espaço que é uma espécie de atalho que possibilita acessar uma série serviços voltados a estudantes da educação básica à superior.

Para acessar o Perfil do Cidadão Brasileiro Estudante, clique aqui.

Os serviços vão, desde obtenção e protocolação de documentos para acesso a programas do Ministério da Educação, até pesquisa sobre universidades, institutos e entidades educacionais, passando por serviços voltados a estudantes com deficiência e estrangeiros.

Há também serviços para estudantes com deficiência e estrangeiros, biblioteca digital e informações sobre infraestrutura, trânsito e transportes de estudantes.

Empregos
O perfil permite ainda o cadastro de currículos e disponibiliza serviço de busca de vagas no Sistema Nacional de Emprego (Sine). Pode-se agendar entrevista com possíveis empregadores.

 

Salário de maio será pago aos servidores estaduais a partir deste sábado; veja cronograma

 


O Governo do Rio Grande do Norte anunciou que o pagamento dos servidores referente ao mês de maio será realizado neste sábado (14). Serão depositados mais de R$ 242 milhões na conta de 111 mil servidores, cerca de 80% do funcionalismo público estadual.

Segundo o governo, os servidores restantes também receberão dentro do mês trabalhado, mas apenas no próximo dia 31. 

O salário será pago de forma integral aos trabalhadores que recebem até R$ 4 mil e 30% do salário para aqueles que ganham acima desse valor, entre ativos, inativos e pensionistas. O salário integral também será pago à categoria da Segurança Pública.

Já no próximo dia 31 de maio recebem o salário integral os servidores das pastas com recursos próprios e da Educação, além dos 70% restantes de quem ganha acima de R$ 4 mil, que somado ao valor de consignação, completam os quase R$ 274 milhões da folha total de R$ 516 milhões deste mês. 

Também no fim deste mês, o Governo quita o débito de quase R$ 1 bilhão do passivo deixado pela última gestão, com o pagamento da última parcela da última das quatro folhas em atraso, referente a dezembro de 2018, para quem recebe acima de R$ 6,5 mil.


 

Governo vai ao STF para suspender resolução do Confaz sobre diesel


O governo federal entrou hoje (13) com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender parte da resolução do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) que trata da cobrança do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na comercialização do diesel.

Na ação, o presidente Jair Bolsonaro, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), argumenta que a medida é inconstitucional por permitir a diferenciação de alíquotas do diesel entre os estados, prejudicando o consumidor com aumentos excessivos do combustível.

"A forte assimetria das alíquotas de ICMS enseja problemas que vão muito além da integridade do federalismo fiscal brasileiro, onerando sobretudo o consumidor final, que acaba penalizado com o alto custo gerado por alíquotas excessivas para combustíveis – que são insumos essenciais, e, por isso, deveriam ser tratados com modicidade – e com a dificuldade no entendimento da composição do preço final desses produtos", argumentou.

A advocacia também defende a uniformização das alíquotas para combater as flutuações de preços.

"Ao propor um valor único, cabe aos entes com capacidade normativa avaliar uma solução capaz de atender a essa nova dinâmica, sem prejudicar desproporcionalmente nenhum dos Estados brasileiros, e sem prejudicar os consumidores, que padecem sobremaneira com a alta de preços", concluiu a AGU.

Com informações Agência Brasil

Servidores da saúde de Natal encerram greve após 32 dias de paralisação

 


Os profissionais de saúde de Natal que estavam em greve desde o dia 11 de abril decidiram pelo fim do movimento grevista nesta sexta-feira (13), um mês e dois dias após o início da paralisação. A decisão foi tomada em assembleia realizada pela categoria em frente a Câmara Municipal após avanço nas negociações com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A proposta aceita pelos servidores é de 24,77% de reajuste salarial para técnicos e 9% para profissionais com nível superior, como enfermeiros, médicos e nutricionistas. Também foi concedido reajuste de 69,66% para auxiliares de saúde e 62,97% para os assistentes.

Segundo os servidores, o movimento foi suspenso, mas segue instalado o "estado de greve", para observação do cumprimento dos pontos acordados entre as partes.

Está marcada para a primeira quinzena do mês de junho a instalação de uma comissão permanente com representantes dos sindicatos, da Câmara Municipal e da prefeitura do Natal com o objetivo de discutir o pagamento retroativo das gratificações, adicionais de insalubridade, adicionais noturnos, atualização de quinquênios, progressões funcionais e revisão do PCCV.

 

São Gonçalo do Amarante (RN): Prefeito fará processo seletivo para escolher novos secretários

 


O Prefeito empossado de São Gonçalo do Amarante (RN), Eraldo Paiva (PT), fará um fato inédito, escolherá parte do seu secretariado por meio de um processo seletivo.

A iniciativa é pioneira nas prefeituras do Rio Grande do Norte (RN). Com a iniciativa, Eraldo busca marcar o início de sua gestão a frente do executivo e sintonizar o discurso com o modelo de gestão democrática defendida pelo seu partido. O prefeito decidiu contratar um instituto de seleção para definir os novos secretários para pastas estratégicas a partir de análise de currículo, a competência, conhecimento da realidade local, perfil profissional, entre outros itens.

Eleito vice-prefeito de São Gonçalo do Amarante (RN) na região metropolitana de Natal (RN), Eraldo Paiva (PT) tomou posse definitiva do cargo de prefeito na noite desta terça-feira (10).

 

Cientistas da UFRN usam inteligência artificial para melhorar processo na construção civil

 

 

Uma nova tecnologia com potencial de eficiência para melhorar o processo de concretagem na construção civil acaba de ser desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Baseada em uma Inteligência Artificial (IA), o protótipo da invenção apresentou um grau de proximidade de 99% entre o valor obtido experimentalmente e o valor real da medição do grau de fluidez do concreto. Esse valor é significativo quando considerado que o controle convencional do procedimento é feito de forma visual.

É o que destaca Raphael José Rodrigues Torres, um dos cientistas responsáveis pelo estudo que resultou no depósito de pedido de patente do produto. Ele explica que os caminhões betoneira, que levam o concreto para as obras, precisam misturar os materiais, incluindo a água, em um processo chamado redosagem. Em seguida, o motorista do caminhão precisa olhar o concreto e ver se ele está no grau de fluidez correto, denominado slump. “Esse processo é visual, quase um achismo, baseado em grande parte na experiência do motorista. O que patenteamos foi uma Inteligência Artificial capaz de fazer esse processo de forma automática, reduzindo erros e custos de produção”, realça.

Segundo o doutorando, esses benefícios são alcançados reduzindo o tempo de redosagem, bastando o motorista apontar uma câmera para o fundo do balão da betoneira e a tecnologia identifica quase que instantaneamente o slump do concreto. A única variável analisada será o desenho formado pelo concreto durante a redosagem, quando o caminhão está em alta rotação, e com o balão girando. As ondulações formadas no material diferem por faixa de grau de fluidez, independente do volume da betoneira, ou padrão do traço, o que torna o processo de aferição e análise mais prático e assertivo. O sistema coleta as imagens necessárias para o reconhecimento dos padrões e indica, com exatidão, o slump encontrado no momento da redosagem, proporcionando maior segurança na colocação da água. Caso ele identifique o cumprimento para o que foi estabelecido pela obra, finaliza-se o processo; caso contrário, realiza-se a adição da água, e nova leitura após a correção.

“Mantemos a lógica do processo de redosagem, onde o motorista já avalia as ondulações formadas, porém, altera-se o processo de análise, que hoje é pautada no ser humano, pela análise computacional, que servirá de suporte para a tomada de decisão, e que acarretará uma grande redução na margem de erro no processo. A saída dos dados poderá ser acompanhada pelo balanceiro da unidade, através das informações disponibilizadas no software”, reforça.

Raphael Torres pontua que a problemática da incorporação da água na redosagem é um fator de grande preocupação para as centrais dosadoras de concreto, já que quase todo o processo de pesagem, atualmente já automatizado, fica em xeque ao repassar a responsabilidade pela colocação da folga d´água, a redosagem em si, ao operador de betoneira, que precisa executar tal etapa em tempo hábil e com a devida atenção, para evitar excessos.

“Com o maior controle do grau de fluidez é possível reduzir o tempo gasto na usina de concreto, liberando o caminhão para a obra mais rapidamente, consequentemente, reduz o consumo de diesel. Outro ponto importante, quando o caminhão chega na obra, é necessária a conferência do slump desse concreto. Caso esteja fora de conformidade, o concreto é devolvido e descartado pela concreteira, acarretando custos. Na pior das hipóteses, caso utilizem o concreto fora de conformidade, teremos um material com menor resistência, colocando em risco a estrutura da residência, ou mesmo de um prédio, demandando um reforço estrutural, que normalmente traz um prejuízo para a concreteira na cifra dos milhares, e às vezes milhão de reais. Geraremos uma economia real, melhorando a competitividade das concreteiras”, ratifica o estudante.

O estudo que gerou o pedido de patente “Sistema e processo de automatização do processo de redosagem” é fruto do seu mestrado no Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Escola de Ciência e Tecnologia da UFRN. Ao lado dele, também atuaram no desenvolvimento da invenção os docentes Aquiles Medeiros Filgueira Burlamaqui e Orivaldo Vieira de Santana Júnior. O primeiro identifica que o software usado utiliza machine learning, mais especificamente redes convolucionais. “A rede inclui camadas de detecção de recursos, com um pré-processamento da imagem mais enxuto, e redução para padrões mais simples, sem perder recursos que contribuam para a melhor previsibilidade de estruturas complexas, acarretando a leitura do grau de fluidez com maior precisão, em um fluxo de trabalho que observamos ser bem aceito pela concreteira, de fácil utilização e com resultados fidedignos”, pontua o professor da Escola de Ciência e Tecnologia (ECT).

As redes convolucionais simulam as práticas de identificação visual atual, sendo mais vantajosa que outras metodologias por não demandar instalação de sensores no caminhão betoneira e ter menos variáveis envolvidas, o que acarretará maior assertividade no processo de predição. “O software pode ser instalado em multiplataformas, como aparelho celular, tablet ou câmera acoplada ao redosador”, acrescenta Burlamaqui. 

Foto: Cícero Oliveira

Ao mercado

Atualmente vinculado ao Departamento de Bioinformática, no doutorado, Raphael Torres ressalta que o passo seguinte é a busca de parceiros que queiram desenvolver o produto. Ele conta inclusive que já há um plano de comercialização e de ganhos recorrentes elaborado. “Quando estudante, atuei na área de construção civil, como líder de concreteira, e essa era uma ‘dor’ que identifiquei em todas as lideranças do Brasil. A partir da identificação do problema, amadureci a linha de negócio, fiz a validação da tecnologia e segui para apresentação comercial, indo aos estados de São Paulo e Minas Gerais para conversar com as maiores empresas da área do país, para saber se era algo viável e comercializável. As respostas foram sempre positivas, o que nos animou. O que é necessário no momento é um sócio desenvolvedor, ou de um comprador da ideia, para que possamos sair do protótipo diretamente para o mercado”, destaca.

O pedido de patente dessa ferramenta passa a integrar o portfólio da vitrine tecnológica da UFRN, invenções que podem ser acessadas através do endereço www.agir.ufrn.br. A patente em si é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores, autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Assim, o depósito de pedido de patente é o primeiro passo para garantir direitos de comercialização exclusiva, por um determinado período, de uma nova invenção com aplicação industrial.

A proteção das tecnologias desenvolvidas por inventores da UFRN tem como objetivo resguardar os direitos patrimoniais da instituição frente aos investimentos intelectuais e financeiros despendidos durante o seu desenvolvimento, mas também permitir que estes novos produtos e processos sejam licenciados por empresas que possam explorá-los comercialmente, gerando recursos para a instituição na forma de royalties que novamente serão investidos em inovação.

 

Luiz Eduardo destaca trabalho a ser feito para ajudar o RN avançar


Em publicação nesta sexta-feira (13) nas redes sociais, o pré-candidato a deputado estadual pelo Partido Solidariedade, Luiz Eduardo, destacou que quer fazer pelo RN, como deputado, o que conseguiu fazer pelo município de Maxaranguape como prefeito. 

"Fomentar o turismo para gerar emprego, projetos para segurança pública e tudo que estiver ao meu alcance para ajudar o RN avançar", disse Luiz Eduardo. 



 

RN acumula US$ 253,7 milhões em exportações no 1º quadrimestre

 


O envio de mercadorias do Rio Grande do Norte para o mercado internacional apresentou uma queda superior a 50% no mês passado em relação a março. No quarto mês do ano, as exportações potiguares somaram um volume de US$ 37 milhões, um pouco menos da metade do negociado no mês anterior (US$ 74,5 milhões). Esse é o menor montante obtido no ano com a remessa de produtos para o mercado externo. Apesar do baixo desempenho, o volume acumulado no primeiro quadrimestre de 2022 é quase 86% maior que no mesmo período do ano passado.

Em abril, o produto mais exportado foi o óleo combustível derivado de petróleo (fuel oil), responsável por 45,1% do valor total de exportações: US$ 16,7 milhões. O óleo combustível foi enviado principalmente para Singapura. Já os melões frescos foram o segundo item mais negociado e responsáveis por gerar US$ 3,8 milhões em divisas para as empresas produtoras da fruta, por meio de operações comerciais com a Espanha e Reino Unido, principalmente. Produtos de origem animal impróprios para o consumo humano obtiveram a terceira posição no ranking, totalizando um volume de US$ 2,2 milhões, enquanto o sal somou US$ 1,5 milhões em exportações, seguido dos mamões (US$ 1,2 milhões).

Isso é o que mostra a edição deste mês do Boletim da Balança Comercial do RN, um informativo elaborado pela Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae no Rio Grande do Norte com base nas informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério da Economia. O boletim acompanha a evolução do comércio exterior do estado mês a mês, assim como as operações de compra e venda de mercadorias no mercado internacional durante série histórica, que leva em consideração os cinco últimos anos. O material está disponível para consulta e download no Portal do Sebrae (www.rn.sebrae.com.br).

De acordo com a publicação, as importações do estado em abril atingiram um volume de US$ 12,2 milhões. Resultado menor que o verificado no mês anterior, quando as importações potiguares totalizaram US$ 31,9 milhões. Entre os produtos mais importados, estão os trigos e as misturas que totalizaram US$ 3,1 milhões. Esses insumos foram negociados principalmente com o Uruguai. As lulas congeladas também entraram na pauta de importação com total de US$ 714 mil, como o sulfato de potássio vindo da Bélgica (US$ 495,9 mil). Os painéis solares trazidos da China para o Rio Grande do Norte contabilizaram US$ 493,7 mil e o polietileno US$ 436 mil. Nos quatro primeiros meses deste ano, as importações acumuladas totalizam 138 milhões. Por isso, o saldo acumulado da balança comercial do Rio Grande do Norte nesse período teve um superávit de US$ 115,7 milhões.

 

Presidente diz que Forças Armadas não vão interferir nas eleições

 
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (12), durante live nas redes sociais, que as Forças Armadas não vão interferir nas eleições. A declaração foi uma resposta ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, que mais cedo criticou as tentativas de se desacreditar o sistema eleitoral brasileiro. 

"Eu não sei de onde ele [Fachin] está tirando esse fantasma que as Forças Armadas querem interferir na Justiça Eleitoral. Não existe interferência, ninguém quer impor nada, ninguém quer atacar as urnas, atacar a Democracia, nada disso. Ninguém está incorrendo em atos antidemocráticos. Pelo amor de Deus! A transparência das eleições, eleições limpas, transparente, é questão de segurança nacional", afirmou.

Horas antes, durante uma visita à sala do TSE onde estão sendo realizados testes de segurança nas urnas eletrônicas, o ministro Edson Fachin criticou as tentativas de se levantar suspeitas sobre as urnas eletrônicas.

"Quem trata de eleição são forças desarmadas e, portanto, dizem respeito à população civil, que de maneira livre e consciente escolhe seus representantes. Logo, diálogo sim, colaboração sim, mas a palavra final é da Justiça Eleitoral", disse Fachin.

As Forças Armadas compõem, desde o ano passado, a Comissão de Transparência Eleitoral (CTE), criada pelo próprio TSE, envolvendo diferentes órgãos. O objetivo foi dar ainda mais transparência ao processo eleitoral. Militares fizeram uma série de sugestões à Corte sobre o processo eleitoral, sendo que algumas acatadas e outras não foram incorporadas pela área técnica do tribunal.

"Vamos ter, dia 2 de outubro — o Brasil terá —, eleições limpas, seguras, com paz e segurança. Ninguém e nada interferirá na Justiça Eleitoral. Não admitimos qualquer circunstância que impeça o brasileiro de se manifestar", afirmou Fachin. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário