segunda-feira, 28 de março de 2022

Serra Negra do Norte vai participa4r do Programa “Trilhas Potiguares – Edição 2022”

 


Após dois anos de suspensão do projeto devido à pandemia, o Programa “Trilhas Potiguares – Edição 2022” da Universidade Federal do Rio Grande do Norte será retomado com o tema “Trilhas Potiguares: Retornando com saúde, esperança e a cidadania”. Nesse sentido, na tarde desta sexta-feira, 25, a instituição realizou assinatura de convênio com oito municípios do Rio Grande do Norte, no auditório Otto de Britto Guerra, da Reitoria. 

Os representantes legais dos municípios de Lagoa d’Anta, Passagem, Patu, Poço Branco, Monte das Gameleiras, Lagoa Salgada, Serra Negra do Norte e Tibau do Sul estiveram presentes na ocasião, quando o pró-reitor de Extensão (Proex), Graco Viana, lembrou que o projeto tem 25 anos de história. 

Dessa forma, os municípios foram selecionados de forma criteriosa para que o retorno do projeto seja exitoso. Já o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, destacou a importância da ação de extensão por possibilitar um um maior contato com a sociedade, por meio dos estudantes, docentes e técnicos da Universidade.

A assessora técnica do Cerimonial do Gabinete do Reitor, Dalila Belchior dos Santos, vai atuar como coordenadora na cidade de Serra Negra do Norte, junto com a técnica em Assuntos Educacionais do Serviço de Psicologia Aplicada (Sepa), Ivone Braga, de 23 a 30 de julho. Com uma equipe de 15 alunos, a expectativa é ter uma experiência de troca entre a Universidade e comunidade local, “deixando a vida de cada pessoa um pouco melhor”, planeja Dalila.

Trilhas Potiguares

O Programa Trilhas Potiguares foi idealizado em 1995 e teve a primeira edição em 1996. Ao longo dos anos, vem contribuindo para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. A ação visa à efetiva interação entre a Universidade e a comunidade de pequenos municípios, com até 15 mil habitantes.

Foto: Wallacy Medeiros

UFRN realiza eventos alusivos ao início do ano letivo de 2022

 


O início do ano letivo de 2022 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) acontece nesta segunda-feira, 28 de março, com a retomada das atividades acadêmicas presenciais, bem como com o retorno 100% presencial das atividades administrativas. 

Para dar as boas-vindas à comunidade, a instituição realiza uma programação, que tem início pelos campi do interior, na Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs), no Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), na Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa) e na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ). As atividades comemorativas finalizam no Campus Central, em abril, com a Aula Magna.

No dia 28 de março, o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, fará a abertura do ano letivo na Felcs, em Currais Novos – RN, onde haverá ainda a recepção da 1ª Turma do Curso de Engenharia de Produção da unidade acadêmica, bem como a solenidade de oficialização do nome e descerramento da placa da Biblioteca Setorial Professora Maria José Mamede Galvão. Para que toda comunidade universitária participe, o evento será transmitido pelo Canal da UFRN, no Youtube. 

No mesmo dia, a partir das 19h, haverá também a recepção dos estudantes do Ceres, em Caicó – RN. Já no dia 29 de março, pela manhã, a programação de boas-vindas acontecerá na EMCM, em Caicó. No dia seguinte, 30, haverá ainda a recepção dos novos alunos da Facisa, em Santa Cruz-RN, e da EAJ, em Macaíba-RN.

Para fechar a programação, no campus central, em Natal, a UFRN vai promover a Aula Magna, às 9h do dia 28 de abril, com uma palestra sobre as habilidades socioemocionais na formação, trabalho e futuro, ministrada pelo professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), José Neander Silva Abreu, no Auditório Otto de Brito Guerra, localizado na Reitoria.

O professor José Neander Silva Abreu é psicólogo, especialista em Neuropsicologia. Doutor em Neurociências e Comportamento (Universidade de São Paulo), ele é  bolsista de produtividade 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenador  do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFBA. O docente já foi presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp) e, atualmente, é membro da Sociedade Internacional de Neuropsicologia e líder do Laboratório de Neuropsicologia Clínica e Cognitiva – Neuroclic- Grupo de Pesquisa CNPq/UFBA.

Datafolha mostra piora nas expectativa de inflação, desemprego e poder de compra

 



A percepção dos brasileiros em relação a importantes indicadores da economia sofreu uma deterioração, segundo dados do Datafolha. O cenário traçado pela maioria é de mais inflação, perda do poder de compra do salário e risco de desemprego.

A pesquisa Datafolha foi realizada com 2.556 eleitores em 181 cidades de todo o país, na terça (22) e quarta-feira (23). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Em comparação ao levantamento feito em dezembro do ano passado, ocorreu uma reviravolta para pior nos resultados.

No caso da inflação, houve um forte aumento no número de brasileiros que esperam alta. Nesta pesquisa, 74% dos entrevistados declaram acreditar que a carestia vai aumentar nos próximos meses. Em dezembro, esse contingente era 46%.

O cenário atual aproxima-se do identificado no repique da pandemia, em dezembro de 2020 e março de 2021, quando respectivamente 74% e 77% dos entrevistados estimavam que a inflação iria aumentar.

Naquele momento, os preços de alimentos começaram a refletir de maneira mais contundente a alta na cotação de matérias-primas, como soja e milho, e também era forte o aumento de custos de insumos e produtos industriais por causa da ruptura das cadeias de fornecimento em nível global.

O IPCA-15 de março, prévia mensal do índice oficial de inflação, divulgado na sexta-feira (25), corrobora a perspectiva de que os próximos meses tendem a ser de repique inflacionário.

O indicador veio muito acima das projeções. Ficou em 0,95%, o maior patamar desde março de 2015. Analistas consultados pela agência Bloomberg esperavam avanço de 0,85%.

O resultado foi puxado por aumento no preço de alimentos, um efeito da seca que prejudicou a última safra. Mas também começou a refletir parte da forte alta no preço dos combustíveis, provocada pelo aumento no barril de petróleo na esteira dos efeitos da guerra na Ucrânia.

Também voltou a ser maioria o contingente que prevê perda no poder de compra.

Em dezembro, 36% acreditavam que o poder de compra iria ser preservado, enquanto 35% esperavam melhora. Um contingente menor, 25%, projetava que haveria redução no poder de compra.

O Datafolha de março identifica uma reversão. A parcela que espera melhora do poder de compra caiu para 27%, e 29% acreditam que vai ficar se manter como está. Em contrapartida, 40% projetam perda do poder de compra. O patamar é similar ao visto em agosto e setembro do ano passado, quando indicadores apontaram que o rendimento dos brasileiros estava num nível historicamente deprimido.

No trimestre até outubro de 2021, a renda média real recebida pelos trabalhadores ocupados foi estimada em R$ 2.449 por mês -o valor mais baixo de todos os trimestres da série iniciada em 2012 na Pnad Continua do IBGE (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Também chama a atenção a súbita piora na percepção sobre o futuro do emprego.

Em dezembro, o contingente que previa alta na desocupação chegou a empatar com a parcela que projetava melhora na oferta de empregos, 35% cada um. No Datafolha de março, porém, 50% projetam piora no mercado de trabalho e 20% acreditam que pode haver melhora. Trata-se de outra reversão de tendência.

A taxa de desemprego encostou em 15% no trimestre encerrado em março de 2021, sob o efeito do repique da pandemia. Nesse mesmo março, o pessimismo com a economia bateu recorde na série do Datafolha, com dois em cada três brasileiros prevendo piora no cenário. Houve um pico, 79%, prevendo piora na oferta de vagas.

Na sequência, divulgações do IBGE mostram uma progressiva redução do desemprego. Com a vacinação e a volta progressiva das atividades presenciais, a taxa de desemprego recuou para 11,1% no quarto trimestre de 2021. No trimestre encerrado em janeiro deste ano, por sua vez, ficou em 11,2%.

Como há defasagem na divulgação dos dados oficiais, será preciso esperar as próximas pesquisas sobre o mercado de trabalho para identificar se houve reversão nas contratações que explique o súbito pessimismo. Por FolhaPress

Governo realiza Programa Viva + RN na Via Costeira


O Governo do Estado voltou a realizar, neste domingo (27) o Programa Viva + RN na Via Costeira, em Natal, numa faixa de 1,7 quilômetros de extensão entre a rotatória do Hotel Serhs e o antigo Vale das Cascatas no sentido Ponta Negra/Praia do Meio, no horário das 16 às 19 horas.

O Programa Viva + RN realiza ações integradas voltadas para a mobilidade sustentável e qualidade de vida que envolvem o lazer, educação para o trânsito e ecoturismo;

A governadora Fátima Bezerra disse que “o governo realiza uma ação multisetorial que abre espaço para atividades saudáveis, para o lazer, o esporte, e ações de educação para o trânsito beneficiando toda a população”.

Coordenadora do Programa RN + Saudável da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Teresa Freire definiu como “um espaço importante que agrega ao bem viver práticas integrativas e trocas de experiências que refletem e favorecem novos hábitos e políticas de promoção à saúde. Um evento superpositivo, vemos famílias trazendo crianças, pessoas fazendo caminhada, corrida, passeio de bicicleta, um lazer qualificado com educação para o trânsito e qualidade de vida”.

A ação é promovida pelo Governo do Estado através da Sesap, por meio dos programas Vida no Trânsito e RN + Saudável. Também são parceiros o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/RN), Subsecretaria de Esporte e Lazer, Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) e Comando da Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) da Polícia Militar.


UFCG: Processo Seletivo é realizado para admissão de professores

 


Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) por meio do Centro de Educação e Saúde anuncia a realização de um novo Processo Seletivo, que tem por objetivo o preenchimento de uma vaga destinada à contratação de Professor Substituto da Carreira do Magistério Superior, para Professor Auxiliar.

Logo, o docente admitido deve ministrar aulas nas áreas de conhecimento de saúde coletiva, saúde do adulto II, e ética, bioética e legislação, presentes na Unidade Acadêmica de Enfermagem.

Para concorrer a oportunidade ofertada, é necessário que o candidato possua graduação em enfermagem e especialização na área de saúde. Ao ser contratado, o profissional deve exercer funções em jornadas de 40 horas semanais.

Procedimentos para participação

Os interessados em participar do Processo Seletivo, podem se inscrever de forma eletrônica, no período de 5 a 11 de abril de 2022, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Vale ressaltar que para efetivação da inscrição, é necessário realizar o pagamento da taxa no valor de R$ 65,00.

De acordo com o edital de abertura, o Processo Seletivo terá validade durante um ano, com possibilidade de prorrogação por igual período.


Microcrédito Caixa com limite de até R$ 3 mil inclui negativados e MEIs; Como vai funcionar?


Um pacote de medidas de estímulo à economia foi anunciado na última semana pelo governo federal. Dentre as ações está o lançamento de duas linhas de crédito pela Caixa Econômica Federal àqueles que querem empreender ou expandir um negócio.

A primeira é destinada às Pessoas Físicas (PF), que poderão solicitar quantias de até R$ 1 mil. A segunda opção é um crédito de até R$ 3 mil com público-alvo os Microempreendedores Individuais (MEIs). O nome oficial da ajuda é Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores (SIM Digital).

Os novos empréstimos Caixa 2022 prometem alcançar milhões de brasileiros este ano. O lançamento das linhas de crédito está previsto para o próximo dia 28 de março. Com eles, o governo federal pretender ajudar os donos de pequenas empresas e empreendedores ao passo que também injeta recursos na economia.

Microcrédito SIM Digital da Caixa

Confira abaixo as opções de contratação dos empréstimos que vão entrar no catálogo de produtos da Caixa em breve:

  • Empréstimo Caixa Pessoas Físicas (PF): limite de até R$ 1 mil com taxa de juros a partir de 1,95% ao mês. Parcelamento em até 24 vezes. Disponível para negativados.
  • Empréstimo Caixa para MEIs: limite de até R$ 3 mil com taxa de juros a partir de 1,99% ao mês. Aqui, os parcelamentos também podem ser feitos em 24 meses.

Como solicitar os novos empréstimos da Caixa?

A solicitação dos empréstimos começará no dia 28 de março por meio do aplicativo Caixa Tem para quem é Pessoa Física. No caso dos MEIs, as contratações acontecerão a princípio somente nas agências da Caixa. Apenas um tempo depois é que o requerimento digital ficará disponível para todos os públicos de maneira 100% virtual.



Aeronáutica divulga novo Processo Seletivo com 130 vagas


Comando da Aeronáutica, por meio do Ministério da Defesa, divulgou a aprovação de Instruções Específicas para o Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar, para o ano de 2023 (IE/EACPCAR 2023), o qual destina-se a preencher 130 vagas.

As chances ofertadas estão disponíveis entre o sexo masculino e feminino. Sendo 110 destas oportunidades destinadas ao sexo masculino 20 vagas atribuídas ao sexo feminino.

É importante enfatizar que algumas destas vagas são destinadas aos candidatos que se enquadram nos critérios estabelecidos pelo edital.

O CPCAR, ministrado pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena/MG, destina-se a preparar jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFVOAV) da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP. Durante a realização do Curso, que terá o período de três anos, o aluno estará sujeito ao regime escolar da EPCAR e fará jus a remuneração fixada na legislação específica, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência técnico hospitalar e dentária, exclusivamente para si.

O aluno da EPCAR que concluir o CPCAR com aproveitamento, em virtude de decisão judicial liminar, somente estará em condições de ser matriculado no CFOAV se sobrevier, durante o CPCAR, sentença definitiva (transitado em julgado) ou Acórdão de Tribunal determinando expressamente a matrícula e desde que se encontre dentro do número de vagas.

Requisitos

Para concorrer a uma das oportunidades ofertadas, os candidatos devem preencher alguns requisitos, dos quais: ser voluntário; estar ciente de todas as normas e condições estabelecidas nestas Instruções Específicas, para habilitação à futura matrícula no CPCAR 2023; se menor de 18 anos de idade, estar autorizado por seu responsável legal para realizar as Provas Escritas e, se convocado para prosseguimento no Exame, estar autorizado a participar do Exame de Aptidão Psicológica (EAP), e Teste de Avaliação de Condicionamento Físico (TACF); não ter filhos ou dependentes e não ser casado ou haver constituído união estável, por incompatibilidade com o regime exigido para a formação ou graduação, constituem condições essenciais para ingresso e permanência nos órgãos de formação de oficiais ou graduação de praças que os mantenham em regime de internato, de dedicação exclusiva e de disponibilidade permanente peculiar à carreira militar; estar quite com as obrigações eleitorais e se, do seco masculino, também com as obrigações militares; dentre outras condições estabelecidas pelo edital.

Inscrição

Os interessados em participar devem efetuar as inscrições a partir das 10h do dia 4 de abril de 2022, até as 9h (horário de Brasília) do dia 20 de abril de 2022, exclusivamente via internet por meio do site da Força Aérea Brasileira.

É fundamental ressaltar que o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 80,00 deve ser efetuado até o dia 4 de maio de 2022. No entanto, os candidatos que se encontram nos requisitos específicos do edital podem solicitar isenção.

Seleção

O Processo de Seleção dos participantes será constituído de seis etapas:

  • Provas Escritas;
  • Inspeção de Saúde (INSPSAU);
  • Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
  • PHC;
  • Validação Documental.

A prova escrita está prevista para ser realizada no dia 3 de julho de 2022, nas seguintes localidades: Belém/PA; Recife/PE; Natal/RN; Salvador/BA; Rio de Janeiro/RJ; Belo Horizonte/MG; Barbacena/MG; São Paulo/SP; Pirassununga/SP; Campo Grande/MS; Curitiba/PR; Porto Alegre/RS; Brasília/DF; Manaus/AM; Boa Vista/RR e Porto Velho/RO.

O prazo de validade do EA CPCAR 2023 é de dez dias corridos, a contar da data do início do curso.


Anatel divulga hoje Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2021




A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, divulga  nesta segunda-feira, (28), a partir das três da tarde, os resultados da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2021.

 Na sétima edição da pesquisa, que apresenta dados segmentados por Unidade da Federação, foram entrevistados mais de 80 mil consumidores dos serviços de telefonia fixa e móvel, banda larga fixa e TV por assinatura.

 

 Na pesquisa realizada entre os meses de julho e novembro, a Anatel estreou um novo modelo de questionário, por meio do qual os consumidores entrevistados puderam avaliar sua satisfação geral com a prestação dos serviços, a qualidade do atendimento da prestadora, as informações a respeito do serviço contratado, o funcionamento e a cobrança ou recarga.