terça-feira, 19 de novembro de 2024
Prefeito eleito de Serra Negra do Norte, Acácio Brito, encontra deputado federal Hugo Motta e conversa sobre despoluição do Rio Espinharas
terça-feira, 30 de julho de 2024
Ginástica artística leva bronze inédito. Bala Loka está em final inédita na BMX cross
O ouro ficou com os Estados Unidos, que somaram 171.296 pontos. Já a Itália garantiu a prata, com 165.494 pontos.
Até hoje, o Brasil somava seis pódios, todos no individual. Agora entrou no hall das potências da modalidade, ao lado dos Estados Unidos, China, Rússia, Romênia e Grã-Bretanha.
Ciclismo BMX freestyle
Gustavo Batista de Oliveira, o Gustavo Bala Loka (foto de Gaspar Nóbrega), primeiro representante olímpico no Ciclismo BMX freestyle, marcou 85.51 na primeira volta e 86.07 na segunda, para ficar na 8ª posição geral. Ele é beneficiário do programa Bolsa Atleta. Natural de Carapicuíba, região metropolitana de São Paulo, o atleta de 21 anos vai disputar a final da modalidade, que estreou na edição de Tóquio 2020, sem brasileiros.
Bala Loka cravou a oitava melhor pontuação (85.79) entre 12 competidores. Apenas os nove melhores avançaram à decisão por medalhas, programada para ocorrer às 9h44 (horário de Brasília) de quarta-feira (31). O brasileiro será o segundo a se apresentar na final.
Vôlei de praia
Carol Solberg e Bárbara Seixas (na foto de Luiza Moraes/COB), ambas de 36 anos, formam a segunda melhor dupla do Brasil e a terceira colocada no ranking mundial.
Na Arena Campo de Marte, elas venceram a segunda partida (por 2 sets a 0, parciais de 21/13 e 21/14) válida pelo Grupo E contra a dupla da Lituânia Paulikiene/Raupelyte, que ocupa a 22º colocação do ranking. A dupla lituana vinha de derrota na estreia, enquanto a do Brasil tinha vencido a dupla japonesa. A vitória encaminhou a classificação da dupla para a próxima fase da competição. As duas jogadoras recebem a Bolsa Atleta, categoria Pódio.
Já Ana Patrícia e Duda, líderes do ranking mundial, encaram as espanholas Liliana Fernández Steiner e Paula Soria Gutiérrez, também pela segunda rodada do Grupo A. E também garantiram passagem à próxima fase, com vitória por 2 a 0 (21/12 e 21/13).
Boxe
Em sua estreia no boxe dos Jogos Olímpicos de Paris, Michael Douglas Trindade, beneficiário do programa Bolsa Atleta com o Atleta Pódio, foi eliminado nesta terça-feira (30/7) pelo cubano Alejandro Claro Fiz, na categoria de – 52kg. Nascido em Marituba, no Pará, o atleta teve dificuldades contra o cubano Alejandro Claro pela categoria – 52kg. O pugilista aguentou a intensidade do adversário até o fim, mas, em decisão unânime dos árbitros, ele foi declarado o perdedor.
Natação
Bia Dizotti brilhou na natação, e garantiu vaga na final dos 1500m livre com o tempo 16min05s40. Essa é a terceira decisão do Brasil na modalidade nesses Jogos Olímpicos Paris 2024, a segunda feminina. A brasileira terminou em terceiro lugar na bateria e sétimo na colocação geral. A final será nesta quarta (31), às 16h07 (horário de Brasília).
Quem também conquistou ótimo resultado foi Guilherme Costa, o Cachorrão. Nos 100m livre, ele terminou em quarto na bateria e ficou com 12º melhor tempo, avançando às semifinais. Medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 e especialista nessa prova, o brasileiro fechou em 48 segundos e 35 centésimos. A disputa por vaga na final será ainda nesta terça (30), às 15h30 (de Brasília).
No revezamento 4x200m livre, a equipe brasileira ficou fora da final. Murilo Sartori, Fernando Scheffer, Eduardo de Moraes e Cachorrão fecharam a prova na sexta posição da bateria e 12º no geral com tempo de 7min10s26.
Bia Dizotti e os nadadores são beneficiários do Bolsa Atleta.
Tiro com arco
Duas vitórias em dois confrontos levaram Marcus D’Almeida e Ana Luiza Caetano às oitavas de final dos Jogos Olímpicos Paris 2024. O número 1 do mundo eliminou adversários da Ucrânia e do Japão, enquanto a número 63 do feminino deixou para trás rivais de Eslovênia e Malásia. Com estes resultados os dois igualam as melhores campanhas do Brasil nos Jogos na modalidade.
Na etapa eliminatória cada atleta dispara três flechas por set. Quem somar mais pontos no set de acordo com a posição da flecha no alvo ganha dois pontos, e cada atleta ganha um em caso de empate. Quem chegar a seis pontos primeiro vence o confronto e avança na competição.
Tênis
Não deu para Thiago Wild e Thiago Monteiro. Na segunda fase, a dupla brasileira do tênis deu adeus aos Jogos Olímpicos Paris 2024 perdendo para Austin Krajicek e Rajeev Ram, dos Estados Unidos, nesta terça. Eles tiveram bons momentos, mas perderam por 2 a 0, parciais de 6/4 e 7/6.
Badminton
O brasileiro Ygor Coelho perdeu em sua estreia no badminton para o número 5 do ranking mundial, Kodai Naraoka. Com parciais de 21/16 e 21/19, o representante do Brasil teve a chance de vencer o segundo set, mas o japonês aproveitou seu match point, e levou a melhor.
Ygor Coelho, número 48 no ranking mundial, é o pioneiro do Brasil na modalidade, em Olimpíadas. Ele foi o primeiro representante da história do país no Rio 2016. Apesar de não ter vencido em sua estreia, a primeira vitória do badminton brasileiro veio com ele, em Tóquio 2020.
O atleta também é beneficiário do Bolsa Atleta.
Canoagem slalom
Ana Sátila e Pepê continuam vivos na disputa por uma medalha na canoagem. A atleta se classificou para a semifinal do C1 nas Olimpíadas de Paris, ao cravar o 7º melhor tempo.
A semifinal será nesta quarta-feira (31), às 10h30 (de Brasília). A final está marcada para o mesmo dia, às 12h25 (de Brasília).
Na canoa na categoria masculina, Pepê ficou em quinto lugar. Se passar, ele volta à agua na quinta, no mesmo horário. A final também será no mesmo dia.
Ambos recebem a Bolsa Atleta.
Rugby
A seleção brasileira feminina de rugby 7 encerrou a participação nos Jogos Olímpicos de Paris com derrota para o Japão por 38 a 7 na tarde desta terça, no Stade de France. O revés fez com que as Yaras fechassem a campanha na décima posição.
Israel ataca base do Hezbollah em Beirute
Acácio Brito participou do Encontro com Kassab em Natal
Acácio Brito, candidato a prefeito de Serra Negra do Norte e vice-presidente do PSD/RN, participou de um evento de destaque em Natal, que contou com a presença do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. A ocasião também reuniu a Senadora Zenaide Maia e o candidato a prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado.
O evento, intitulado "Encontro com Kassab", foi dividido em dois momentos. O primeiro, um almoço realizado no Restaurante Navarro, no Hotel Escola Barreira Roxa, e o segundo, uma recepção no Versailles Recepções.
Durante o encontro, Acácio Brito fez uma homenagem especial ao presidente Kassab, presenteando-o com bonés produzidos em Serra Negra do Norte. Além disso, aproveitou a oportunidade para promover o potencial econômico do município, destacando suas oportunidades e recursos.
O evento atraiu uma ampla gama de participantes, incluindo lideranças, candidatos, filiados ao partido, aliados políticos e simpatizantes reforçando o crescente apoio ao PSD na região e a mobilização em torno das candidaturas do partido.
segunda-feira, 22 de julho de 2024
PSD realiza convenção em Serra Negra do Norte para oficializar candidatura de Acácio Brito e Evanildo Rosa à prefeitura
Em um evento histórico para o município, o Partido Social Democrático (PSD) realizou neste sábado, 20 de julho, sua convenção para oficializar as candidaturas de Acácio Brito e Evanildo Rosa à prefeitura de Serra Negra do Norte nas próximas eleições. A cerimônia, que aconteceu na quadra da Escola Leomar Batista, contou com a presença significativa de lideranças políticas e comunitárias locais.
O destaque do evento foi a presença do prefeito de Natal, Álvaro Dias, que prestigiou a convenção ao lado dos deputados Adjuto Dias e Francisco do PT, demonstrando o apoio e a união entre diferentes esferas do governo em prol do desenvolvimento de Serra Negra do Norte.
Além de oficializar a candidatura de Acácio Brito, o PSD também apresentou os nomes dos candidatos que concorrerão às vagas na Câmara Municipal, reforçando o compromisso do partido com uma gestão plural e representativa para o município.
“A realização da maior convenção da história de Serra Negra do Norte reflete o engajamento e a mobilização da comunidade em torno de um futuro melhor para nossa cidade. Estamos preparados para enfrentar os desafios e construir juntos um município mais próspero e justo para todos”, destacou Acácio Brito durante seu discurso.
A convenção do PSD em Serra Negra do Norte marcou o início da campanha eleitoral na região, prometendo uma disputa eleitoral dinâmica e participativa, com foco no fortalecimento da democracia e no desenvolvimento.
domingo, 14 de julho de 2024
FESTA DE SANT'ANA DE CAICÓ: Começa mais uma peregrinação da Caminhada Ilton Pacheco
sábado, 13 de julho de 2024
Publicado edital para convenção de homologação da chapa Acácio Brito e Evanildo Rosa em Serra Negra do Norte
Fies vagas remanescentes: convocação adiada até 19 de julho
Adjuto Dias defende liberação imediata de licença para engorda de Ponta Negra
Senado aprova cores para bengalas, de acordo com grau de deficiência visual
O Plenário aprovou nesta quinta-feira (11) o projeto de lei (PL) 4.189/2019, que designa cores específicas para as chamadas bengalas longas. Os equipamentos são usados como instrumentos auxiliares na locomoção de pessoas com diferentes graus de deficiência visual. O texto vai à sanção presidencial.
De acordo com o texto, a cor branca deve ser destinada a pessoas cegas. Usuários com baixa visão ou visão subnormal devem portar órteses verdes, enquanto a bengala vermelha e branca é reservada para pessoas surdocegas.
O PL 4.189/2019, da Câmara dos Deputados, recebeu relatório favorável do senador Flávio Arns (PSB-PR) na Comissão de Direitos Humanos (CDH). No Plenário, a senadora Jussara Lima (PSD-PI) foi designada relatora.
Segundo a proposição, o Sistema Único de Saúde (SUS) deve fornecer a bengala longa na coloração solicitada. De acordo com o texto, o poder público deve levar em consideração a percepção do usuário a respeito das “barreiras que lhe dificultam a participação plena e efetiva na sociedade”.
A avaliação da cegueira, da baixa visão ou da surdocegueira, quando necessária, deve ser realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar. Também cabe ao poder público divulgar o significado da coloração da bengala longa e os direitos dos usuários.
Fonte: Agência Senado
PEC pode transformar a PRF em Polícia Ostensiva e criar cargos
Novidades importantes para quem aguarda o concurso PRF. Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), já elaborada, pode transformar a Polícia Rodoviária Federal em Polícia Ostensiva Federal (POF).
A PEC é do minstro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, cujo texto foi enviado ao Palácio do Planalto no último dia 24 de junho.
Segundo o texto, o objetivo é dar ao Governo Federal ainda mais poder na Segurança Pública.
A alteração na nomenclatura é enxergada por membros do governo como um ponto delicado, sobretudo pela necessidade de reestruturar todo o quadro, além de ampliá-lo por meio da necessidade de criar novos cargos.
Inicialmente, há uma projeção de que seriam necessários 3 mil novos cargos. No entanto, ainda não há uma decisão acerca desse quantitativo.
As informações foram dadas, primeiramente, pelo Jornal Folha de São Paulo. A reportagem do Qconcursos Folha Dirigida está em contato com fontes ligadas à PRF para apurar mais detalhes sobre a proposta.
PEC extingue a PRF e a PFF
De acordo com a reportagem da Folha de São Paulo, pessoas que tiveram acesso à PEC informam que o texto traz pontos que estabelecem como a União poderia coordenar a Segurança Pública.
No entanto, a forma como isso ocorreria na prática seria detalhada somente com uma regulamentação.
Outro ponto citado é que integrantes do governo enxergam a possibilidade de uma regulamentação de um sistema unificado para registro de ocorrências, cujo objetivo seria facilitar a integração de dados dos estados.
Portanto, a ampliação dos trabalhos da PRF se daria além da troca do nome.
Além da PRF, a PEC também extingue a Polícia Ferroviária Federal (PFF). Esta segunda, apesar de prevista na Constituição, nunca saiu do papel.
Caso avance, haverá a criação da Polícia Ostensiva Federal (POF) e a sua inclusão na Constituição.
A nova polícia, segundo a PEC, atuaria em rodovias, ferrovias, hidrovias e instalações federais.
O texto da proposta ainda autoriza a possibilidade de ajuda às forças de Segurança estaduais, em caráter emergencial e temporário, desde que demandada pelos governadores.
Como a PF será impactada?
A proposta elaborada pelo ministro Ricardo Lewandowski também traz impactos para a Polícia Federal (PF).
O texto amplia as atribuições da PF e coloca que, por exemplo, é dever da corporação a investigação de organizações criminosas e milícias privadas, além de combater crimes ambientais.
A proposta deixaria todos esses tópicos mais claros, com relação às atividades.
Basicamente, a intenção da PEC seria integrar as polícias, aumentando as responsabilidades da União e melhorando a atuação do estado na Segurança Pública.
A partir da proposta, mudanças significativas podem ocorrer no Sistema de Segurança Pública do país, sendo uma delas a troca da nomenclatura da PRF, com base na sua nova atuação.
Vale destacar que o texto proposto por Lewandowski ainda está na Casa Civil e deve ser discutido com o presidente Luíz Inácio Lula da Silva, além dos governadores.
Haverá um intenso debate interno no governo antes da PEC ser apresentada ao Congresso, pois o ministro tem o desejo de debater a proposta junto à sociedade e chegar ao melhor texto possível.
Após concurso, PRF busca aumentar efetivo para 18 mil
A Polícia Rodoviária Federal ainda tem um concurso em validade, que segue vigente até dezembro de 2025.
A corporação ainda pode chamar aprovados, por isso tenta um aval para convocar 473 excedentes do último edital.
No entanto, se a PRF receber esse aval e convocar os excedentes, a corporação atingirá o efetivo de 13.098 PRF’s, conforme prevê a Lei.
A PRF, no entanto, entende que precisa de mais policiais, por isso tenta aumentar o seu efetivo para 18 mil PRF’s, o que só será possível com a criação de mais cargos.
Para atingir a esse quantitativo, a corporação solicitou um novo concurso PRF com 4.902 vagas para policial rodoviário federal.
Para isso, no entanto, primeiro a PRF precisa avançar com a Medida Provisória (MP), que cria esses novos cargos. Em seguida, a autorização para o concurso deverá ser conquistada junto ao MGI.
A Polícia Rodoviária Federal também enviou pedido para 235 vagas de nível médio, cujo cargo solicitado foi o de agente administrativo.
Projeto incentiva diagnóstico para espectro autista em adultos e idosos
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou na quarta-feira (10) o projeto (PL) 4540/2023) que incentiva o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em pessoas adultas e idosas.
De iniciativa do deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR), a proposição contou com o voto favorável do relator, senador Romário (PL-RJ). O texto segue para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
Fonte: Agência Senado
BRASILEIRÃO: Flamengo tropeça e Botafogo é o novo líder; Palmeiras também vence
Prefeitura de Messias Targino - RN divulga 51 vagas em novo Concurso Público
No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Messias Targino anunciou a abertura de inscrições para um novo Concurso Público, que tem como objetivo preencher 51 vagas, além de formar cadastro reserva, com candidatos de nível médio, técnico e superior.
Segundo o edital, as oportunidades são para os cargos de: Agente Administrativo (4); Assistente Social (2); Auxiliar de Saúde Bucal (2); Bioquímico (1); Contador (1); Cuidador Escolar de Alunos Especiais (4); Educador Físico - Saúde (1); Educador Social (2); Enfermeiro (2); Farmacêutico (1); Fiscal Ambiental (1); Fiscal de Obras (3); Fiscal de Tributos (2); Fisioterapeuta (2); Médico Veterinário (1); Nutricionista (1); Odontólogo (1); Procurador (1); Professor de Ciências (1); Professor de Educação Física (2); Professor de Educação Infantil (3); Professor de Geografia (1); Professor de História (2); Professor de Língua Inglesa (1); Professor de Língua Portuguesa (1); Psicólogo - Assistência Social (2); Psicólogo - Saúde (1); Técnico em Enfermagem (2); Técnico em Vigilância Sanitária (2); Terapeuta Ocupacional (1).
Ao serem contratados, os profissionais deverão atuar em jornada de 30 a 40 horas semanais de trabalho, com remuneração mensal no valor que varia de R$ 1.412,00 a R$ 3.500,00.
Para participar
Os interessados podem se inscrever exclusivamente pela internet, no período das 8h do dia 22 de julho de 2024 até às 23h59 do dia 30 de agosto de 2024, no site da Funverj. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 80,00 a R$ 100,00.
Como forma de classificação, os concorrentes serão avaliados por meio de prova escrita objetiva, prevista para acontecer no dia 20 de outubro de 2024. Para alguns cargos também haverá prova de títulos.
Validade
O presente concurso terá o prazo de validade de dois anos, prorrogáveis por igual período, contados a partir da data de publicação da portaria ou decreto de homologação do resultado final do certame.