terça-feira, 11 de junho de 2013

COLUNA IMPACTANTE NO JORNAL CORREIO DO SERIDÓ - Por Neves Batista

A importância do empresário participar de feiras de negócios 

As feiras de negócios são eventos que promovem oportunidades aos empresários fecharem novos negócios. São ambientes privilegiados para o incremento das relações comerciais, pois reúnem fornecedores de produtos, serviços e tecnologias, compradores, especialistas do setor e até mesmo a imprensa, que passa a divulgar o evento. 

Além das palestras e mini cursos que são promovidos pelos fornecedores, para que o empresário saiba como utilizar os produtos, ainda é uma maneira do empresário poder ampliar sua rede de contatos. Tudo isso com a otimização de recursos financeiros e esforços de vendas, uma vez que possibilita o fechamento de negócios concentrados em um único local, evitando muitas vezes viagens a mais de um estado ou cidade. Representam a possibilidade de demonstrar seu produto a um grande número de pessoas, em um curto período de tempo. 

Os visitantes comparecem para ver, sentir, tocar e provar os produtos e serviços que estão sendo expostos. É importante saber que os empresários que visitam feiras estão em busca de novidades, querem ter uma visão ampla das oportunidades oferecidas pelo mercado, nem sempre são as pessoas responsáveis pelas compras. 

 É comum visitar feiras para coletar um grande número de informações atualizadas sobre produtos e somente após a feira fazer uma seleção do que realmente é necessário e então iniciar os contatos comerciais. A participação em feiras de negócios representa excelentes oportunidades de ampliação de mercados. Basicamente, tem como objetivo final o aumento das vendas, seja a curto, médio ou longo prazo, podendo atender a outros objetivos imediatos tais como: 

 < Abertura de novos mercados; 

 < Informações sobre produtos inovadores;

 < Reunião de vários compradores em um mesmo local; 
 < Desenvolvimento e adequação de produtos e serviços ao seu contexto social; 

 < Lançamento de novos produtos ou serviços; 

 < Avaliação sobre o posicionamento dos produtos ou serviços de sua empresa, além de avaliar sua imagem diante do mercado (consumidores e concorrentes); 

 < Acesso às tendências de mercado e às novas tecnologias; < Intercâmbio de informações entre os expositores e até mesmo a formação de parcerias. 

 < Fechamento de novos negócios. Essas e outras dicas são importantes para que você possa incrementar seus negócios. 

< O cartão de visitas é imprescindível para você poder trocar com as pessoas que estão interessadas nos seus produtos. 

< Portfólio da empresa deve ser claro e objetivo, dando as principais informações sobre suas atividades, produtos e serviços oferecidos, bem como dados de relações com o mercado, com principais clientes e fornecedores; 

 < Folheto ou folder são peças publicitárias de informação sobre a empresa, produtos oferecidos, composto por uma única folha, em que você faz de forma sucinta a apresentação dos seus produtos ou serviços. 

Essas dicas são indispensáveis para que você possa aproveitar as oportunidades que a feira lhe oferece. Outro fator importante é sua capacidade de negociação com os parceiros. 

Nesse sentido, procure investir em uma excelente apresentação de seus produtos, para que a divulgação repercuta de forma positiva e que realmente possibilite o fechamento de bons negócios. Essa semana refletiu-se sobre um tema sugerido por um dos nossos leitores. São exatamente essas questões inovadoras que promovem a diferença na vida dos empresários da Região do Seridó. Esses empresários buscam inovar seus negócios. Enfim, lembre-se que participar de uma feira de negócio não é um custo e sim um investimento que provavelmente trará retorno. Por Neves Batista, Contadora/membro efetivo da Academia Norte Rio-Grandense de Ciências Contábeis.

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