terça-feira, 11 de junho de 2013

Coluna Umas e Outras no Jornal Correio do Seridó - Com Clóvis Pereira (Pituleira)

Escambo
Vinte, isso mesmo. Vinte grupos de teatro de diversas cidades do RN já confirmaram presença no escambo que vai rolar em Caicó nos dias 14, 15 e 16 de junho. Serão cerca de 230 artistas se apresentando para o público que curte teatro nas ruas de Caicó. A iniciativa é do grupo de teatro Maria Cardoso, comandado pelo ator e diretor Kikiu Cardoso. Ótimo!

Getúlio 
O radialista Getúlio Costa da Rádio Rural de Parelhas reuniu amigos, familiares e colegas de profissão no Atlético Clube Corinthians para comemorar os seus 50 anos de comunicação. Foi legal rever o próprio Getúlio, Aldo Aires, Neto Damásio, Armando Tesourinha, Dedé Germano, Robson Pires, Iraci, Pe. Tércio, nosso eterno diretor, Batata, Cláudio Sandegi, Djalma Mota, Carlão, Iany Danieli e muitos outros. E a festa? Foi de arromba! Getúlio merece todas as homenagens.

Teatro 
O governo do estado pensa em privatizar o Centro Cultural Adjuto Dias. A notícia estourou como uma bomba no meio artístico de Caicó. O ator e diretor teatral Maguila, que é contrário à ideia da secretária de cultura do estado, Isaura Rosado, disse no programa A Hora do Pitu, da Rádio Seridó, que isso é um absurdo. Alexandre, do grupo Retalhos de Vida, e Kikiu do Maria Cardoso, estão indignados com essa proposta indecente.

Perdão 
A presidenta Dilma perdoou uma dívida de 900 milhões de dólares dos países africanos. Tudo bem. Agora os agricultores nordestinos que estão enfrentando a pior seca dos últimos 50 anos e estão perdendo o rebanho bovino, além de não existir praticamente safra na região, tem perdão para eles? Não. Vai ter troco nas eleições do próximo ano?

Economia 
Mais um gigante do setor têxtil quer investir na região do Seridó: a Guararapes. Hoje, o mercado conta com a Hering que tem parcerias espalhadas por Acari, Cruzeta, Cerro Corá, Jardim do Seridó e São Fernando. Isso gera 2500 empregos diretos. A Guararapes pretende gerar 20 mil empregos em 4 anos.

Calendário 
Nem no dia 3, como queriam os políticos; nem no dia 7 de outubro, como ocorreu nas eleições do ano passado. A eleição do próximo ano será realizada no dia 5 de outubro. O segundo turno acontecerá no dia 26. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será presidido pelo ministro Luiz Fux.

Bolo e vela 
O governo comemorou no último dia 26 o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte. A data foi comemorada em alto estilo pelos responsáveis pela cobrança de impostos. Já o contribuinte, só para comprar o bolo e a vela para a comemoração pagou mais uns 35% de imposto.

Saudade 
No dia 1º de junho foi celebrada em São João de Sabugi, na Igreja matriz da cidade, a missa de 1 ano de morte do dentista e político, Joaquim de Assis Úrsula, uma das figuras mais queridas do Seridó. Joaquim foi durante toda sua existência amado por sua família e querido pelos amigos.

Grito 
O DEM dos Maia, Senador José Agripino e seu filho, o Deputado Felipe Maia, está gritando a pleno pulmões que o governo de Rosalba esqueceu o partido. A governadora inclusive se recusou a participar do programa dos democratas em rede nacional. O Senador Agripino e seu filho, só não falaram em pedir ou mandar seus apadrinhados saírem das boquinhas importantes que mantem no governo da Rosa.

Aniversário
 A Deputada Fátima Bezerra (PT) comemorou recentemente seu aniversário no Clube da Petrobras em Natal com seus amigos, simpatizantes e a classe política do estado. Uma das estrelas da festa foi “A Menina” Francielle Lopes. Aliás, Francielle está sendo disputada por vários grupos políticos do estado. Ela está analisando tudo com muita calma. Francielle no último sábado concedeu uma entrevista ao Programa A Hora do Pitu da Rádio Seridó, como sempre, show de bola.

Irreversível
O vice-governador Robinson Faria declarou esta semana que sua candidatura a governador é irreversível. Disse ainda que o quadro atual é diferente da eleição passada e espera contar em seu palanque com a ex-governadora Vilma de Faria, disputando uma vaga na câmara federal e a deputada Fátima Bezerra concorrendo ao senado na sua chapa.

Atraso 
O governo do estado continua fazendo ouvido de mercador e não escuta os apelos feitos pelos policiais militares para receberem as diárias que tem direitos, por terem trabalhado no Campeonato Brasileiro do ano passado, Operação Verão e Carnaval. Comentário de um parente de militar: “Esse governo não paga beijo a papagaio.”

Apareceu 
O ex-governador Geraldo Melo, que agora é o presidente de honra do PMDB, ou seja, nada; reapareceu no cenário político do estado dizendo que ainda acredita na recuperação do governo Rosalba Ciarlini. Na década de 90, alguém disse que Geraldo Melo acreditava em Papai Noel, pelo visto, continua acreditando, mas na mesma entrevista ele também foi sincero quando disse que está velho e fora de moda. Grande Tamborete!!

Luta 
Depois de muita batalha, o caicoense Chicão, que representou o Brasil em Portugal, conquistou mais uma vez um título em Lisboa num torneio de boxe. Ele conseguiu de última hora o patrocínio para se deslocar até a Europa. Seu adversário foi um americano. Valeu, garoto!

Pesquisa 
A pesquisa do Instituto Agora Sei, que é comandado pelo Jornalista Josenildo Carlos, confirmou que a torcida do Flamengo e os devotos de Sant’Ana, além do Deputado Vivaldo Costa, já sabiam: Vilma de Faria está disparada com 42,8% das intenções de voto para o Governo do Estado, e a Rosa está na lanterna com amplas possibilidades de ser rebaixada para a 2ª divisão.


Cultura 
A vereadora Mara Costa (PP) solicitou através de um Projeto de Lei que os artistas de Caicó sejam contratados para eventos e atividades culturais na cidade. O artista tem que ser valorizado, diz Mara, que com seu jeitinho simples, mas firme em suas posições, está conquistando os colegas vereadores e os funcionários da Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário