quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Comissão de Educação lança manifesto em Defesa do Piso dos professores

A deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN) participou nesta quinta-feira, 18, na Comissão de Educação, do lançamento do “Manifesto em Defesa do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério da Educação Básica Pública”.   
     

O manifesto aprovado por unanimidade informa que “a instituição do piso salarial foi um passo fundamental no processo de valorização do magistério da educação básica, previsto na Constituição Federal, e que é inaceitável que o Congresso Nacional acolha qualquer proposta que represente um retrocesso, restringindo os avanços promovidos pela lei aprovada em 2008”.
O texto também apela aos gestores da federação para que busquem alternativas que não gerem prejuízos aos professores brasileiros. 

Durante a realização do Seminário Mobilidade Urbana: “O VLT no plano estratégico da Região Metropolitana de Natal”, quinta-feira (19), na CBTU, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) deu como sugestão de encaminhamento que no primeiro semestre de 2014 sejam realizadas audiências públicas em todos os municípios da Região Metropolitana, no sentido de somar forças para a implementação e ampliação do sistema ferroviário no RN. Também serão realizadas audiências na Assembleia Legislativa e no Parlamento Comum da Região Metropolitana de Natal.
 
“É preciso união e envolvimento de todos para que o sonho de Natal e Região Metropolitana de ter o seu VLT seja concretizado. Daí a importância de levar esse debate a toda região, para ouvir as lideranças comunitárias, os movimentos sociais, a classe empresarial e os gestores públicos, pois só com a soma dos esforços conseguiremos garantir os recursos dessa grande conquista para a mobilidade urbana”, destacou Fátima Bezerra.
 
O superintendente da CBTU, João Maria Cavalcanti, esclareceu que a companhia saiu na frente ao elaborar o projeto que servirá de base para a empresa vencedora da licitação. “Estamos nos antecipando. A empresa vencedora já terá em mãos aquilo que estamos discutindo ao longo de todo esse processo. Isso vai poupar tempo e apressar a concretização do VLT”.
Na ocasião, a coordenadora do projeto do VLT, Dulce Albuquerque (CBTU), fez a apresentação da concepção do projeto de modernização do sistema de trens urbanos do Estado, que também recebe a colaboração do professor Enilson Santos (UFRN).
 
“A Região Metropolitana de Natal possui uma alta densidade populacional e uma malha viária saturada. A população que usa diariamente o que chamamos carinhosamente de ´trem do grude´ precisa de um transporte mais moderno. O VLT, integrado com outros modais de transporte, é o caminho para solucionar o problema de trânsito da cidade e da região. Temos absoluta clareza que essa é a solução duradoura e permanente para o desafio da mobilidade urbana da cidade”, argumentou Fátima Bezerra.
 
A luta da deputada Fátima pela implantação do VLT é antiga. Desde 2003, no início governo do presidente Lula, vem insistido na implantação do VLT, para isso apresentou sucessivas emendas aos PPA, quando das discussões quadrienais (2003, 2007 e 2011) no Congresso Nacional. Ao longo desse processo, Fátima Bezerra participou de diversas audiências nos ministérios do Planejamento e das Cidades, na CBTU, buscando a efetivação de novos recursos para dar prosseguimento à modernização da malha ferroviária.
 
Participaram também do seminário o deputado estadual Fernando Mineiro, os vereadores de Natal, George Câmara e Hugo Manso, vereadores da Região Metropolitana, gestores municipais, secretários e representantes do DNIT, Banco do Brasil, Caixa, empresários, sociedade civil e movimentos sociais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário