terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Serra Negra do Norte está na lista dos municípios selecionados para o Programa Trilhas Potiguares 2024

 


O Programa Trilhas Potiguares, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFRN, selecionou os 15 municípios potiguares que irão participar da edição 2024. A lista foi divulgada nesta terça-feira, 27. A proposta é que as ações coletivas das equipes aconteçam no período de 14 a 20 de julho.

A assinatura dos termos de compromisso entre a UFRN e os municípios ocorre no dia 19 de março. A temática da ação deste ano é Saberes em Movimento: Conexões Culturais e Desenvolvimento Social no RN. 

Foram selecionadas as cidades de Rio do Fogo, Caiçara do Norte, Boa Saúde, Serra de São Bento, Lagoa Salgada, Afonso Bezerra, Poço Branco, São Pedro, Lagoa de Velhos, Riacho de Santana, Viçosa, Fernando Pedroza, Frutuoso Gomes, Serra Negra do Norte e Monte das Gameleiras. A cidade de Campo Redondo ficou na suplência da lista. Os representantes dos municípios, caso tenham interesse, podem interpor recursos relacionados ao resultado, que devem ser encaminhados para o e-mail: trilhas@proex.ufrn.br.

As ações em 2023 foram realizadas entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, com a participação de 240 estudantes e 30 professores. Naquela edição foram visitados 15 municípios: Afonso Bezerra, Arez, Boa Saúde, Bom Jesus, Caiçara do Norte, Frutuoso Gomes, José da Penha, Lajes, Passagem, Riacho da Cruz, Senador Georgino Avelino, Senador Elói de Souza, Serra Negra do Norte, Taboleiro Grande e Tenente Laurentino Cruz.

O Trilhas consiste em um programa de extensão com efetiva interação entre a Universidade e a comunidade de pequenas cidades do estado, com até 15 mil habitantes, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São considerados os seguintes critérios para a seleção e classificação das localidades: IDH e IDEB do município; participação em anos anteriores; condições de trabalho e segurança oferecidas; e não ter havido desistência após assinatura do convênio em anos anteriores.

Seleção de equipes

As inscrições para coordenadores de equipes do Trilhas Potiguares devem ser realizadas até o dia 1º de março, por meio deste formulário. Já os discentes interessados em participar, deverão se inscrever até o dia 19 de março por este link. Para cada equipe, serão selecionados dois coordenadores, do quadro efetivo da UFRN, e até 20 discentes de diversos cursos de graduação e pós-graduação, além dos representantes dos municípios.

De acordo com o edital, os critérios de seleção para coordenadores são participações anteriores em ações de extensão e em comissões colegiadas, além de titulações. Para a equipe de discentes, serão levadas em conta participações em ações de extensão como bolsista ou voluntário, projetos de pesquisa, e projetos de monitoria ou de melhoria da qualidade do ensino. Alunos que participaram de edições anteriores do Programa poderão ser selecionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário