terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

LIGZARB consolida crescimento em Caicó e inaugura segunda loja de varejo no Estado

Simplicidade, qualidade, investimento, crescimento e sucesso. Esses são alguns ingredientes presentes na Empresa Ligzarb, uma marca respeitada e consolidada em todo o Rio Grande do Norte.

O empresário Gil Braz Neri concedeu entrevista ao Correio do Seridó e falou sobre o crescimento da Ligzarb em Caicó, o que possibilitou a implantação de mais uma loja, dessa vez, em Ponta Negra, em Natal e ainda anunciou mais investimentos na loja em Caicó, para 2013.
“Graças a Deus, em relação a abertura da Loja Ligzarb desde 2008, nós estamos muito bem posicionado na cidade de Caicó e cada dia a loja cresce”, disse Gil Braz.

Ele afirmou que em 2012, a Ligzarb de Caicó cresceu em relação a 2011 em torno de 20%. A Ligzarb tomou gosto pelo varejo e já inaugurou uma loja em Ponta Negra, em frente a praça do Cruzeiro e a tendência é a gente investir agora em Tacarejo, que é um sistema de comércio que vende no atacado e no varejo”, salientou Gil Braz.
Ele confirmou que em breve, a Ligzarb de Caicó terá um investimento e haverá um estacionamento para 30 carros, a climatização total do supermercado e serão colocadas novas prateleiras.“O meu cliente pode ter certeza que o Ligzarb vai ficar ainda mais bonito e oferecendo melhores condições para toda a clientela, sempre investindo em qualidade”.

Gil Braz também ressaltou que a implantação da padaria dentro da Ligzarb, deu um novo brilho a seu empreendimento. 

Ele lembra o grande zelo que tem pela higiene e confirmou que vem recebendo muitos elogios pela estrutura da padaria, agregando o útil ao agradável. “O cliente hoje é exigente; quer o que é bom, quer um bom atendimento e isso eu estou fazendo em Caicó. O meu diferencial na cidade é ter um produto bom e preço”, disse.
Gil Braz cita que implantou algumas promoções que vem ganhando uma grande aceitação por parte dos clientes da Ligzarb, como a terça do pão, a sexta da carne e também a promoção dos horti-frutigranjeiros. 

“Graças a Deus, também em Natal, a marca Ligzarb está consolidada. Eu passei para meus filhos que nós fizéssemos uma marca que o povo confie nela e a Ligzarb é essa marca, que está sempre na cabeça do consumidor”, comentou Gil Braz, emocionado ao falar sobre a parceria com os filhos.

Ligzarb inaugura Supermercado Express em Natal
No dia 08 de fevereiro, a empresa de renome no mercado potiguar, inaugurou a partir das 08h, sua 2ª loja de varejo do Estado.

O Supermercado Ligzarb Express está funcionando na Rua Manoel Coringa de Lemos, 199, Conjunto de Ponta Negra, em Natal, mais precisamente em frente à Praça do Cruzeiro. Em Caicó, a Ligzarb autosserviço oferece também o serviço de panificadora.
A Ligzarb Distribuidora de Alimentos tem sua origem na história de vida e carreira, com mais de 30 anos de mercado, do empresário Gil Braz Neri, conhecido por ser um homem crente em suas convicções e perseverante nos seus propósitos que não hesitou trazer para Natal a sua marca.
Desta forma, no dia 12 de setembro de 2001 foi fundada a Ligzarb Distribuidora de Alimentos em Parnamirim (RN). Graças à coragem desbravadora do seu fundador, que superou os desafios da criação dessa nova empresa, a ação estratégica dos sucessores e as parcerias de sucesso com clientes, fornecedores e colaboradores a empresa se consolidou em apenas dez anos como um dos maiores atacadista/distribuidor do Rio Grande do Norte. 

Cujo o nome é o nome do seu fundador GIL BRAZ escrito de trás para frente e os símbolos em vermelho são dois peixes que retratam o início de GIL BRAZ no mercado.

Matéria publicada no Jornal Correio do Seridó - Edição e reportagem: Por Paulo Júnior

GENILSON MAIA ACREDITA QUE A DESONERAÇÃO DOS IMPOSTOS CONTRIBUIU PARA OS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELAS PREFEITURAS


Em seu segundo mandato, o Prefeito de São Fernando, Genilson Maia destaca que não há nada mirabolante para se falar, tendo em vista que está dando continuidade a sua segunda gestão frente aos destinos da cidade.  

Genilson ressalta que  a desoneração dos impostos como a queda no IPI prejudica aos municípios, pois sem impostos para a realização de obras e ações, o município é quem sofre com essa realidade patrocinada pelo governo federal.

Ele explica que os municípios menores sobrevivem das transferências do governo (FPM) e sem uma quantia necessária, os municípios se apertam e consequentemente obras e ações deixam de acontecer.

Genilson Maia disse que São Fernando é dessas cidades que enfrentam dificuldades, mas que na qualidade de gestor da cidade, tem buscando outras alternativas  para que a cidade se desenvolva, mesmo diante destas questões.

A cidade de São Fernando dispõe de três pipas que abastecem a população rural do município e ainda  dois caminhões. A zona Urbana é assistida pela adutora Manoel Torres.

“Na mensagem anual eu convidei São Fernando a uma reflexão: não devemos mais  trabalhar na questão de obras e sim  oferecer lastros de emprego e rendas para o município”, disse Genilson.

Por Carlos Felipe 
Correio do Seridó 

CHILON AVALIA OS PRIMEIROS DIAS DE GOVERNO E AS AÇÕES CONTRA A ESTIAGEM






O prefeito da cidade de Timbaúba  dos Batistas, Chilon Batista, conversou com a reportagem do Correio do Seridó, quando participava da solenidade de entrega de 23 ônibus para cidades da região do Seridó. 

Ele ressaltou que os primeiros 30 dias tem sido de muito trabalho, tendo em vista que encontrou uma prefeitura com muitos problemas.

Chilon destaca que já conseguiu atingir suas expectativas, destacando o pagamento em dia do funcionalismo público municipal. 

Segundo ele, recebeu uma prefeitura com poucas informações, mas mesmo assim tem dado certo.

Batista deseja dar continuidade a todos os programas existentes no município.

Sobre sua viagem à Brasília, ele  afirmou que foi mais para reuniões, mas que utilizou o tempo disponível para visitar alguns gabinetes em busca de pleitos para Timbaúba e confirmou que a cidade de Timbaúba receberá mais 2 ônibus.

Sobre a estiagem,  ele explicou que o município ainda dispõe de uma adutora que vem para Caicó e tem um ramal para aquela cidade, mas que toda zona rural já recebe a visita dos carros-pipa.

NENA AVALIA SEUS PRIMEIROS 30 DIAS DE GOVERNO E FALA SOBRE A CONQUISTA DE MAIS UM ÔNIBUS ESCOLAR

Nena estava acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Cruzeta, Caio Dantas

O prefeito da cidade de Cruzeta, Nena Dantas, participou da entrega de ônibus escolares a 21 cidades do Seridó e na oportunidade fez uma avaliação  do seu governo nos primeiros 30 dias.

Nena ressalta que encontrou uma prefeitura com problemas e o desafio tem sido grande, mas que sua gestão está administrando dentro das possibilidades oferecidas pelo município e que luta para que tudo der certo e que possa fazer o que o povo lhe confiou.

Sobre o ônibus, ele disse está muito feliz em poder dar mais qualidade ao transporte escolar local.

Sobre a estiagem, Nena ressaltou que está buscando amenizar o sofrimento patrocinado pela estiagem, com a aquisição de carros pipa para assistir as localidades onde não tem água.

Ele informou que já conversou com Secretário de Agricultura  para buscar medidas de apoio ao homem do campo e que chovendo, também já se organizam para os cortes de terra dos agricultores.

Por Carlos Felipe 

Correio do Seridó 

NOVINHO RESSALTA A ALEGRIA DE RECEBER ÔNIBUS ESCOLAR ELOGIA POSTURA DE JACKSON DANTAS


A cerimônia de entrega de ônibus pela governadora Rosalba Ciarlini reuniu Prefeitos de toda região do Seridó e dentre estes, estava o Prefeito de Cerro Corá, Novinho, que em entrevista a Rádio Bonita FM  e ao portal de São José  falou da sua alegria de estar conquistando este transporte escolar para sua cidade e destacou as ações que a prefeitura vem tomando para o sofrimento patrocinado pela estiagem em toda região do Seridó.

Novinho elogiou a postura de São José do Seridó, através do prefeito Jackson Dantas e destacou que para ele é uma grande alegria de participar de uma solenidade ao lado de um grande prefeito em destaque na região do Seridó.

Novinho  ressaltou que a estiagem vem tirando de todos os Prefeitos do Nordeste e  que o seu governo tem buscado condições para seu município não passar por transtornos. 

Segundo ele, já existem carros pipa abastecendo a zona rural de Cerro Corá. 


Por Carlos Felipe 

Correio do Seridó 

ROBERTO GERMANO DESTACA A ESCOLHA PARA PRESIDÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS E OS SEUS PRIMEIROS MESES DE GESTÃO


O prefeito da cidade de Caicó, Roberto Germano, concedeu entrevista a reportagem da Bonita FM e falou da sua alegria de  estar recebendo dois ônibus escolares  para o município e  de receber vários colegas prefeitos da região do Seridó.

Germano também falou da a escolha do seu nome para presidir a AMSO - Associação dos Municípios do Seridó.

O prefeito caicoense disse que encontrou uma gestão com muitas dificuldades, mas que vem trabalhando arduamente com toda sua equipe para equilibrar a cidade e realizar as ações propostas à comunidade.

Roberto Germano disse que deseja colocar Caicó no rumo do desenvolvimento e do trabalho.

“A gente tem feito tudo para Caicó voltar a normalidade e assim seguirmos em frente pelo desenvolvimento deste município”, disse.


"Jackson é um grande gestor e que tem ensinado como se administrar a outros prefeitos”, diz Aníbal Pereira


O prefeito de São João do Sabugi,  Aníbal Pereira em conversa com a reportagem da Bonita FM falou da alegria de estar recebendo o 4º ônibus para o seu município e também falou das ações que estão sendo realizadas pelo sua gestão em São João do Sabugi.

Aníbal disse que sente honrado da parceria com a governadora Rosalba Ciarlini e ainda destacou o seu laço de amizade com o Prefeito de São José do Seridó,  Jackson Dantas.

Aníbal ressaltou que Jackson é um grande administrador e que vem ensinando outros Prefeitos a administrar.

Com 5 mandatos a frente da gestão de São João do Sabugi, Aníbal destaca que hoje tem cerca de 10 obras em andamento e 8 para execução e ressalta que está fazendo obras importantes para o desenvolvimento de São João do Sabugi.

Por Carlos Felipe 

"Para mim é grande satisfação iniciar a gestão com o beneficio deste quilate para a nossa educação’’, diz o Profeta


O prefeito eleito de Acari, Isaías Cabral, participou da cerimônia de entrega de ônibus escolares a varias cidades do Seridó.
Em conversa com o portal de São José, Isaías falou da satisfação de estar recebendo o automóvel, que será de grande ajuda no transporte escolar local.
‘’Para mim é uma grande satisfação iniciar a gestão com um  benefício deste quilate para a nossa educação, pois a cidade de Acari merece mais esta conquista”, disse.
O profeta disse que a sua gestão encontrou a prefeitura numa realidade muito difícil, mas que vem buscando junto a sua equipe as melhores maneiras de organizar e seguir em frente, buscando as ações necessárias que sua cidade merece.
Assim como a maioria dos Prefeitos, Isaías também se preocupa com a questão da estiagem, mas que pretende superar os momentos difíceis e buscar soluções para a sua cidade avançar.

Por Carlos Felipe 
Correio do Seridó 
Portal de São José 

Ivanildo dos Santos quer mais iluminação para o Alto da Boa Vista

Na sessão desta segunda-feira (25) o vereador Ivanildo dos Santos (DEM) demonstrou sua preocupação com a escuridão no bairro Alto da Boa Vista. 

Através de requerimento, ele cobrou do prefeito Roberto Germano a instalação de postes com luminárias, na Rua Raimundo Marcolino Dantas, no referido bairro.

“Minha intenção é proporcionar com isso maior segurança para os meus amigos do Alto da Boa Vista”, disse o vereador. 

Por Assessoria da Câmara Municipal 


Djalma Mota quer coleta específica para lixo industrial de Caicó

O vereador Djalma Mota (PMDB) aproveitou a sessão desta segunda-feira (25) para cobrar da secretaria de Infraestrutura do município uma atenção especial com a coleta de lixo industrial.

A intenção do projeto do vereador é que a cidade passe a contar com uma coleta específica e periódica de todo lixo industrial no município, evitando que esses resíduos sejam amontoados em vias públicas

Comitiva visita áreas para instalação do IFRN de Parelhas


Na manhã de hoje (25) uma grande comitiva composta pela deputada federal Fátima Bezerra (PT); pelo reitor Belchior e técnicos do IFRN; pelos prefeitos Francisco – Parelhas, Adriano – Santana do Seridó e Noeide – Equador visitaram seis áreas que foram disponibilizadas para a construção da unidade do IFRN em Parelhas.

“Essa visita tem como objetivo identificar a área mais adequada para receber o IFRN. Vamos levar em conta alguns critérios, como: acessibilidade, infraestrutura de água, saneamento, energia e a topografia da região. Visitamos seis terrenos e a previsão é que até o final da semana a equipe técnica do Instituto já tenha uma definição”, explicou o reitor Belchior.

A deputada Fátima Bezerra fez questão de ressaltar a importância do IFRN para a educação do povo de Parelhas e de toda a região. “A chegada do Instituto representa a maior conquista do campo educacional e vai beneficiar não só Parelhas como também toda região do Seridó. Com mais essa unidade o Seridó chega a três escolas técnicas”.

“Fico feliz em poder concretizar esse que é o maior sonho de Parelhas. Prova disso é que todos os terrenos foram doados num gesto de cidadania e reconhecimento diante da importância do Instituto para o desenvolvimento da nossa região. Nós só temos a agradecer o empenho e a luta da deputada Fátima que sempre tem atendido nossas demandas”, disse o prefeito de Parelhas, Francisco.

Os prefeitos de Santana do Seridó e Equador, Adriano e Noeide também destacaram o papel fundamental da deputada Fátima nesse processo de expansão do ensino superior e profissional no RN.

O processo licitatório para construção já está em andamento. A previsão é que entre os meses de junho ou julho seja dada a ordem de serviço para início das obras. Expectativa é que o Instituto seja inaugurado no final do primeiro semestre de 2014.

“Não vamos parar por aqui. Já estamos trabalhando para garantir mais unidades do IFRN, agora para Jucurutu, Touros, Alexandria, Umarizal, São Miguel e Areia Branca”, finalizou a deputada.
Por Assessoria de imprensa 


Batata cobra construção de academia para terceira idade em Caicó


O vereador Batata (PMDB) saiu em defesa da terceira idade ao apresentar projetos cobrando a instalação de duas academias dentro do Complexo Turístico Ilha de Santana, e outra na Praça Antônio Domingos, no bairro Boa Passagem. 

Para o vereador, as academias beneficiarão a vida do grande número de frequentadores destes dois espaços, com a realização de atividades físicas, visando a melhoria da saúde e do bem estar dos idosos e demais frequentadores  tanto da Ilha como da Praça.

Por Assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Caicó 

Deputado Hermano Morais defende candidatura do PMDB ao Governo do RN


O deputado estadual, Hermano Morais esteve neste domingo (25) participando da Convenção Municipal do PMDB de Carnaúba do Dantas. Logo ao chegar àquela casa legislativa ele concedeu entrevista à imprensa seridoense e expôs o sentimento que tomou conta de algumas lideranças do PMDB estadual nos últimos dias. Candidatura própria ao Governo do Estado.

Quando usou a palavra ele reiterou o que já havia falado antes, dizendo que o PMDB passa por um de seus melhores momentos da sua história política no Brasil e no Rio Grande do Norte. “O partido hoje tem o atual vice-presidente da República, Michel Temer; o presidente do Senado, Renan Calheiros e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo. Como também, o Estado ainda tem o orgulho de ter o ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho”.

Hermano Morais chamou a atenção dos convencionais para que não ocorra no Estado, o que aconteceu em Natal, onde o partido passou 20 anos sem lançar uma candidatura própria. “Depois de vinte anos lançamos o nosso nome para disputar a prefeitura da capital. Começamos apenas a eleição com apenas 3% das intensões de votos, porém chegamos ao 2º turno e terminamos com 42%, numa grande ascensão. Talvez se demorasse mais um pouco, tivéssemos obtido o êxito, mas a cimente foi plantada”, afirmou.

O parlamentar disse que o PMDB tem em seus quadros ótimos nomes e preparados para governar o Rio Grande do Norte. “Pela sua importância e grandeza, o PMDB não pode passar outra eleição estadual sem lançar candidatura própria ao Governo do Estado. Temos nomes fortes como o ministro Garibaldi Filho, o presidente da Câmara, Henrique Alves e o próprio deputado Walter Alves que tem o seu nome bem avaliado. Qualquer um desses tem plenas condições de vencer as eleições”, destacou Hermano. 

Por Josimário Nunes 
Assessoria de imprensa 
Jardim do Seridó 


Está indicado na agenda da presidenta Dilma sua vinda para o lançamento da pedra fundamental do Memorial Paulo Freire, em Angicos.

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) participou das atividades que marcaram o início das comemorações dos 50 anos depois das 40 horas do método Paulo Freire de Alfabetização em Angicos. Na sexta-feira (22), Fátima esteve no I Seminário Internacional Diálogos com Paulo Freire, realizado no CEMURE, em Natal. Já no sábado (23), a deputada participou do Circulo de Cultura “50 anos depois”, no Campus da Ufersa em Angicos.

Seminário contou com a participação de professores, educadores e pesquisadores do Brasil, Portugal, Argentina, dentre outros países, que se reuniram para debater às praticas freiriana. O Circulo de Cultura foi um momento em que os ex-alunos(as) tiveram a oportunidade de expor suas experiências enquanto alunos de Paulo Freire.

Dia dois de abril, data em que se comemora o início das 40 horas do Método de Paulo Freire, será lançada em Angicos a pedra fundamental do Memorial Paulo Freire, a ser construído no Campus da Ufersa. Projeto foi idealizado pela Universidade e os recursos estão assegurados pelo MEC. Está indicado na agenda da presidenta Dilma Rousseff sua vinda para o lançamento da pedra fundamental.

“Celebrar os 50 anos é uma boa oportunidade para fortalecer o combate ao analfabetismo. Passados 50 anos não é razoável e justo convivermos com indicadores de analfabetismo no nosso país. De 2002 para 2011, houve um decréscimo, mas a taxa ainda é muito alta e mais ainda quando se considera assimetrias regionais. Por exemplo, em 2011: Sul - 4,9%; Sudeste - 4,8%; Centro Oeste - 6,3%; Norte - 10.2%; Nordeste – 16,9%; e em Angicos 24%” pontuou a deputada.

O presidente da CNTE, Roberto Leão e o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) estiveram presentes. Os principais realizadores do evento são: professora Inez Helena (UFF), Hailton Mangabeira, SINTE-RN, dentre outros.

Por Assessoria de imprensa 

Alisson Jackson quer faixa de pedestre no bairro Barra Nova

O vereador democrata Alisson Jackson solicitou a implantação de uma faixa de pedestre na Rua Manoel Gonçalves de Melo, em frente ao Supermercado Frei Damião, as margens da BR-427.

De acordo com Alisson, o pleito proporcionará mais segurança para os pedestres que necessitam atravessar o trecho, que além de bastante movimentado, torna-se perigoso para a população

Por Assessoria da Câmara Municipal 

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Prefeito de Serra Negra participa de evento em Caicó


faern 2
A expedição “Retratos da Seca”, promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (FAERN), chegou a Caicó neste domingo (24). 

Segundo presidente da FAERN, José Álvares Vieira, a intenção é mostrar o imagem da agropecuária que está sendo devastada. Participam de evento entidades parceiras como sindicatos e associações rurais, Banco do Nordeste, os prefeitos Roberto Germano (Caicó), Jackson Dantas (São José do Seridó) e Urbano Faria (Serra Negra do Norte).

“Estamos trazendo toda a imprensa do Rio Grande do Norte justamente para mostrar à sociedade que esta é uma seca diferente das últimas décadas, pessoas não estão indo para a cidade saquear os armazéns, mas estão perdendo o seu rebanho e todo seu patrimônio que é a atividade rural”, disse José Álvares.
Como resultado da expedição, será montado um documentário e encaminhado ao governo do estado e à presidência da República. 

“Queremos acordar o governo para fazermos uma operação de guerra e salvar a atividade produtiva. A apicultura, por exemplo, acabou praticamente no estado por causa dessa seca”, continuou o presidente da FAERN.

São estimadas perdas R$ 3 bilhões, mas esse quadro tende a se agravar, já que o período de estiagem ainda não acabou. “Nós precisamos de planos de médio e longo prazo, assistência técnica adequada, crédito desburocratizado e o endividamento rural seja resolvido de forma definitiva”, concluiu ele.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Piscicultores do Seridó se unem para vender mais


ASN-RN
Expectativa é aumentar a margem de lucro em 50% para criadores de peixe
A região do Seridó é conhecida no Rio Grande do Norte por abrigar grandes reservatórios, como os açudes Itans e Gargalheiras, característica que favorece a atividade econômica da piscicultura. Agora, pequenos produtores de pescado da região estão se unindo para ganhar mais competitividade, novos mercados consumidores e para baratear os custos de produção. 
Nesta quinta-feira (21), um grupo de 25 empreendedores do setor formalizará a Associação de Criadores de Peixe do Seridó. A solenidade será realizada, às 13h, na sede do Escritório Regional do Sebrae no Seridó Ocidental, instalado em Caicó. A iniciativa tem o apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) e Estação de Piscicultura de Caicó, além do Sebrae no Rio Grande do Norte.

No ano passado, parte dos criadores que farão parte da associação chegou a produzir 450 toneladas de pescado, entre tambaquis, carpas e tilápias, cultivado em tanques, escavados, de rede ou em açudes. A expectativa é de que, com a união, a produção anual suba para 2 mil toneladas, em condições climáticas normais. Isso porque a proposta da instituição é ampliar a área de comercialização e logística do pescado com a estruturação de uma Central de Distribuição e Compras, o que também minimizará um dos principais entraves para expansão da atividade: o alto valor dos insumos. Com a central, a compra, por exemplo, de ração – que representa cerca de 80% dos custos de produção – poderá ser feita em grande escala e negociada diretamente com o fabricante.

O grupo está sendo orientado pelo Sebrae, através dos projetos setoriais de Piscicultura e Redes e Centrais de Negócios, no que se refere ao associativismo, além de receber informações técnicas para estruturar a associação em si. “A intenção é melhorar as tecnologias na área de criação em conformidade com legislação ambiental”, afirma o gestor do projeto de Redes e Centrais de Negócios do Sebrae-RN, José Rangel de Araújo.

Escoamento da produção

Na avaliação do executivo, existe uma demanda de consumo para esse tipo de produto localmente, com a introdução do pescado em programas municipais de aquisições públicas, como é o caso do Compra Direta, programa responsável pelo abastecimento da merenda escolar nas redes de ensino público municipais. “Tendo um planejamento de produção, há demanda para negociação, inclusive com as principais redes de supermercados que atuam no Estado”, argumenta Rangel de Araújo, apontando que a margem de lucro poderá ser elevada a até 50% em relação ao já é praticada atualmente. Segundo ele, as compras conjuntas de insumos também poderão proporcionar um barateamento que gira entre 10% e 20%.

A possibilidade de união e redução de custos de produção animou o técnico agrícola Agripino Cunha Ribeiro, piscicultor que possui 17 tanques escavados em Caicó. Estrutura onde produz em média de 45 toneladas anuais pescado, 80% de tambaqui e 20% de tilápia. Produção é que repassada a um comprador do Piaui. “A associação será muito importante para o escoamento da produção e para o fortalecimento do setor. Vamos ganhar em garantia de escala de produção, o que nos possibilita chegar a outros mercados e a grandes compradores”, entusiasma-se o produtor.

Para Agripino Cunha, um dos maiores benefícios da criação de associação é a possibilidade de redução do custo dos insumos, que, segundo ele, poderá cair até 20%. A ração é o que mais pesa no bolso do criador caicoense. “A instituição de uma associação facilitará inclusive aquisição de crédito para compras de máquinas e equipamentos para beneficiamento do pescado. Temos como intuito incentivar o consumo de peixe localmente. Vejo na associação um caminho para isso”. A proposta da associação é reunir não apenas criadores potiguares, mas também de cidades de outros estados que fazem fronteira com o Rio Grande do Norte e têm vocação para a piscicultura.

Serviço:
www.rn.agenciasebrae.com.br
http://portal.rn.sebrae.com.br

Prefeitura de Caicó fará avaliação das ações de convivência com a Seca e Perspectivas de Inverno para 2013


A Prefeitura de Caicó, através da secretaria de Agricultura em parceria com o Fórum do Campo Caicoense fará na próxima terça-feira (26) uma reunião de avaliação das ações planejadas sobre a seca em Caicó e as perspectivas de inverno para 2013. Representantes de todas as associações rurais do município estão sendo convidadas para o evento, que será realizado no Centro Administrativo a partir das 8h00 da manhã.
Participarão também desta reunião, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, SEAPAC, Conselho do FUMAC, Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, ADESE, EMATER, EMPARN; 1º BEC e Vereadores de Caicó.
Este evento é a continuidade da reunião do dia 09 de janeiro, realizada no Centro Administrativo, por convocação do prefeito de Caicó, onde na ocasião foi deliberado pelos participantes que no prazo de 30 dias haveria uma nova reunião com os mesmos participantes e no mesmo local para avaliar em que medida as ações solicitadas pelas associações foram atendidas pela prefeitura e analisar a situação do inverno para safra 2013.

Prêmio Mulher de Negócios fica com Mossoró e Caicó


Fred Veras

Cristiane Rodrigues, de Mossoró, venceu na categoria Empreendedora Individual
Uma empreendedora individual que transformou, em Mossoró, a venda de salada de frutas em bom negócio e a sócia majoritária de um escritório de consultoria contábil em Caicó são as vencedoras da edição 2012 do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios no Rio Grande do Norte. Cristiane Oliveira Lima Rodrigues, que está à frente da Salada da Galega, e a proprietária do Econat, Maria das Neves Batista Santos, sagraram-se campeãs estaduais nas categorias Empreendedor Individual e Pequenos negócios respectivamente. A solenidade de premiação será realizada nos próximos dias 26, em Mossoró, e 27, em Caicó, cidades onde atuam as vencedoras.

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma realização do Sebrae em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e conta com o apoio do Governo Federal, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Nesta edição, foram inscritas 54 empresárias potiguares, que relataram as suas trajetórias de vida e no mundo dos negócios.

Cada relato foi analisado por pelo menos dois avaliadores, capacitados pela FNQ, e submetidos a uma banca julgadora, que selecionou quatro candidatas, sendo duas da categoria Empreendedora Individual e duas da categoria Pequenos Negócios. As selecionadas receberam visitas de verificadores. A partir das avaliações, o júri escolheu as campeãs. No estado, não houve vencedora na categoria Negócios Coletivos, que a partir deste ano será extinta.

“A intenção do prêmio é estimular o empreendedorismo feminino no Brasil. É crescente o número de mulheres que empreendem e o Sebrae quer valorizar essas empreendedoras e, através desse reconhecimento, inspirar outras empresárias”, explica a coordenadora estadual do prêmio, Etelvina Costa. Dados da pesquisa GEM, divulgada no início do mês, mostram que, no Nordeste, 52% das empresas estão nas mãos das mulheres. Segundo Etelvina Costa, a premiação serviu para elevar a auto-estima das vencedoras de edições anteriores e o aprimoramento dos negócios, por meio de capacitações. Cristiane Rodrigues e Maria das Neves Costa representam o Rio Grande do Norte em Brasília (DF) na solenidade de entrega da etapa nacional, programada para o dia 7 de março.

Salada de Frutas

A escolha das empreendedoras diante de outras 52 candidatas não foi à toa. Com visão empreendedora aguçada, a mossoroense Cristiane Oliveira uniu os benefícios de uma alimentação baseada no conceito saudável às necessidades do mercado e transformou salada de frutas em um negócio lucrativo. A ideia, que teve início em 2007, com apenas R$ 4 de investimento cresceu. Hoje, a Salada da Galega é uma empresa formalizada e reconhecida na cidade. Além de garantir o sustento da família ao final do mês, a iniciativa vitoriosa rendeu à empreendedora a vitória na etapa estadual do prêmio. “Tentei vender comida típica, mas no primeiro dia de venda tive prejuízo, porque as pessoas não aceitaram bem o mugunzá. Sempre perguntavam se era salada. Foi aí que resolvi investir no produto, com os quatro reais que tinha apurado. E deu certo”, comemora.

Hoje, além das cerca de 200 porções de saladas que comercializa em seu carrinho no ponto de venda fixo e na residência da família, a empreendedora já fornece o alimento para um total de seis lanchonetes da cidade. Outro foco do mercado são os buffets, para os quais também já começou a fornecer. Diariamente são produzidos cerca de 30 quilos de salada, e cada 200 gramas são vendidas a R$ 2,00. Os bons resultados estimulam a empreendedora, que, com o dinheiro conquistado com a venda da salada, deu entrada em uma casa, onde pretende montar a sede da empresa.

“Minha salada já possui diferencias frente às demais, como marca oficial, tabela com valores nutricionais, e higiene completa. Mas quero crescer ainda mais e consolidar ainda mais meu negócio junto com meu marido, que largou o emprego e hoje me ajuda no negócio”, prevê.

Coaching
Divulgação

Maria das Neves ganhou na categoria Pequenos Negócios
 A caicoense Maria das Neves Batista Costa começou a sua trajetória empresarial como sócia do escritório de contabilidade em 1988 e hoje é a sócia majoritária. Mas a mulher se destaca pela atuação. Escreveu o livro ‘Liderança de Alta Performance da Estratégia’, lançado na Feira do Empreendedor de 2010, e criou a Associação dos Fabricantes de Boné do Seridó (ASFAB). Membro do Projeto Mulher Contabilista do Rio Grande do Norte e da Comissão Científica do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RN), ela sentiu a necessidade de inovar para atender as novas tendências e fez um curso de formação em Coaching, sendo certificada pela Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, em Coaching Integral Sistêmico. 
“Estou aplicando esse treinamento em todo o Brasil. Atualmente, sou uma Coach Business Contábil, que é um trabalho muito gratificante, pois possibilita uma verdadeira transformação na vida das pessoas”, relata. Durante esses 24 anos de funcionamento, a empresa Econat se expandiu sob o comando de Maria das Neves Santos. Hoje, a matriz possui outros cinco novos escritórios de contabilidade e continua no mercado de trabalho de forma lucrativa.

A empreendedora aposta na educação continuada, investindo na inclusão dos professores e portadores de necessidades especiais. “É essa a contribuição da minha empresa para alavancar a educação, pois acredito que as mudanças sociais perpassam pela educação continuada. Sou movida a desafios e metas, trabalho com foco e energia”. Ela recebe o prêmio no próximo dia 27, durante almoço no Restaurante Panificadora Seridó.

Serviço:
www.rn.agenciasebrae.com.br
http://portal.rn.sebrae.com.br 


Do Blog: Neves escreve para a coluna IMPACTANTE, no Jornal Correio do Seridó, onde fala sobre assuntos diversos, entre eles, dicas de economia, empresas e atualidades.