O parlamentar traçou um histórico dos primórdios da história da rádio, desde sua instalação, lembrando o pioneirismo de seu fundador, João Gomes (in memoriam). Presentes à solenidade os diretores, coordenadores e pastores da igreja evangélica no RN. Na ocasião foi exibido um vídeo sobre a rádio especialmente produzido pela TV Assembleia para a ocasião.
“Esta história está ma mente e no coração de todos aqueles que participaram do maior processo de mobilização, do maior projeto de empreendedorismo que o segmento evangélico já realizou na sua história centenária no RN, capitaneado pela grandiosidade visionária do saudoso pastor João Gomes, que soube agregar no mesmo ideal pessoas de todas as idades, de todos os credos religiosos e facções culturais”, disse Jácome.
O presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no RN (IDEARN), pastor Martim Alves, foi condecorado com a medalha do mérito cultural, a mais alta comenda da ALRN e com a medalha Câmara Cascudo, por presidir a fundação mantenedora da rádio.
Gersony Gomes, filho do fundador da rádio, agradeceu o reconhecimento do trabalho de seu pai: “Quero agradecer aos que guardaram a figura de um homem simples, sertanejo por opção, honrado em seus afazeres e ações. Envaidece-me a certeza de que é esta figura que vocês trazem nas mentes. Comigo guardoa lembrança dos momentos marcantes, e homenageá-lo junto a uma de suas mais importante realizações era quase uma unanimidade no meio do povo”, disse.
Rádio Nordeste
Em 1985, em visita a Mossoró, o então presidente da República José Sarney, recebeu do pastor João Gomes, que à época presidia a Assembleia de Deus Mossoró, um documento com a solicitação de um canal de rádio para os evangélicos. O documento recebeu o aval da Presidência da República e, por falta de apoio político a ideia não prosperou.
Ao assumir a presidência da Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte, João Gomes iniciou um processo de comunicação que culminou com a aquisição da Rádio Nordeste, frequência AM 900, para os evangélicos. Este processo teve inicio com a compra de um espaço na TV Manchete (TV Tropical) aos sábados pela manhã. Ali os evangélicos apresentavam o programa Boas Novas na TV, sob a direção do pastor Francisco Miranda. Da TV para o rádio foi um passo.
A Assembleia de Deus negociou a compra da madrugada (0 às 06h) da Rádio Nordeste e, um mês após entrar no ar, lançou a proposta de aquisição da concessão outorgada a Felinto Rodrigues para a IEADERN. Fechado o contrato de aquisição, a emissora passaria a transmitir 24 horas de programação evangélica a partir de 01 de agosto de 1995. A inauguração propriamente dita só foi efetivada no dia 11 de agosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário