Diretores da Empresa EDBR estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira na Agência de Desenvolvimento do Seridó – Adese com os Prefeitos de Caicó, Roberto Germano, e de São Fernando, Genilson Maia.
O objetivo da reunião foi apresentar o projeto de destinação de lixo para as cidades do Seridó, através de uma licença de trinta anos concedida pelos Municípios.
“Pretendemos escolher uma área em Caicó que esteja de acordo com as regras ambientais para instalar a empresa. Vale ressaltar que não terá custos para o Município e, através da licença, poderemos coletar o lixo para ser reciclado como matéria prima em fábricas que reciclam resíduos sólidos. É uma forma de resolvermos o problema do lixo de forma definitiva”, disse Nazareno Neres, Consultor Internacional de Energias Renováveis.
O Projeto de destinação de resíduos sólidos surgiu na Alemanha e é financiado por um grupo de americanos. A destinação é de 100% do lixo que, após a reciclagem, transforma-se em energia eólica. Essa tecnologia inovadora é conhecida de gaseificação, que transforma esses rejeitos em uma mistura de gases combustíveis, ou seja, energia na forma de gás síntese.
“Viemos ouvir esse projeto que é muito importante, pois os Municípios têm até o próximo ano para acabar com os aterros sanitários. A proposta é que Caicó, por ser sede região, possa ter a empresa instalada para a coleta do lixo das 25 cidades do Seridó. Nós temos um consórcio dos Municípios e vamos marcar uma nova reunião com os Prefeitos para que possamos ter alguma definição mais clara”, destacou Roberto Germano.
Para o Prefeito de São Fernando, Genilson Maia, a ideia é bastante interessante e pode ser a solução para a destinação dos resíduos. “O que eles querem é uma concessão do Município para garantir o fornecimento do lixo por trinta anos sem custos para as cidades. Eu acho interessante, pois vamos resolver esse problema do lixo por um custo muito baixo e, ainda, teremos a oferta de emprego para a região, uma vez que a empresa pretende se instalar em Caicó”, explicou ele. Por Assessoria de imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário