sexta-feira, 30 de junho de 2023

São Fernando festeja o João Pedro de Todos com forró, apresentação de quadrilhas estilizadas e cordel na praça pública NESTA SEXTA-FEIRA

Nesta sexta-feira (30), a Gestão Municipal de São Fernando mantém a tradição dos festejos juninos e promove a festa do João Pedro de Todos, na praça José Josias Fernandes. A partir das 20 horas, haverá apresentação de quadrilhas e em seguida, a festa terá animação musical de Bené e Teclados, Heitor Sanfoneiro e Rodolfo Lopes. 

Na apresentação das quadrilhas estilizadas, o destaque será para o Arraiá do Juvená (Escola Estadual Monsenhor Walfredo Gurgel) e Arraiá Padre Chico (Escola Municipal Padre Francisco Rafael Fernandes) ambas de São Fernando e ainda, o evento junino contará com a apresentação de uma quadrilha estilizada da cidade de Malta-PB e uma participação especial do poeta e radialista Djalma Mota, que na ocasião vai apresentar um cordel. 

O prefeito de São Fernando, Genilson Maia e o vice Isaac Alexandre convidam a todos para participarem do JOÃO PEDRO DE TODOS, onde a cidade de São Fernando expressa todo o valor cultural dos festejos juninos e reúne a comunidade sãofernandense e de outras cidades da região em uma noite de muito brilho, confraternização e alegria. 

Prefeitura de Acari - RN anuncia Processo Seletivo para agente de limpeza pública

 


No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Acari, divulgou nesta quinta-feira (29), a abertura das inscrições de um novo Processo Seletivo, destinado ao preenchimento de quatro vagas temporárias para agente de limpeza pública, bem como a formação de cadastro reserva.

Para se inscrever, os candidatos podem ter ensino fundamental incompleto, sendo necessário disponibilidade de 40 horas semanais para o exercício da jornada de trabalho estipulada. Aos profissionais efetivados, o salário ofertado será de R$ 1.320,00.

Como participar

Os interessados devem se inscrever no período de 29 de junho de 2023 até 6 de julho de 2023, das 7h às 15h, exclusivamente de forma presencial, na Sede da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes situada na rua Silvino Adonias Bezerra, nº 151, Ary de Pinho.

Como forma de classificação, os candidatos inscritos serão avaliados por meio da análise da documentação comprobatória, entregue no ato de inscrição, mediante a pontuação de títulos e experiência profissional.

Este Processo Seletivo terá validade de 60 dias, podendo ser prorrogável por igual período para atender a necessidade de interesse público.

Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz - RN divulga Processo Seletivo para Assistente de Alfabetização

 


No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz anuncia a realização de um novo Processo Seletivo, com o objetivo de formar cadastro reserva para o cargo de Assistente de Alfabetização, no Programa Tempo de Aprender.

Para concorrer à oportunidade é necessário que o candidato seja graduado ou esteja cursando, no mínimo, o quarto período de licenciatura plena em Pedagogia, em instituição devidamente reconhecida pelo MEC.

Ao ser admitido, o profissional deverá cumprir jornadas de cinco horas semanais por turma e contará com remuneração de R$ 150,00, por turma trabalhada.

Inscrição e seleção

Os interessados poderão se inscrever de 29 de junho de 2023 a 3 de julho de 2023, no horário das 8h às 10h30 e das 13h30 às 15h, presencialmente, nas escolas disponíveis para o exercício do cargo, conforme descritas no edital.

A seleção dos candidatos será feita por meio de análise de pontuação da formação acadêmica, currículo profissional e qualificação técnica, conforme os critérios de pontuação estabelecidos no edital.

O Processo Seletivo terá validade até o último dia do mês de dezembro do ano corrente, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Congresso homenageia quadrilheiro junino em sessão solene

 


O Dia Nacional do Quadrilheiro Junino será comemorado pelo Congresso Nacional em sessão solene agendada para sexta-feira (30), às 14h30, no Plenário da Câmara dos Deputados. A solenidade atende a requerimento (REQ 10/2023 — Mesa), assinado pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e pelo deputado federal Defensor Stélio Dener (Republicanos-RR), que destaca a importância das festas juninas na cultura do país.

Na justificação do requerimento, os parlamentares dão ênfase à lei que institui o dia 27 de junho como Dia Nacional do Quadrilheiro Junino (Lei 12.390, de 2011) e define como quadrilheiro junino “todo profissional que utiliza meio de expressão artística cantada, dançada ou falada transmitido por tradição popular nas festas juninas”. O texto ainda menciona as fontes da tradição das festas juninas — originada das homenagens aos santos católicos Santo Antônio, São João e São Pedro, trazidas ainda no tempo colonial do Brasil — que receberam acréscimos de diferentes culturas e povos.

“Todos esses elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e descendentes de imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas”, diz o requerimento.

Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário