sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Município de Serra Negra atinge a meta na campanha de vacinação anti-rábica


 Francisco José de Souza (Zezinho) - Diretor de Endemias do Município de Serra Negra do Norte

O Centro de Zoonoses realiza um trabalho amplo e de grande importância para a saúde dos serranegrenses. Através do setor de Endemias do Município de Serra Negra do Norte foi desenvolvida a Campanha de Vacinação Anti-Rábica nos meses de agosto e setembro de 2014.

Em entrevista ao repórter Paulo Júnior (Jornal Correio do Seridó), o diretor de Endemias do Município de Serra Negra do Norte, Francisco José de Souza (Zezinho), afirmou que a campanha foi bastante positiva. 
“Nós atingimos a meta preconizada pela IV Regional do Seridó, que é a vacinação acima de 80% e ficamos com o índice de 89%, atingindo e ultrapassando a meta preconizada. Também atingimos 100% da zona rural e 100% da cidade, pois o prefeito Urbano Faria e o Secretário de Saúde, Edvaldo Dantas proporcionaram as condições necessárias e foi disponibilizado um transporte e a equipe para realizar o trabalho e conseguimos a imunização de vários animais existentes no município”, disse Zezinho. 
Ele confirmou que a população recebeu muito a equipe do setor de endemias, o que contribuiu para o êxito da vacinação na zona rural e zona urbana. 

Saiba mais sobre o trabalho do Centro de Zoonoses


Cada vez mais os animais de estimação possuem um importante papel na estrutura familiar e social. Porém, em muitos casos, estes animais acabam por freqüentar locais públicos e, ao mesmo tempo, estar em contato com os demais habitantes da família que os abrigam. 

Animais com estas características estão mais expostos e, portanto, possuem maior facilidade para disseminação e transmissão de doenças para o ser humano, que são as chamadas zoonoses. 

A parte da população que não cumpre com seus deveres como proprietários de animais, como por exemplo “esquecendo” de recolher as fezes dos animais em vias públicas, contribui para que estes tipos de doenças se disseminem e abre a portas para uma possível contaminação humana e para outros animais. 

Para tentar garantir que haja uma convivência com o menor risco de danos para ambas as partes, a vigilância sanitária dos municípios institui nas cidades centros específicos para o controle das zoonoses: o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). 

Estes centros são obrigados a controlar doenças, como por exemplo, a Raiva, Leishmaniose, Leptospirose, dentre tantas outras que são transmitidas por animais. Para isso, o Centro deverá realizar junto a população campanhas de conscientização e, no caso da Raiva, campanhas anuais de vacinação anti-rábica nos animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário