Em medição feita dia 02 deste mês, pela Secretaria Municipal de Saneamento, Recursos Hídricos e Abastecimento de Serra Negra do Norte, foi constatado que a Barragem Dinamarca está com 56% de sua capacidade. O monitoramento é feito mensalmente pela secretaria e trouxe preocupação à administração municipal.
No mês de julho, a capacidade do reservatório era de 96%. Em três meses, portanto, foi consumida praticamente a metade do volume de água armazenado.
"Estamos muito preocupados. Fazendo uma projeção dos dados, a Barragem Dinamarca poderá secar totalmente em janeiro do próximo ano. A população passou por momentos difíceis neste ano e a nossa gestão fez tudo o que pôde para atender a necessidade do povo. Gostaria de pedir a compreensão de todos para economizar água, usá-la de maneira estritamente racional, senão é muito provável que voltemos aos carros-pipa e em situação bem pior, pois não sabemos se o Açude Itans poderá nos socorrer novamente", disse o prefeito Urbano Faria.
Jecione Medeiros, Secretário Municipal de Saneamento, Recursos Hídricos e Abastecimento, expõe o problema do racionamento de água na cidade: "Tentamos racionar a água para os bairros logo quando a barragem encheu. Porém, enfrentamos muitos problemas por causa das condições geográficas de Serra Negra do Norte. As famílias que moram nos setores mais altos ficam prejudicadas, porque a água distribuída só sobe a essas casas quando os setores mais baixos estão cheios. Então, voltamos à abastecer as casas diariamente, contando com a consciência da população".
Quinta-feira (10), o secretário e o prefeito municipal tiveram audiência com o promotor Diogo Maia para tratar do assunto e buscarem soluções imediatas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário