Ovacionada pelos mais de quatro mil formandos do PRONATEC e público em geral, a presidenta Dilma Rousseff inaugurou na tarde de hoje (02), em solenidade realizada no campus do IFRN de Ceará-Mirim, três novos campi do instituto e entregou certificados de conclusão aos alunos do PRONATEC. Ao visitar as instalações, a presidenta se disse encantada com a estrutura e confessou a deputada Fátima Bezerra e reitores presentes que esse é o instituto mais bonito do Brasil.
“Esse foi um dia de grande felicidade para o povo do Rio Grande do Norte. A expansão do ensino profissional e superior com os novos campi e o PRONATEC significa democratizar o acesso a educação com mais vagas e cursos de qualidade. A população sabe do nosso empenho para trazer esses institutos para o RN”, destacou a deputada Fátima.
Nos discursos, tanto o reitor do IFRN, professor Belchior Oliveira, quanto o prefeito de Ceará-Mirim, Peixoto, fizeram questão de parabenizar e destacar, de público, o papel especial da deputada Fátima que sempre esteve à frente na luta pela expansão da educação profissional e superior no RN.
“O processo de interiorização significa colocar a oportunidade onde a pessoa mora ou o mais perto possível. Tendo qualificação, as pessoas permitirão as empresas escolher onde se localizar, sem precisar ir para os grandes centros”, disse a presidenta Dilma ao destacar a importância da interiorização de campi de universidades federais e cursos técnicos.
Ao final da solenidade a deputada disse a imprensa que: “com Parelhas e Lajes (em construção) chegaremos a 21 novas unidades. Porém, queremos mais! A meta é que na próxima fase da expansão da educação profissional o RN seja contemplado com novas unidades. Nesse sentido, com base em estudos realizados pela equipe do IFRN, apresentamos projeto de indicação ao MEC para mais seis unidades no RN: Touros, Umarizal, São Miguel, Alexandria, Mossoró e Jucurutu”.
Na cerimônia foram entregues, simbolicamente, diploma aos 4,5 mil alunos do Pronatec, e inaugurados também três campi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Ceará-Mirim, Canguaretama e São Paulo do Potengi). Cada campus terá capacidade para 1.200 alunos.
Fotos: Heldon Simões e Roberto Stuckert Filho/PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário