quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Radar meteorológico vai ser instalado no Rio Grande do Norte

O deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB/RN) participou nesta quarta-feira (16), em Brasília, da apresentação do projeto de instalação, em Parnamirim, de um radar meteorológico para o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), feita pelo Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Antônio Elias, ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. O equipamento vai funcionar na Base Aérea de Natal e deverá ser o primeiro de quatro novos equipamentos previstos para o Brasil.
O radar será instalado ainda este ano e vai ser operado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) do Comando da Aeronáutica. Também deverão ser instalados 26 pluviômetros automáticos, interligados ao sistema de monitoramento da Emparn, em 14 municípios potiguares: Assu , Alto do Rodrigues, Apodi, Canguaretama, Ceará-Mirim, Goianinha, Ipanguaçu, Jardim de Piranhas, João Câmara, Mossoró, Natal, Patu, Pendências e Várzea.
Henrique Alves reforçou a importância de informações climáticas mais precisas, tanto para o controle de desastres naturais, como secas e inundações, como para o fomento de atividades agrícolas. O deputado estadual Gustavo Fernandes ressaltou a necessidade de um maior controle das informações sobre chuvas e estiagens no Rio Grande do Norte.
Parque Tecnológico de Caraúbas
Ainda em Brasília, Gustavo Fernandes (PMDB/RN) participou da visita do prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira e do reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), José de Arimatea de Matos ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. Eles entregaram ao deputado federal o projeto, já aprovado pelo Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, de um parque tecnológico no campus da Ufersa de Caraúbas.
O Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Antônio Elias, também participou da reunião. Ele vai analisar a proposta e decidir sobre o pedido até novembro. O empresário caraubense, Ademos Ferreira Júnior, o Ferreirinha, assegurou a doação de uma área de 20 hectares para instalação do parque, voltado para o fomento de tecnologias na área de informática. O mesmo empresário já doou outros 30 hectares, onde funciona o campus da Ufersa. A residência universitária de Caraúbas também vai ser construída numa área doada pelo empresário.
O projeto foi detalhado pelo professor Márcio Furukava, do Núcleo de Inovação Tecnológica da Ufersa em Mossoró. A diretora do campus, Edna da Rocha Linhares, disse que já há 900 alunos matriculados pela Ufersa em Caraúbas. Das cinco cursos de engenharia previstos, dois já foram instalados: mecânica e elétrica. O próximo já foi definido e os alunos do curso básico tecnológico também poderão optar pela engenharia civil. Os dois outros cursos ainda estão sendo discutidos. Duas licenciaturas em letras, inglês e libras, também já estão funcionando em Caraúbas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário