segunda-feira, 5 de novembro de 2012

COLUNA SPAÇO - Florânia e o Seridó em notícia - Josimar Tavares


Prefeito Eleito de Florânia, Júnior de Janúncio e esposa

QUEIJO 

A vocação natural do Seridó para a pecuária leiteira se constitui numa relevante oportunidade econômica para os municípios da região. Com foco na Copa da FIFA 2014, cogita-se criação  do “Caminhos dos queijos”, roteiro que contribuiria para efetivar a interiorização do turismo no estado.

CONVENÇÃO

A 53ª Edição da Convenção Nacional do Comércio e Lojista acontecerá em Natal, entre os dias 14 e 16 de novembro, no Centro de Convenções de Natal e contará com a participação do técnico de futebol  Felipão.

PAULO FREIRE 

O Ponto de Cultura Baú de Arte e Cultura (Florânia) e Escola Nossa Senhora das Graças realizaram durante esta semana a Exposição: Vida e obra de Paulo Freire. O evento contou com o apoio da Fundação José Augusto e Secretaria Municipal de Educação de Florânia. 

BOI

Sócias da Associação Comunitária dos Moradores e Moradoras da Serra do Cajueiro estiveram na Festa do Boi participando de cursos e oficinas ministrados pelos educadores do SENAR/RN.

CURSO 

A Cruz Vermelha Brasileira, filial do RN, promove cursos para Cuidador de idoso, entre os dias 29 deste mês e 9 de novembro. Informações 3201-6400.

EXPOSIÇÃO

“Arte pelas mãos”, exposição realizada na Casa de Cultura Con. Estanislau Piechel pela Associação de Moradores e Moradoras da Serra do Cajueiro. Artesanato e gastronomia foram os focos da exposição, que teve no comando a professora Dorinha Silva. 

CONCURSO

Estamos em busca de apoio para realização do concurso de “Árvores de Natal Popular”, uma realização do Ponto de Cultura Baú de Arte e Cultura, com o objetivo de motivar os artistas locais a confeccionarem seus trabalhos. 

PRÊMIO

O Sebrae lançou, neste mês, a 5ª Edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. As inscrições vão até o dia 21 de Janeiro de 2013 , devendo ser enviado matérias e reportagens divulgadas em 2012, sobre temas específicos. 

CEGONHA

Seguindo orientação da “Rede Cegonha” do Governo Federal, a Secretaria de Saúde iniciou um cadastro de parteiras tradicionais em todo o estado. O programa pretende, sobretudo nas áreas rurais, incluir esse contingente de profissionais num esforço nacional para reduzir a mortalidade neonatal. 

PRESENTE

Por ocasião dos 122 anos de emancipação política, Florânia ganhou de presente 5 novos automóveis, 4 adquiridos com recursos próprios e um ônibus escolar através de convênio com o Ministério de Educação. Competência e responsabilidade são marcas da administração do Prefeito Sinval Salomão. 

ESQUADRILHA I

No último dia 23 (terça-feira) este colunista participou de reunião com o Prefeito Sinval Salomão, o Sec. de Finanças Laedson Silva e os representantes  da Esquadrilha da Fumaça Capitão Arantes e o Ten. Glauber, acertando detalhes da exibição da quadrilha, no próximo dia 18 de novembro em Florânia. 

ESQUADRILHA II

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, completa 60 anos de sua criação. Desde sua criação, foram realizadas mais de 3.500 demonstrações aéreas no Brasil e no exterior. 

PEREGRINAÇÃO

Iniciada a peregrinação de Nossa Senhora das Graças em Natal. A imagem é acolhida pelos floranienses residentes na capital, e em 12 de novembro, haverá grande confraternização do Clube do IPE em Emaús. 

REENCONTRO

Na próxima semana começa a circular os convites para a 20ª Noite do Reencontro, com realização no dia 24 de novembro no Ginásio de Esportes de Florânia. O evento promete reunir expressivos nomes da sociedade seridoense. 

VISITA

Esteve de passagem por Florânia, o arcebispo metropolitano Dom. Jaime Vieira Rocha. Tive o prazer de reencontrá-lo e abraça-lo, no último domingo, na residência do Pe. Carlos Lira. 

PESAR

Nossos votos de pesar para as famílias Araújo Cruz pela perda da mãe, irmã, avó, bisavó, Tereza de Cilim que faleceu no último sábado em Natal. Através de Gildo, a coluna solidariza-se com a dor dos familiares. 

VIVAS

Vamos cantar parabéns para os amigos: Profª. Ione Silva, Vereadora Josineide Tavares, Edneide Silva, Fátima Toscano, Morvan Ovídio, Aylla Monique, Luciana da Silva Nobre, Débora Rayara, Profª Tereza Alice de Medeiros Silva.   

FEIRA

Ousado e determinado, Pablo Fernandez, Gerente Comercial do Hotel Villa Oeste da Bravo Turismo e Eventos, esteve na 40ª Edição da Feira de Turismo das Américas, no Riocentro, no Rio de Janeiro. 

LEITURA                 

No último dia 25, quinta-feira, na Universidade Federal do RN, aconteceu o Seminário: Fomentando o Debate sobre os Planos Municipais do Livro e Leitura, uma promoção da UDIME/RN, Frente Parlamentar em Defesa do Livro e o Fórum e Estadual do Livro e Leitura.

Coluna semanal no Jornal Correio do Seridó 

Nenhum comentário:

Postar um comentário