sábado, 17 de agosto de 2013

Posição de Henrique sobre Oiticica é compartilhada por lideranças dos RN



Natal (RN) - O pensamento do deputado Henrique Eduardo Alves de que as obras da Barragem de Oiticica, pelas quais o RN luta há 50 anos, não podem começar sem a definição de um projeto social que preserve os direitos das pessoas que terão de deixar seus lares e suas propriedades na área a ser inundada, é compartilhado por lideranças do Rio Grande do Norte. 
Isto ficou claro na audiência pública realizada nesta sexta-feira (16), no auditório da Secretaria de Recursos Hídricos do RN. 

A audiência foi presidida pela governadora Rosalba Ciarlini e contou com a presença de Henrique, do senador José Agripino, deputados estaduais Nelter Queiroz, Getúlio Rego e George Soares; prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, dirigentes de sindicatos rurais e outros representantes da região do Seridó, principalmente dos três municípios onde se situará a bacia da barragem –Jucurutu, Jardim de Piranhas e São Fernando. 
 “A barragem – disse a governadora após um resumo da luta que o Estado empreendeu para conquista-la – trará um grande benefício para ampla região do nosso Estado. Uma luta de muitos anos; dezenas de anos. Mas, nós não podemos construir um benefício em cima do sofrimento das milhares de pessoas que hoje têm suas vidas organizadas na área que será inundada.” 
A governadora acrescentou: “Esta reunião é apenas o primeiro passo. Vamos a todos os municípios. O Consórcio responsável pela execução do Projeto, conta comum a empresa especializada e com experiência nessa parte de desapropriações. Tudo será feito com transparência. Cada município terá o seu próprio comitê de acompanhamento. Nós temos consciência de que uma obra desse porte – de mais de 311 milhões de reais –não pode deixar de considerar as consequências sociais que provoca.”  
O secretário de Recursos Hídricos, Leonardo Rego, disse que o canteiro de obras da construção já está sendo estruturado, frisando que isso só começou a ser feito “depois que todo eixo da barragem foi desapropriado e pago”. Ele acrescentou que, pelo cronograma, o consórcio pode tocar a construção sem mexer com uma única pessoa.  

O deputado Henrique Eduardo ouviu também os posicionamentos das outras lideranças presentes. O senador José Agripino destacou a importância da união de todos em defesa da barragem: “Não vamos dar ouvidos aos que querem guerrear para inviabilizar a barragem”. O deputado estadual Nelter Queiroz frisou: “Estou disposto a aceitar a parceria para valer”. 

 O deputado George Soares louvou a preocupação de todos com a questão social. Ele aproveitou para pedir a mesma união na ajuda à população do novo município de São Rafael, que resultou da inundação da antiga cidade submersa pela construção da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. 

Todas as famílias afetadas receberam novas casas na cidade construída pelo DNOCS, mas até agora não tiveram notícia do seu documento de titularidade. Diante do que ouviu e da firmeza do compromisso do governo Rosalba com a questão social, Henrique propôs que a próxima audiência pública fosse realizada com a comunidade dos municípios afetados. 

A sugestão foi acatada pela governadora e a reunião foi marcada para o dia 11 de outubro, provavelmente em Jucurutu. 

Assessoria de Imprensa Presidência da Câmara dos Deputados 

www.henriqueeduardoalves.com.br 

Twitter: HenriqueEAlves 

Fotos: ASCOM Governo do RN - Demis Roussos (Audiência sobre a barragem de Oiticica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário