quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Presidente do Sistema Fecomércio concede entrevista ao Jornal Correio do Seridó


Entrevista da Semana: Marcelo Fernandes de Queiroz – Presidente do Sistema Fecomércio RN

Como foi o ano de 2012 para o Sistema Fecomércio RN?
Muito produtivo! Foram muitas as nossas ações em todo o estado, para nossa alegria e orgulho. Alguns números macros dão bem a ideia do alcance do nosso trabalho. Através, do Sesc, por exemplo, realizamos cerca de cinco milhões de atendimentos, nas áreas de Saúde, Lazer, Assistência Social, Educação, Esportes e Cultura. Desenvolvemos projetos de grande evergadura, como o Circuito Verão,  Mesa Brasil,  OdontoSesc, Sesc Cidadão, Ver para Aprender, a nova Unidade de Saúde da Mulher, mais uma etapa do “Parcerias Sinfônicas”, entre tantos outros.
Através do Senac, formamos cerca de 30 mil profissionais ao longo do ano, todos com o reconhecido nível de excelência dos cursos da instituição. Deste total, 10.300 foram formados de forma gratuita, através de iniciativas como o Programa Senac deGratuidade (PSG), que teve quatro mil vagas; o Pronatec (cinco mil vagas) e o Programa de Aprendizagem Comercial (1.300 vagas).

 E no caso específico do Seridó, que ações o senhor poderia destacar?
O Seridó é uma das regiões onde atuamos mais fortemente. Temos aqui uma de nossas maiores e mais importantes unidades do Sesc, na cidade de Caicó. Em 2012, trouxemos para Caicó um dos pólos de atividades do Circuito Verão, com disputas esportivas, atividades recreativas e culturais. Tivemos ainda uma gratíssima surpresa quando Caicó foi a vencedora do Dia do Desafio, em maio, superando a cidadecosta-riquenha de Limon Centro. Foram 54% da população da cidade envolvidos nas atividades físicas propostas. Um enorme orgulho para nós que promovemos esta grande mobilização, através do Sesc.
Outra ação que eu gostaria de destacar no Seridó em 2012 foi a permanência da nossa carreta do OdontoSesc na cidade de Caicó. A estrutura, composta de quatro gabinetes odontológicos, ficou na cidade por quatro meses, período no qual realizamosquase 12 mil atendimentos clínicos, profiláticos e de educação para a higiene bucal.
Caicó também é um importante pólo de atuação do nosso Mesa Brasil. Em 2012, foram quase 230 mil quilos de alimentos arrecadados junto aos parceiros. Este volume beneficiouquase 25 mil pessoas atendidas pelas instituções beneficentes localizadas na região. Através do Projeto Ver para Aprender, ofereceremos consultas oftalmológicas e doamos os respectivos óculos a mais de 200 pessoas ao longo do ano, entre estudantes e profissionais como as tradicionais bordadeiras de Caicó. Literalmente, ampliamos a visão e as possibilidades destas pessoas, com a intenção de que elas possam  melhorar de vida através de seus próprios esforços.
Encerramos o ano levando um grande espetáculo à Ilha de Sant’Ana. O “Clássicos do Baião, Tributo a Gonzagão”, a nova etapa do consagrado projeto “Parcerias Sinfônicas” levou milhares de pessoas a este espaço de eventos, que é a cara de Caicó.
Por todo este trabalho, por todos estes números, temos muito orgulho do que realizamos em 2012. E fechamos o ano com a agradável sensação do dever cumprido.

E para 2013, quais são as expectativas?
Seguir ampliando nosso trabalho. Todos estes projetos dos quais já falei continuam, firmes, em 2013. E sempre com tendência de ampliação. Queremos que, ao final deste ano que se inicia, possamos ter números ainda mais vigorosos para apresentar. É para isto que trabalhamos.

Por Luciano Kleiber - Especial para o Jornal Correio do Seridó 


Nenhum comentário:

Postar um comentário