segunda-feira, 4 de março de 2013

Gilmar Bristot diz que a partir do dia 5 de março deverá chover na região Seridó


Também na palestra sobre condições de chuvas, realizada em Jardim do Seridó, o meteorologista da EMPARN, Gilmar Bristot declarou que a situação de 2013 está melhor do que a do ano passado. “O quadro vai apresentar uma melhora nos próximos dias, porém, as circunstâncias ainda preocupam. Ano passado tínhamos o Atlântico Sul bastante frio. Esse ano nós temos o Atlântico Sul com águas quentes em algumas áreas”, alertou.

Segundo informou, a previsão do tempo para os próximos dias na região Seridó é de formação de chuvas. “Começa a ficar bom pra chuva aqui no Seridó a partir da próxima terça-feira, dia 5 de março”, confirmou Bristot. O meteorologista disse também que as zonas de convergências apresentadas nas imagens de satélites começaram a migrar, trazendo boas chuvas para quase todo o Nordeste brasileiro.

No entanto, ele revelou que são apenas modelos que tem um acerto que vária entre 50% e 30%, dependendo das condições inicias. “Esses modelos podem resultar em nada se os ventos não diminuírem, mas se os ventos diminuírem teremos grande chance de boas chuvas no interior”, disse. E acrescentou: “Mas se levarmos em consideração que passamos boa parte de fevereiro sem ter absolutamente nada sobre o Nordeste, isso já é um bom sinal”, destacou.

Chuvas ficarão abaixo da média na região Seridó, diz meteorologista da EMPARN


Ao ministrar a palestra: “Condições de Chuvas para 2013 no Seridó Potiguar”, nesta sexta-feira (1º) em Jardim do Seridó, o meteorologista da EMPARN, Gilmar Bristot revelou aos presentes que as chuvas na região Seridó deverão ficar abaixo da média e não promoverão a renovação ou melhorarão as condições de reservas hídricas nos açudes na região. “No geral teremos uma média entre 400 ou 450 mm, o que já seria muito bom diante da situação prevista”, afirmou.

O meteorologista disse que teremos um ano de dificuldades, alguns momentos bons de chuvas e outros momentos com pouca chuva. Ele aproveitou a oportunidade para dar alguns conselhos aos presentes, sobre como devemos se comportar de agora por diante. “As pessoas devem utilizar a água com bastante cautela. A água deve ser bem aproveitada na agricultura e para fazer reserva de forragem para o gado”, alertou.

Gilmar Bristot ainda chamou a atenção das autoridades e do público presente ao informar que estamos saindo de um ano de seca e uma previsão de chuva abaixo do normal pode assustar. “Caso não ocorra chuva nos próximos dias, como está previsto, entraremos no dilema da água para o consumo humano, por isso, desde já a classe política do Estado deve buscar alternativas eficazes para enfrentar esse problema”, declarou.

Em tempo: Em 2012 choveu em Jardim do Seridó 197,20mm. Já em 2013, segundo dados da EMPARN choveu até o momento 15,5 mm. “O pluviômetro utilizado pela EMPARN é diferente do usado por populares e esse é o dado oficial que a empresa tem”, disse Bristot. A média de chuva em Jardim do Seridó nos últimos doze anos foi de 600mm.


Por Josimário Nunes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário