sexta-feira, 21 de junho de 2013

“Não é crime querer uma universidade”, diz Padre Tércio

A mobilização pedindo a criação da Universidade Federal do Seridó continua. Os articuladores regionais da campanha “O Seridó é Federal” pretendem visitar as maiores cidades do Seridó até julho. Depois de realizar audiência pública em Caicó e Parelhas, ontem (20) foi a vez de Currais Novos discutir a proposta apresentada pela Diocese de Caicó de uma nova instituição pública de ensino superior.

Monsenhor Ausônio Tércio abriu o debate e explicou os objetivos da campanha. Ele destacou que o desejo de ter uma Universidade do Seridó não é recente. “Já existiram vários movimentos. Um deles foi a criação da Fundação Dom José Delgado. A extinta fundação discutia o ensino superior na região. Queremos resgatar algo que já estava entranhado em nós”, esclareceu o padre.

Ele ainda elogiou o trabalho das universidades públicas presentes na região e o surgimento das várias faculdades particulares, mas disse estar preocupado. Segundo ele, muitos cursos não estão cumprindo a função da pesquisa e da extensão. “Querer a Universidade Federal do Seridó não é crime, nem paga imposto, por isso não cansamos dessa luta”, enfatizou Monsenhor Tércio.

Natural de currais-novos e familiarizado com o ambiente, o sacerdote diz torcer que os sonhos antigos do Seridó sejam concretizados. “Eu, quando coroinha, acompanhei Dom Adelino em uma missa no acampamento da Barragem da Oiticica. Também espero vê-la pronta antes de morrer”, brincou.

O articulador regional da campanha também foi homenageado pelo presidente da OAB de Currais Novos. “Só quem pode sonhar é quem tem no coração uma criança e pensa nas novas gerações. Tércio é, na contemporaneidade, um apostolo da educação”, discursou José Maria. Por Referência Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário